TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Pedagogia

Casos: Tcc Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  6.844 Palavras (28 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 28

The 4th International Congress on University-Industry Cooperation – Taubate, SP – Brazil – December 5th through 7th, 2012

ISBN 978-85-62326-96-7

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO POTENCIALIZADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR

Renata Michele R. da Cunha

Simone G. Braz

Paula O. Dutra

Edna Maria Q. de O. Chamon

Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais

Universidade de Taubaté

Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro, Taubaté-SP.

Resumo. Este trabalho enfatiza a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como potencializadoras da interdisciplinaridade no espaço escolar, por meio de revisão bibliográfica. Verifica-se que as TIC correspondem aos recursos que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos indivíduos, sendo um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes no ensino ou em outras áreas. Estes só têm a agregar no processo de ensino-aprendizagem ao possibilitar que os formadores os utilizem como suportes para transpor a fragmentação do conhecimento, estabelecer articulações entre diferentes áreas do conhecimento para se conquistar diferentes saberes e transformar assim a prática no processo de ensino, transcendendo às novas formas de conhecimento ao ir além dos limites impostos por práticas disciplinares. Por fim, acredita-se que o desafio maior dos contextos escolares, além das mudanças curriculares, é se transformar em espaços interdisciplinares de aprendizagem, e consequentemente, possuir educadores capazes de desenvolver trabalhos além de uma organização e apresentação disciplinar.

Palavras-chave: Recursos Tecnológicos, Interdisciplinaridade, Espaços escolares.

Abstract. This work emphasizes the importance of Information Technology and Communication (ICT) as a potentiating interdisciplinarity within the school, through the literature review. It appears that ICT resources correspond to interfere and mediate the informational and communicative processes of individuals, a set of technology resources that, if integrated with each other, can provide the automation and / or communication of various types of existing processes in education or other areas. And they only have to add in the teaching-learning process by allowing trainers use these methods to overcome the fragmentation of knowledge to establish connections between different areas of knowledge to gain different knowledge and thus transform the practice in the teaching process, transcending to new forms of knowledge to go beyond the limits imposed by

The 4th International Congress on University-Industry Cooperation – Taubate, SP – Brazil – December 5th through 7th, 2012

ISBN 978-85-62326-96-7

disciplinary practices. Finally, it is believed that the greatest challenge of school contexts beyond the curriculum changes is interdisciplinary spaces become learning and consequently have educators can develop beyond a work organization and presentation discipline. Keywords: Technological Resources, Interdisciplinarity, Espaços school.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, vive-se em uma sociedade plural e instável na qual as informações são instantâneas e mundializadas, tudo isso com o aperfeiçoamento e avanços dos recursos tecnológicos. A rapidez com que essas mudanças ocorrem interfere em toda sociedade que encontra-se em constantes transformações e evoluções, às quais todos os profissionais precisam se adequar, aprendendo a lidar com tais situações. No mundo do trabalho, exige-se que os profissionais estejam a todo o momento se aperfeiçoando e se aprimorando, e assim, possam lidar com os constantes desafios impostos em sua prática cotidiana.

Os profissionais da educação têm um desafio a cumprir em relação à sua prática. Quanto aos professores, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) passaram a ser exigidas em legislação específica da área educacional (BRASIL, 1999), e a cada dia o número de escolas que estão se informatizando aumenta, a ponto de substituir algumas práticas antes tão utilizadas como a aula expositiva em um quadro negro.

Rodrigues (2009) corrobora ao escrever que esses profissionais “[...] defrontam-se hoje com exigências de ordens diversas no sentido de incorporarem à sua prática em sala de aula as tecnologias de informação e comunicação” (RODRIGUES, 2009, p. 1).

Integrada a esta necessidade da sociedade contemporânea, o professor depara-se também com a demanda de desenvolver um trabalho no qual consiga ampliar os ambientes de ensino, transformando sua prática em momentos dinâmicos de aprendizagem. O contexto social ao qual seus alunos se inserem não apresenta-se mais compartimentado ou em áreas isoladas. As informações e as formas de comunicação são integradas a uma rede de relações e conexões às quais perpassam os limites da fragmentação, de ações isoladas. Pode-se afirmar então, que nesta conversação entre áreas, entre conhecimentos provindos de diversas fontes e que se interagem e se integram, exige uma prática que promulgue ações interdisciplinares. No entanto, para esta formação interdisciplinar, Fazenda (2009) explica que se exige uma formação para a pesquisa, para a observação, para o registro, para a análise e para a síntese. Uma formação que vise a não fragmentação das disciplinas, mas o desenvolver de práticas que contemplem a unidade do saber. Esta busca interdisciplinar refere-se também à unicidade do ser humano e ao sentido à vida.

Diante destas perspectivas, o objetivo deste estudo resgatou pressupostos teóricos de que os recursos tecnológicos apresentam-se como meio potencial de espaços interdisciplinares e que, os professores precisam reconhecer em suas práticas a necessidade de instaurar estes momentos e estes recursos. Estas ideias instigam mudanças nas maneiras de se conceber o papel da tecnologia na educação, de reconhecer a interdisciplinaridade como premente nas ações educativas escolares e de tornar imprescindível, uma formação docente capaz de lidar com esta prática que se faz presente e necessária.

2. METODOLOGIA

The 4th International Congress on University-Industry

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com