TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Educacional Numa Escola Atualmente.

Ensaios: A Orientação Educacional Numa Escola Atualmente.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  3.544 Palavras (15 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 15

A Orientação Educacional numa Escola Atualmente.

Alcemiro Leal Barata¹

Jacó Vilhena ²

INTRODUÇÃO

Portanto cabe ao orientador educacional buscar informações no trabalho do professor no dia-a-dia com a turma, onde tudo acontece e partir daí, fornecer a ele subsídios para sanar problemas, melhorar o ambiente para propiciar oportunidades favoráveis à aprendizagem. Este profissional trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os no desenvolvimento global e facilitando o processo, desta forma o trabalho em parceria com os professores ajuda na compreensão de comportamentos dos estudantes, agindo de maneira adequada em relação a eles. O seu papel em relação à escola é o de organizar o trabalho para que seja colocada em prática a proposta pedagógica, tem como função de orientar, ouvir e dialogar com os pais e comunidade.

Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante

A instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."

Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Para Clice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, "qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais". O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.

O presente estudo visa refletir a respeito da atuação do Orientador Educacional junto à comunidade escolar. Deve refletir e mostrar a importância que tem a instituição escolar, que é composta das equipes pedagógicas e administrativas dos pais e dos alunos, onde todos devem estar preparados para atender as dificuldades educacionais do aluno garantindo que o processo ensino-aprendizagem obtenha resultados significantes para ele e para a escola.

O orientador educacional e as diferentes formas de atuação junto à instituição escolar

A Organização complexa e diferenciada da escola passou a exigir a colaboração de profissionais da educação, nos diferentes ramos: da administração, da supervisão, do planejamento, da orientação; aos quais cabem basicamente completar a tarefa do professor.

O clima emocional de trabalho, o estabelecimento de prioridades de ação, o tipo de relacionamento: professor x professor; professor x aluno; escola x comunidade; dependem do Orientador Educacional.

Luck (2001) escrevendo sobre a integração da equipe teórica administrativa destaca o fracionamento do processo educativo. O mesmo parece constituir-se de uma justa posição de atividades, de experiências, unidades, conteúdos, disciplinas, matérias, áreas de estudo que se unem, mas não somam e não se integram.

Segundo a autora, para que haja integração do processo educativo, compreendendo seus papéis e suas inter-relações, criando-se mecanismos em comum entre os diversos setores da escola. (Grifo)

No trabalho do professor orientador educacional, é imprescindível uma formação continuada em exercício, tornando-se este profissional um dinamizador da mesma formação continuada em exercício, e também de sua equipe de educadores estimulando-os a próprias funções. Um dos propósitos para que a educação aconteça é a escolha do local, a preferência é de que a mesma se realize no próprio espaço de trabalho, facilitando o acesso de todos os educadores, tendo como referência básica a realidade dos estabelecimentos de ensino, de forma concreta.

Embora a orientação educacional tenha papel fundamental, muitas escolas não tem esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Alice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, salienta que: “qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais”. O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.

Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação, “o profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como geografia ou matemática”, define Mirian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro “já o orientador não tem currículo a seguir, seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando”.

Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; trabalha em parceria com os professores para compreender o comportamento dos estudantes, e agir de maneira adequada em relação a eles. Com a escola o orientador educacional auxilia na organização e realização da proposta pedagógica. Com a comunidade auxilia orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

O orientador escolar deve pautar seu trabalho na busca de compreender seu desenvolvimento dos diferentes grupos nos vários domínios e dos seus direitos, nas relações com o meio social da comunidade escolar, apontando para o exercício da cidadania através de convites, com criatividade, com inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com