TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica das Relações Interpessoais

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

Dinâmica das relações interpessoais

Os objetivos da dinâmica interpessoal são: programa a importância da comunicação entre em indivíduo e uma organização. O papel do líder nestas relações, a reflexão sobre os processos do grupo, a gestão de conflitos, a tomada de decisão e a capacidade de negociação. Reconheça a complexidade do universo individual. Também visa desenvolver conhecimentos e habilidades em comportamento humano, relações interpessoais e suas características, e métodos de diagnóstico e identificação de problemas para desenvolver soluções para resolvê-lo.

Durante a Revolução industrial que aconteceu no século XVlll engenheiros como Frederick Taylor e Jules Henri Fayol, estudou o comportamento dos indivíduos dentro de uma organização para entender o porquê os trabalhadores estavam desanimados e tendo pouca produção nas empresas. Maslow também um dos teoristas estudou o comportamento dos indivíduos e entendeu que fazer parte de uma organização e importante, desta forma, o indivíduo atua durante o exercício do local de trabalho, desenvolve sua carreira e faz parte dos marcos e objetivos pessoais e organizacionais no processo.

Motivação

Sabe-se que a falta de motivação atrapalha o comportamento e as atitudes do profissional, principalmente a comunicação e as relações interpessoais. A motivação também inclui o ambiente, que deve estimular os órgãos e proporcionar à pessoa o objetivo de satisfação.

Sem determinada motivação os grupos não sentem a necessidade de crescer ou ter a ambição de conquistar seus objetivos dentro da organização, com a falta da motivação o indivíduo acaba virando uma pessoa procrastinadora onde vai acumulando suas responsabilidades e sendo insuficiente no seu trabalho e acaba gerando insatisfação.

A motivação faz a pessoa ser criativa com seus deveres, e isso acaba se destacando fazendo que seus interesses pessoais sejam alcançados com menos prazo do que esperado e o grupo dentro da organização fica mais harmoniosa. O ambiente de trabalho tem muita influência sobre os resultados e motivação, lugares desorganizados e sujos, interfere na motivação e satisfação de realizar o trabalho.

Liderança

Um líder desempenha um papel central em um grupo, como facilitador de relacionamentos e é responsável por alcançar os objetivos do grupo. Os objetivos do líder devem estar alinhados com os objetivos do grupo.

A obtenção do comportamento e dos resultados prescritos para o papel do indivíduo não caracteriza, portanto, o exercício de liderança, uma vez que a influência acontece em decorrência de estímulos consequentes a normas, sobre as quais o profissional pouco tem como atuar durante o exercício da atividade.” (FIORELLI, 2004, p. 200).

Os líderes constroem e desenvolvem equipes porque sua missão é fornecer confiança, capacitação, inspiração e motivação. As qualidades de um líder diferem de suas características específicas, como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com