TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Clima Organizacional

Por:   •  7/3/2023  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

O retrato da Gestão de Clima Organizacional no Brasil

Estudo feito com base de dados de 500 pesquisas de clima organizacional feitas em empresas brasileiras revela que existem dois mundos dentro de uma mesma companhia.

Para os diretores e gerentes está tudo bem. Para os demais colaboradores, o clima é de insatisfação. Esse é o retrato do clima organizacional da maioria das empresas brasileiras segundo estudo realizado pela consultoria Agregga em parceria com o Instituto Imprendere. O estudo foi feito com base em 500 pesquisas realizadas em médias e grandes companhias. Os resultados mostram que a visão do alto escalão é, na maior parte dos casos, distorcida e tende sempre a ser mais positiva em comparação com os demais níveis da companhia.

O diretor executivo da Agregga Consultoria, Luis Araújo, realiza pesquisas de clima organizacional desde 2005. Seu banco de dados abrange um universo de 220 mil profissionais. Os dados foram analisados pelo Instituto Imprendere com o objetivo de levantar parâmetros sobre o clima organizacional no Brasil. Essa tendência foi percebida logo na primeira análise. Os dados das 500 pesquisas mostraram que a avaliação do alto escalão sobre os processos abordados nas pesquisas é em média 30% mais favorável do que a avaliação dos demais setores da empresa.

Para Luis Araújo, essa diferença acontece em função de deficiências nas políticas de gestão de pessoas. Os gestores nem sempre conseguem vender internamente aquilo que pensam e desejam”, explica Luis.

Os maiores gaps estão na avaliação dos processos de comunicação, sinergia empresarial, (a capacidade de trabalhar em equipe) e orientação para produtividade. Nesses processos, é comum o alto escalão não enxergar as deficiências. Segundo Luis Araújo, o gap na avaliação entre a diretoria e os demais níveis da corporação pode ser superior a 50%.

Para Carmem LC Dutra, diretora do Instituto Imprendere, que analisou os dados das pesquisas, os resultados demonstram que existe um grande trabalho a ser feito de preparação de líderes com foco na gestão de pessoas. “As pesquisas de clima servem para mostrar problemas que já estão estabelecidos oriundos da falta de investimentos na formação, treinamento e desenvolvimento de lideranças com foco em aspectos comportamentais. Cuidar do clima da empresa e fazer com que todos compartilhem a mesma visão é um dos grandes desafios da gestão”.

Principais resultados do estudo “A Gestão de Clima Organizacional nas Empresas Brasileiras”.

[pic 2]

[pic 3]


[pic 4]

[pic 5]


[pic 6]

Sobre o Instituto Imprendere

O Instituto Imprendere é uma organização sem fins lucrativos criada em 2005 para realizar estudos e pesquisas sobre a relação do homem com o seu trabalho. O foco dos estudos são questões motivacionais e comportamentais que influenciam diretamente o empreendedorismo, a liderança, o ambiente de trabalho, o desenvolvimento de carreira, a satisfação profissional e a produtividade nas organizações.  Entre os estudos do Instituto que foram divulgados para o mercado e tiveram repercussão estão “O retrato da Gestão de Serviços e a Terceirização nas Empresas Brasileiras” (2009), “O Ranking da Motivação no Trabalho” (2010), “A Remuneração nas estratégias de motivação” (2011), “A Influência do Trabalho na Felicidade” (2012) e “Recompensa Emocional” (2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (254.7 Kb)   docx (754.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com