TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emergência e Sobrevivência

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar) 2017.

Curso: ciências aeronáuticas

Professor: Orlando Flávio Silva

Nome do aluno: Angela Bitencourt Gavazzi

Data: 27/04/17

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: Conforme orientações da Marinha do Brasil (SOBREVIVÊNCIA, 2013), realizado o pouso forçado no mar, diversas ações deverão ser feitas imediata e simultaneamente. Para que haja a simultaneidade de ações e para prevenir a ocorrência de pânico entre os sobreviventes, é necessário que um tripulante assuma, em primeiro lugar, o comando do abandono da aeronave, depois, a entrada dos passageiros nos botes salva-vidas e, por fim, coordene a distribuição de tarefas.

A partir da leitura desse texto e demais assuntos, elabore uma pequena dissertação, com no mínimo 10 linhas, com as recomendações e procedimentos que você considera essenciais em uma situação de pouso no mar, abordando as primeiras ações logo após o abandono da aeronave. A linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. (2,5 pontos).

Considerando todas as orientações da Marinha do Brasil citadas em nosso livro didático posso elencar quais são as ações essenciais, na minha opinião, após o abandono de uma aeronave em situação de pouso no mar. Buscando primordialmente a própria sobrevivência e de seus companheiros, o tripulante deve entrar no bote de sobrevivência seco, se possível, e abastecê-lo com água potável e outros itens que ajudem, como pacotes de alimentos e aparelhos de transmissões. Além disso, é necessário ressaltar que não se deve levar itens e bagagens pessoais, mas se preocupar com equipamentos de sinalização, cobertores, etc. Encontrando-se em situação de segurança, é necessário fazer uma busca rigorosa em toda área atentando para sobreviventes em estado de semi-afogamento, por exemplo, e também prestar primeiros socorros aos eventuais feridos.

No caso de existir uma ilha próxima devem se dirigir para lá, caso contrário, devem ficar unidos próximo ao lugar do pouso da aeronave para facilitar o resgate. Entretanto deve-se evitar áreas com vazamento de combustíveis e proximidade com peças que possam causar a sucção do bote ou de alguém.

De modo geral, deve-se evitar esforços desnecessários e sempre colaborar para manter a moral do grupo elevada.

Questão 2: Para responder esta questão, a linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Para isso, acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul. (disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências. (2,5 pontos).

a) Comente sobre os tipos mais comuns de doenças tropicais transmitidas por insetos e parasitos e cite três maneiras de evitá-las. (1,0 ponto)

Podemos dizer que as doenças tropicais mais comuns na selva equatorial são a malária, a filariose, a leishmaniose, protozooses e parasitoses. Apesar dos mosquitos serem serem os principais transmissores, o ser humano pode ser apenas o portador da doença, abrigando-a e podendo transmiti-la sem, contudo, apresentar seus sintomas. Para evitar ser picado por algum inseto, em situação de emergência na selva, você deve usar mosquiteiro para dormir, assim como usar luvas e repelentes. Acampar em lugares altos, afastados de água parada e colocar as extremidades das calças para dentro dos canos das meias também são métodos para evitar picadas.

b) Quais os procedimentos referentes aos carrapatos, responsáveis pelo chamado tifo de carrapato? (0,5 ponto)

Os carrapato responsáveis por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com