TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO DO CONHECIMENTO

Por:   •  18/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.205 Palavras (29 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 29

        [pic 2]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROFESSOR EAD:  

TUTOR PRESENCIAL:

GRUPO:                                                RA:

CORDEIRÓPOLIS-SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.  CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO..........................................................4

1.1 ORGANIZAÇÃO......................................................................................................6

1.2 ESTRUTURA DA EMPRESA.................................................................................7

        1.2.1 AS FUNÇÕES DO RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA............................8

2. DESCRIÇÃO CARGOS E BANCO DE TALENTOS..........................................................9

2.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS.............................................................10

2.2 A IMPORTÂNCIA DE A ORGANIZAÇÃO TER UM BANCO DE TALENTOS..............................................................................................................................11

3. IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO PARA AS ORGANIZAÇÕES....................................................................................................................14

        3.1 COMPETÊNCIAS DA EMPRESA........................................................................15

        3.2  PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO..........................................16

4. PLANEJAMENTO DE GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETENCIA................17

        4.1 AÇÕES....................................................................................................................19

4.2. FERRAMENTAS...................................................................................................20

4.3. INSTRUMENTOS INDICADOS..........................................................................20

CONCLUSÃO        .......22

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        ....23

INTRODUÇÃO

Este trabalho compreende o conceito de gestão do conhecimento e faz abordagem de como implementar na empresa essa nova filosofia de fazer negócio, relata sobre importância da inovação e que ela é a mola mestra para a perpetuação do negócio.

Identificamos a aplicação não apenas intuitiva, mas consciente, de técnicas e procedimentos na gestão de conhecimento em organizações, processos e produtos.  Pode-se assegurar que ainda não existe definição amplamente aceita sobre o que vem a ser a gestão de conhecimento; mostraremos a importância do uso da gestão do conhecimento na empresa, os conceitos, como ela pode ser aplicada na pratica, como favorecer o conhecimento novo, as dificuldades, barreiras, o poder da boa comunicação, como é possível a organização reter o conhecimento do funcionário antigo e transferi-lo para o funcionário novo. O conhecimento esta presente nas organizações desde os primórdios da administração, quando o conhecimento ainda era transmitido de mestre para aprendiz. Ao longo dos anos, a Gestão do conhecimento foi sendo vista de outra maneira, podendo ser aproveitada como uma maneira de criar novos produtos e também novos processos, consequentemente, aumentando a competitividade entre as organizações.

O conhecimento por ser próprio do ser humano, raramente é copiado como um bem material, neste sentido, o estudo do conhecimento tornou-se um diferencial para empresas que visionam sucesso. Ao longo deste trabalho será descrito como o estudo do conhecimento é importante pra o desenvolvimento, tanto pessoal para cada integrante da organização, quanto para o desenvolvimento da empresa.

Sendo assim, conheceremos as diferentes formas de conhecimentos, tanto na mente das pessoas, quanto em registros diversos; além do processo de criação do conhecimento; também, a visão de alguns autores que buscaram tentar definir este conceito em constantes mudanças. As diferentes formas de o conhecimento ser transmito, também será tratado no desenvolvimento deste trabalho, tais como (conhecimento tácito) e aqueles que são possíveis de verbalizar e registrar (conhecimento explícito) – em quatro tipos de conversões do conhecimento: socialização (tácito de um indivíduo para outro), externalização (explicitando partes do conhecimento tácito), combinação (conhecimento explícito de um indivíduo para o grupo) e internalização (captando no formato tácito o conhecimento explícito do grupo). Esses conceitos citados acima, são poucos, das infinidades de conceitos referentes a gestão do conhecimento aplicado nas teorias administrativas desde seus primórdios.

CAPITULO 1

1-CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso, as empresas passaram pela era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à gestão do conhecimento torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia, ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a gestão do conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo, o conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas agregando valores às pessoas e à empresa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (368.7 Kb)   docx (947 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com