TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Direção Defensiva

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

1- De acordo com os seus estudos do material didático, você viu que uma das condições adversas à condução de veículos refere-se às condições de tempo. A partir dos seus estudos sobre os preceitos da direção defensiva, elabore um texto – com no mínimo 10 linhas – que identifique e descreva quais são as ações corretivas que devem ser adotadas pelo condutor de um veículo quando se deparar com situações em que a condição adversa de tempo é o fator problema para uma condução defensiva. (3,0 ponto).

Resposta:

Em caso de chuva deve-se diminuir a velocidade do veículo, acionar os limpadores de para brisa, ligar os faróis do veículo e ficar atento as poças de água para o caso de uma aquaplanagem em algum ponto aonde não houve o perfeito escoamento da água da pista, se a chuva for muito forte o melhor a fazer é parar o veículo no acostamento ou outro lugar seguro e aguardar que a chuva diminua ou cesse por completo.

Quando a situação adversa for vento o correto também é diminuir a velocidade e se for o caso parar, pois o vento muito forte pode causar o deslocamento do veículo e tirar a estabilidade do mesmo levando a um possível capotamento.

Em algumas regiões a neblina ou cerração são constante, principalmente nas serras e em locais com bastante umidade, essa situação tira boa parte senão toda a visibilidade do condutor, devendo o mesmo diminuir a velocidade e manter distância de segurança , sempre ligar os faróis baixos e em casos muito extremos parar o veículos em local apropriado fora da pista de rolamento e certificando-se de ser notado.

Os procedimentos de segurança em caso de fumaça proveniente de queimadas também é diminuir a velocidade, ligar os faróis e após adentrar na fumaça nunca em hipótese alguma parar o veículo na pista.

Percebe-se em todos esses casos que tratam de condições adversas relacionadas a fatores climáticos e/ou queimadas de campo um padrão de procedimento que seria diminuir a velocidade e acionar os faróis, como situações específicas temos a ferramenta do limpador de para brisa para a chuva e o pisca alerta para situações de emergência quando se faz necessário parar o veículo no acostamento, a atenção do condutor deve ser redobrada em qualquer situação adversa, seja tempo, problemas na via e mesmo na falta de sinalização de alguns locais.

2. Dirigir quando se sentir sem condições físicas ou emocionais, põe em risco não só a sua vida, mas a de todos os usuários do trânsito. Cite as condições adversas do condutor, no que se refere às condições físicas e mentais: (3,0 ponto)

Condições adversas:

Física: Fadiga, sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa, sono, visão ou audição deficiente; perturbações físicas causadas por doenças como dores e mal estar.

Mentais: Estados emocionais conturbados com situações do cotidiano ou problemas familiares , preocupações que podem tirar a concentração do condutor ao dirigir, medo, pânico ao volante, insegurança na tomada de decisões ao dirigir veículo, falta de perícia e destreza ao volante.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com