TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Pedagogia

Artigos Científicos: TCC Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Nas ultimas décadas, tanto se fala em “Dificuldades de Aprendizagem”. A educação nem sempre está associada a sucessos e aprovações. Porém muitos são os problemas que interferem no processo de aprendizagem. O Déficit de aprendizagem pode está associado a vários fatores: orgânicos ou emocionais.

Esta pesquisa foi pautada a partir da necessidade em conhecer melhor os problemas apresentados por crianças com dislexia, sabendo que essas crianças na maioria dos casos apresentem interesses em desenvolver a leitura, mas, não conseguem relacionar os fonemas com os grafemas. Porém, essas crianças apresentam habilidades consideráveis brilhantes, como por exemplo, desmontar e montar aparelhos eletrônicos sem antes terem um conhecimento prévio ou até mesmo praticarem uma série de exercícios físicos com a máxima perfeição, cantar uma música nos acordes certo.

Em meio a essa problemática me vem à pergunta: - Como esclarecer e auxiliar pais e educadores ao convívio harmônico, familiar e social de crianças com dislexia?

A partir desse problema foi realizada a pesquisa que aponta segundo a perspectiva de alguns teóricos a Dislexia é considerada, um dos mais importantes distúrbios da aprendizagem. Trata-se de um distúrbio neurobiológico que acometem o cérebro frontal da criança.

Essa investigação tem como objetivo possibilitar a melhor compreensão para descrever e caracterizar as sistemáticas que acometem o processo de aprendizagem causando falhas nas conexões cerebrais impossibilitando o desenvolvimento cognitivo, causado pela dislexia.

No primeiro capítulo se conceitua e investiga as causas da dislexia, que são amplamente estudadas, que é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, entre outros.

No segundo capítulo tratará do reconhecimento da dislexia como um problema crônico que atinge um grande percentual das crianças em idade escolar. Crônico porque segundo estudiosos suas causas vem de fatores genéticos ficando comprovado que se trata de um fator congênito hereditário. Para eles a dislexia não é uma doença, e sim, um distúrbio genético e neurobiológico do funcionamento cerebral, causando falhas nas conexões cerebrais impossibilitando o desenvolvimento cognitivo.

Ainda neste capítulo se fasear uma descrição dos distúrbios causados pela dislexia onde levará os leitores a compreensão dessa problemática que acomete crianças de varias classes sociais. Problemas tais como os que fazem com que as crianças que apresentam dislexia tenham dificuldades de ler orações ou palavras que consideramos simples, mas, que para elas são de grande grau de dificuldade.

O terceiro capítulo se pautará exclusivamente em orientações com base em pesquisas para pais e educadores sobre a dislexia.

A primeira hipótese é que a dislexia se constitui em uma dificuldade de aprendizagem que acometem um percentual significativo de crianças em idade escolar. Esse distúrbio pode ser perceptível logo na primeira fase em que a criança inicia a pré-escola, onde é percebível baixo rendimento nas atividades cognitivas desempenhadas. Esse distúrbio quando percebido e tratado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com