TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Pedagogia

Casos: Tcc Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  1.433 Visualizações

Página 1 de 11

FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

LAÍS JÚNIA MOTA

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

IPATINGA

2011

FINOM – FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

LAÍS JÚNIA MOTA

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

Artigo Científico encaminhado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Pedagogia Empresarial).

IPATINGA

2011

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

Laís Júnia Mota

RESUMO

Desde alguns anos vemos e ouvimos falar em Pedagogia, e muitas vezes fazemos ou conhecemos alguém que faça parte dela, ela vem nos acompanhando ao longo dos anos, transformando e aperfeiçoando de acordo com a realidade que se encontra. Sua principal importância é formar cidadãos críticos e conscientes capazes de exercer a cidadania com consciência. Hoje ela abre oportunidade para trabalhos pedagógicos em espaços escolares e não escolares, sendo assim o pedagogo é um profissional de grande importância em todos os espaços que há ensino e aprendizagem. Diante da empresa é fundamental que o Pedagogo obtenha resultados qualitativos, mas para isso é necessário planejar, organizar, dirigir e controlar todos os aspectos envolvidos, de maneira competente eficiente.

Palavras-chave: Pedagogo. Transformação. Educação. Empresa.

1. Introdução

Desde sempre o Pedagogo é caracterizado como um gestor na área da educação, responsável por ensinar e muitas vezes educar o dicente, sendo assim, capaz de direcionar, supervisionar e coordenar uma escola.

Atualmente o curso de Pedagogia passa por um processo de reestruturamento, abrindo oportunidades para novas propostas curriculares que a sociedade e o mundo globalizado passam a exigir do profissional. Novos setores de abrem, e grande oportunidades são oferecidas em ambientes não escolares, podendo assim o Pedagogo atuar em vários espaços. Mas o mercado está cada vez mais exigente, e busca aquele profissional capacitado, transformador, criativo, ou seja, um ser pensante. E passa a deixar de lado aquele trabalhador mecanizado, que apenas excuta tarefa, e não busca o conhecimento e inovações para fazer a diferença em sua empresa.

Diante desta nova exigência do mercado, o Pedagogo tem papel fundamental de gerenciar toda a empresa, estando atento a todas tomadas de decisões, tendo como objetivo principal na qualidade de seu produto, satisfação de seus clientes e funcionários. É o que diz Ribeiro:

Considerando-se a Empresa como essencialmente um espaço educativo, estruturado como uma associação de pessoas em torno de uma atividade com objetivos específicos e portanto, como um espaço também aprendente, cabe à Pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/ apropriação de informações e conhecimentos, tendo sempre como pano de fundo a realização de ideais e objetivos precisamente definidos. Tem como finalidade principal provocar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal. (RIBEIRO, 2004, p.10).

É de grande importância que o Pedagogo prepare toda sua equipe de trabalho, é preciso que ele gerencie com pessoas, e não as pessoas, pensando assim no modelo de gestão de pessoas, onde há participação da equipe de trabalho na tomada de decisões, aguçando a criatividade e inteligência do funcionário, dando assim oportunidades de mostrar seu talento, sua opinião e suas habilidades, fazendo com que toda equipe esteja inserida e preparada para solucionar novas idéias e estratégias, a medida que vão surgindo novas propostas. O Pedagogo deve mostrar para seus funcionários que eles são capazes, e que juntos podem obter resultados qualitativos, sendo assim o funcionário terá vontade e orgulho em estar envolvido no processo e assim terá motivação para buscar novos conhecimentos e coloca-los em prática. Daí:

“...a necessidade de planejar estrategicamente com um olhar novo a respeito do mundo e do contexto em que cada instituição se insere. Além disso, tudo, uma questão importante continuará presente nas organizações, que é a qualidade do trabalho em equipe. Isto é que fará a diferença. E muito terá que ser feito, ainda, neste sentido”. (VELLOSO apud RIBEIRO, 2004, p.10).

Alem de promover harmonia no ambiente de trabalho, o Pedagogo deve ser um grande mediador nas ações educacionais, nas mudanças e busca de conhecimento, apoiando assim o administrador, ter também uma visão de futuro, saber planejar, organizar, dirigir e controlar, tendo como foco obter resultados satisfatórios.

Enfim, é notório que o Pedagogo hoje está muito preparado e capacitado para assumir seu cargo, devido a bagagem de conhecimento e experiência adquirida, por ter uma visão ampla de transformação, inovação e planejamento. Conceitos que levam o progresso dentro de uma empresa, como o crescimento do marketing, estabilidade da empresa e funcionário, resultados assim que parte da força de todos da equipe.

2. Pedagogo em espaços não escolares

Vivemos hoje em um novo cenário para a atuação do Pedagogo, novas perspectivas se abrem para este profissional atuar no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente em busca de pessoas qualificadas, diversificadas e treinadas, ou seja, aquele profissional competente. Novos modelos de educação surgem no século XXI, deixando de lado aquela educação formal, onde o Pedagogo é considerado como um educador capaz de atuar somente em espaços escolares, como a sala de aula, ou responsável pela formação intelectual dos dicentes. Este modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com