TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de filosofia

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO EDUCACIONAL MACUNAIMA

CÓLEGIO OBJETIVO DE RORAIMA

THIFANY DANIELLY RODRIGUES DE ANDRADE

ORIENTADOR: WEMERSSON SOARES

TURMA: 2 ANO C

TRABALHO DE FILOSOFIA

BOA VISTA- RORAIMA

2015

ATIVIDADE

  1.  A igreja católica alienava as pessoas colocando mentiras na cabeça delas, assunto-as, e isso chegava a fugir da normalidade, e Lutero, homem intelectualizado e crítico deparou-se com a indecisão de acreditar em si ou nos valores piromaníacos da igreja. Ainda mais, Lutero tinha um certo receio de receber algum tipo de punição por ficar se questionando tanto sobre aqueles assuntos e simplesmente não aceitar o que igreja pregava.

  1. Interesse de Lutero era libertar o povo da cegueira que a igreja Católica da época estava submetendo as pessoas em um regime de escravidão religiosa que usava para vender até cadeira no céu para seus fiéis, o estado também se corrompia junto com a igreja e até que Lutero pregou as 95 teses na Igreja Católica de Gutemberg
  1. A oposição de Lutero contra a igreja Católica ficou conhecida como "reforma protestante" e tinha cunho exclusivamente religioso. O marco da reforma ocorreu quando Lutero pregou na porta da igreja de Wittenberg as 95 teses que iam de encontro as práticas e dogmas da igreja.
  1. 1ª Tese - Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.

    2ª Tese - E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes.

    3ª Tese - Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne.
  1. Martinho Lutero, João Calvino, O rei Carlos V, Tetzel, Príncipe Frederico III e o Papa Leão X.
  1. Em uma igreja da Alemanha na cidade Lutherstadt Wittenberg.
  1. O Príncipe Frederico III sempre mostrou uma enorme admiração por Lutero, principalmente por sua coragem e determinação. Ele apoiou e o protegeu contra as perseguições, abrigando o mesmo em sua por tanto tempo que foi dado como morto. Nesse período, Lutero traduziu a Bíblia para o Alemão com o objetivo de poder oferecer acesso da mesma á população, dedicando um dos exemplares para o príncipe.  
  1. O Tribunal da Inquisição foi criado pela Igreja Católica Apostólica Romana, no período medieval, com o propósito de investigar, apurar, julgar e condenar os culpados por crimes de blasfêmia, heresia e outras práticas como homossexualismo. 
    O Tribunal eram composto por eclesiásticos. Os suspeitos eram encarcerados (eram denunciados por um vizinho, um amigo ou um ambicioso qualquer), tinham seus bens confiscados e divididos entre a Igreja, o Estado e o denunciante e submetidos a um longo processo do qual costumeiramente constavam sessões de abomináveis torturas e suplícios durante as quais deviam confessar suas culpas (que eles nunca sabiam qual era). 
  1.  Lutero rompeu com a Igreja Católica e foi submetido a 3 julgamentos convocados pelo imperador católico, Carlos V. Os territórios alemães eram governados pelo papa e pelo imperador. Na Dieta de Worms - ou julgamento de Worms - Lutero deveria renunciar a todos os seus livros considerados heréticos. Caso contrário, punição. O reformador não se retratou, foi condenado e o exército de nobres do norte da Alemanha que o protegiam, protestaram contra a decisão do imperador. Veio daí o nome de protestantes. O exército chamava-se "Liga de Smalkalde".
  1.  A partir do momento em que Lutero põe as 95 teses na porta da catedral. Com a passar do tempo ele acaba ganhando seguidores e mostra suas intenções para o todos, realizado tempos depois a reforma protestante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com