TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Por:   •  20/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Estudo dirigido

Ayrton

Lavínia Matos

Letícia Neri

Salvador, BA

2015

ESTUDO DIRIGIDO

A cultura é uma atividade restrita ao homem sapiens, por isso o homem se caracteriza a partir das diferentes culturas em que lhe age influência, o homem não se limita ao mundo natural, portanto, ele o modifica e o transforma com uso da cultura, a criação da cultura parte do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo dos primatas, portanto, a primeira e grande diferença entre o homem e o resto dos animais é a presença da consciência do ser, as outras diferenças vieram com o uso do cérebro, a partir da cultura. Com base na observação do comportamento dos outros animas, fica evidente que é impossível para um animal compreender os símbolos, significados da nossa cultura, então, a cultura conseguiu disseminar a capacidade do ser humano de interpretação, compreensão e da criação de símbolos, já que sem o uso de tais símbolos, fariam com que: o homem seria apenas um simples animal e a cultura não existiria. Então, a cultura diferencia o homo sapiens dos outros animais no sentido de que o homem se entende como consciente de si e pela sua capacidade produtiva e criadora, por exemplo, temos uma linguagem comum em um determinado grupo social, por esses motivos, há uma diferenciação entre os animais e o homo sapiens. É praticamente visível que sem a cultura, nós humanos, nos comportaríamos como animais, agindo pelo próprio instinto de sobrevivência.

A partir da ideia de que se toma, a qual a cultura é indispensável para os humanos, podemos entrar no conceito de Ruth Benedit, “A cultura é como uma lente através da qual os seres humanos enxergam o mundo.” O que é verdade, pois a cultura nos cria um modo de ver e viver o mundo, cheia de tradições e tabus passados de geração em geração. Fica claro que nós criamos certos estereótipos e produzimos alguns preconceitos que se devem ao etnocentrismo enraizado nas nossas perspectivas, se pegarmos um exemplo completamente visível da cultura árabe, como o costume da poligamia, vivemos no Brasil, um local onde prevalece a cultura monogâmica, provavelmente acharíamos tal ato, um absurdo. Essa atitude pode ser classificada como etnocêntrica, já que foi prevalecida normas e valores da sua cultura em detrimento de outras culturas.

A cultura é algo tão intrínseco que também possui o poder de interferir no plano biológico humano, com um exemplo mais simples, pode-se ver diferentes horários em que as pessoas do mundo sentem fome, aqui no Brasil é comum ver as pessoas comendo de 3 em 3 horas e almoçando ao meio dia, com uma série de repetições é fato que o indivíduo que segue essa “norma” irá sentir fome ao meio dia, como uma espécie de costume, ao contrário de grupos sociais de diferentes pontos geográficos do mundo, onde as pessoas, com horários diferentes, podem ficar horas sem comer e não sentir fome por todo esse tempo. Além disso, a cultura pode ser responsável pela cura de doenças, morte e entre outros, já que a fé tem um grande poder no corpo das pessoas, fazendo as mesmas agirem, automaticamente, como aquilo que acreditam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com