TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emergência e Sobrevivência na selva

Por:   •  23/6/2018  •  Exam  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 6

   [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Emergência e Sobrevivência (Selva e Mar) 2017.

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Orlando Flávio Silva

Nome do aluno: Peter Figueira Lopes

Data: 16/05/2018

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: Analise o texto abaixo:

“… no calor da selva, sentia meus músculos se contraírem e se soltarem sozinhos, meu rosto tremia as vezes, assim como minhas pálpebras também tremiam. As contrações involuntárias eram desagradáveis, mas não doloridas. Nenhum de nós sabia por que isso acontecia; nós tínhamos água em abundância, tínhamos frutas e raízes para comer, também um pouco de carne de caça; esta última consumíamos sem nenhum tempero. No final da sobrevivência o instrutor nos explicou a origem dos espasmos e contrações musculares”.

A situação acima é o excerto de relato de um aluno depois do curso de sobrevivência na selva. Envolve um aspecto somático importante da sobrevivência, a saber, uma reação anormal do corpo humano na forma de contrações involuntárias dos músculos e espasmos. Qual a explicação mais provável para ocorrência deste problema em ambiente de selva, e que pode ter sido apontada pelo instrutor? As pistas para pesquisa são:

“…calor da selva…”;

“… água em abundância…”;

“… sem nenhum tempero…”

Aproveite para indicar como se pode encontrar água em ambiente de selva, bem como purificá-la.

A linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. (total: 2,5 pontos).

Os critérios para pontuação da questão são:

  1. Explicação dos motivos das contrações e espasmos: 1,5 ponto;

Mesmo com água em abundancia, os espasmos e contrações ocorreram devido ao estar exposto ao calor da selva, pois o corpo humano perde muito líquido através da transpiração e urina e com isso os eletrólitos também são expelidos rapidamente, sendo que estes ajudam a regular os batimentos cardíacos e permitir que os músculos se contraiam para que possamos nos mover.

  1. Como sanar este problema: 0,25 ponto;

Como foi citado no relato, que havia além de frutas e raízes para comer, a carne de caça estava “sem nenhum tempero”. No calor da selva, além do consumo administrado de água para minimizar a desidratação, devem ser consumidos também nutrientes como o sódio, magnésio, potássio, etc., que estão presentes nesses condimentos para a carne, e assim evitar os distúrbios hidroeletrolíticos.

  1. Como conseguir água em ambiente de selva: 0,5 ponto;

Existem diversas formas de se conseguir água em ambiente de selva, dentre elas estão às cachoeiras, rios, lagoas, captação de água da chuva, frutas, algumas plantas que armazenam água, etc.

  1. Como purificar a água em ambiente de selva: 0,25 ponto

Em uma situação com poucos recursos, a purificação da água pode ser feita primeiramente através de filtragem com auxilio de uma meia ou um pano dependendo do tipo de tecido, pedras, areia e carvão para a remoção de folhas, insetos e partículas, e após isso a água pode ser fervida para eliminar bactérias e microorganismos.

Questão 2: Para responder esta questão, a linguagem utilizada deverá estar ortográfica e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Para isso, acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul. (disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES>) e veja como realizar citações e referências. (2,5 pontos).

a) Comente sobre os tipos mais comuns de doenças tropicais transmitidas por insetos e parasitos e cite três maneiras de evitá-las. (1,0 ponto)

Como explanado no livro didático, algumas das doenças mais comuns são: dengue, febre amarela e malária que são doenças tropicais transmitidas por mosquitos e a doença de chagas pelo inseto chamado barbeiro. Para se evitar estas doenças, o uso de repelente é importante, porém em ambiente hostil de selva, pode se utilizar a LAMA como repelente natural. Acender pequenas fogueiras no interior do abrigo também é uma forma de prevenção, pois a fumaça espantará os mosquitos e insetos, poderão, inclusive, ser adotados os processos usados pelos habitantes da área para proteção contra mosquitos como a aplicação de óleo de copaíba

b) Quais os procedimentos referentes aos carrapatos, responsáveis pelo chamado tifo de carrapato? (0,5 ponto)

A destruição total será difícil, se não impraticável, pois eles serão encontrados em grande número de animais silvestres. E como vimos no nosso livro didático, a vistoria da roupa e do corpo será o melhor modo de encontrar e destruir o carrapato. Caso ele já esteja encravado na pele, não deverá ser arrancado, pois a simples aproximação de uma brasa ou ponta acesa de cigarro será suficiente, ou ainda a aplicação no local de sal úmido, iodo, limão, querosene, álcool ou gasolina. Se o ferrão se separar do corpo, permanecendo na pele, para extirpá-lo bastará que se retire com qualquer objeto pontiagudo, previamente desinfetado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com