TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTONOMIA DAS ESCOLAS E UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A HUMANIZAÇÃO EDUCACIONAL.

Artigo: A AUTONOMIA DAS ESCOLAS E UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A HUMANIZAÇÃO EDUCACIONAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

FORMAÇÃO PELA ESCOLA – FNDE

A AUTONOMIA DAS ESCOLAS E UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A HUMANIZAÇÃO EDUCACIONAL.

CURSISTA:

Edna Maria Martins Pacheco

TERRA ROXA – PR.

2013

CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA 2013 – COMPETÊNCIAS BÁSICAS

ATIVIDADE FINAL

INTRODUÇÃO

A Política da Educação no Brasil vem de encontro a preencher toda a carência educacional instalada durante décadas. Com a implantação dessa política e todo o investimento aplicado para a Educação Básica, o FNDE promoveu e incentivou Políticas Públicas com objetivos claros e um conjunto de medidas de natureza técnica, administrativa e financeira que promovem a melhoria da educação.

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, lançado pelo governo, veio para fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais, financiados pelo FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O FNDE trabalha em parceria com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios brasileiros. Para que essa parceria funcione, é preciso fortalecer a capacidade de atuação dos agentes educacionais envolvidos na execução, no monitoramento, na prestação de contas e no controle social dos programas gerenciados pelo FNDE em todo país.

DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

A Proposta Educacional do Estado do Paraná, em parceria com o FNDE, tem implantado programas de relevante importância e enriquecimento para a educação. Os recursos enviados as escolas oferecem uma melhor qualidade de ensino. Mas simples existência de planos e recursos, por si só, não asseguram a ação, o êxito do planejamento pode ter como contrapartida dois pontos: a autonomia das escolas e a humanização educacional.

ANÁLISE DA SITUAÇÃO

A autonomia das escolas tem seu fundamento na exigência ética de que a ação educativa não se reduz ao mero cumprimento de horários e de execução de tarefas determinadas por órgãos exteriores à instituição. É preciso deixar que as escolas corrijam os seus próprios erros, quando for o caso, pois não convém que aqueles que educam fiquem confundidos e inseguros a respeito de suas intransferíveis responsabilidades, deixando tudo o mais, que é a vida das escolas, serem decidido por elas próprias, respeitando a orientação contida nas diretrizes.

O segundo ponto, é a conscientização e a valorização desses recursos destinados à escola, os quais inovariam ou enriqueceriam o ensino educacional.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Perante o exposto, é necessário se investir em políticas educacionais, voltada mais para a conscientização e valorização desses recursos, com programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com