TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acne Vulgar

Por:   •  10/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CASO - ACNE

Cliente do sexo feminino, ? anos. Durante a Anamnese, pela avaliação facial, verificou-se na inspeção que a cliente apresentava Acne grau II, com comedões pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas) com maior concentração nas regiões laterais da face, pele avaliada com Fototipo IV, e com relação ao fotoenvelhecimento apresentou classificação de Glogau I , já na palpação notou-se que seu tipo de pele tinha um aspecto bem oleoso e espesso e apresentando algumas escoriações (cicatrizes?) provavelmente por manipulações indevidas da mesma. Seu peso corporal correspondia a ? quilos,( faz uso diário medicamentos?), ( atividades físicas ?) , alimentação? ,  faz  uso de cigarro e álcool ?Faz uso de algum produto específico, qual? e protetor solar.

FOTO

           CHECK LIST / ATENDIMENTO[pic 1]

  1. Organização dos dados (ficha anamnese): Auxilia no diagnóstico pois é possível identificar se o cliente possui algum problema de saúde que possa interferir no tratamento.
  2. Inspeção: Visual ou manual ajuda a verificar as condições da pele do cliente, outros equipamentos podem ser utilizados nesse processo.
  3. Fotografias: É um recurso essencial pois dessa maneira ficará mais fácil mostrar o antes e o depois para o cliente do tratamento estético.

AVALIAÇÃO FACIAL

Deve ser a primeira etapa do atendimento ao cliente, pode ser considerada uma primeira consulta. Por meio dela, o profissional conhece melhor a história do cliente e o que ele busca com o tratamento estético, possibilitando a criação de um plano de tratamento personalizado.

Entrevista com a esteticista: Nesta primeira etapa, a esteticista fará uma entrevista, fazendo uma série de perguntas através da anamnese para conhecer o histórico do paciente. Isso é importante para identificar o uso de medicamentos, hábitos, rotina, características físicas ou heranças genéticas, uso de cosméticos, entre outras informações importantes. O objetivo é conhecer melhor todo o histórico da cliente para poder fazer uma análise mais especifica. O mercado oferece diversos aparelhos que ajudam nesse processo de avaliação, são os analisadores de pele que possuem funções como:  Medição UMIDADE e OLEOSIDADE da pele (em percentual); Indicação da qualidade da elasticidade da pele, entre outras.

Indicação de tratamento e cuidados: Na avaliação facial, a esteticista vai avaliar quais são os cosméticos que ela deve indicar para serem usados em conjunto com o tratamento, ou seja, os cosméticos mais adequados para o tipo de pele. Depois disso, são personalizados as opções e os orçamentos de cada tratamento, de acordo com a necessidade e preferência solicitada.

Acompanhamento: Ideal que tudo fique documentado e a cada 4 meses refeito todo esse procedimento através de analises, relatórios (com fotos antes e depois) e controlando o que está acontecendo com a estrutura da pele naquele período. A partir disso, o tratamento pode ser remodelado ou dar continuidade com o mesmo como feito anteriormente, caso estiver dando o resultado esperado.

           PATOLOGIA[pic 2]

ACNE

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando comedões, pápulas, pústulas, nódulos, cistos e cicatrizes.

A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos). Apesar da maioria dos casos de acne se resolver espontaneamente na segunda década da vida, há exceções e algumas pessoas continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta, até cerca de 35 anos. A acne aparece com maior freqüência no rosto, peito e costas, onde o número de glândulas sebáceas é maior. Desenvolve-se em pessoas com tendência hereditária; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la. A acne pode ter graus variados, com maior ou menor inflamação. A acne pode ser classificada conforme sua gravidade:

  • Acne Grau I: presença apenas de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas).
  • Acne Grau II: comedões, pápulas e pústulas.
  • Acne grau III: comedões, pústulas e cistos.
  • Acne Grau IV: comedões, pústulas e lesões císticas maiores que podem se interconectar pela pele, formando “túneis”.

[pic 3]

           FATORES IMPORTANTES PARA ANALISE DA PELE[pic 4]

FOTOTIPOS DE PELE E SUAS CARACTERÍSTICAS

A Pele é classificada em 6 fototipos cutâneos diferentes, que variam de acordo com a quantidade de melanina (substância que dá cor à pele), a capacidade de cada pessoa em se bronzear (ganhar tom amarronzado) e queimar (ficar avermelhada) quando se expõe ao sol, até mesmo outras características, como a cor dos olhos e do cabelo.

Fototipo 1: pele extremamente branca

Esse fototipo é caracterizado por uma pele bem clara e, muitas vezes, com sardas. Esse tipo também é extremamente sensível à exposição solar - sempre se queimando, mas nunca bronzeando. Portanto, não deixe de aplicar diariamente o protetor solar com FPS 30, no mínimo, e usar barreiras físicas, como chapéus e óculos escuros.

Fototipo 2: pele branca

Neste caso, a pele também é clara, porém, levemente mais escura que o primeiro fototipo, além da tonalidade do cabelo - loiro ou ruivo - e dos olhos, que normalmente são claros. Suas características são bem similares com a anterior, apresentando sensibilidade ao sol, mas, às vezes, bronzeando lentamente, além de ser propensa a queimaduras após a exposição solar.

Fototipo 3: pele morena clara

Aqui, a pele é um pouco mais escura e já possui uma certa resistência ao sol. A região cutânea apresenta uma leve sensibilidade à radiação solar, podendo até bronzear com o tempo. Por outro lado, se não houver proteção adequada com filtro solar FPS 30, no mínimo, acaba queimando facilmente, já que tem sensibilidade normal ao sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com