TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  4/2/2021  •  Artigo  •  3.151 Palavras (13 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

                 

FACULDADE DOM ALBERTO

                                                                               

            TAYNISE GONÇALVES FERREIRA

   GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR: UM ESTUDO DE CASO

SÃO JERÔNIMO

2019


FACULDADE DOM ALBERTO

TAYNISE GONÇALVES FERREIRA

GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR: UM ESTUDO DE CASO

[pic 2]

   SÃO JERÔNIMO

2019

GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR: UM ESTUDO DE CASO

Taynise Gonçalves Ferreira[1]

Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO: Este trabalho apresenta o estudo de caso de uma Organização Militar na qual realizou-se um levantamento de seus passivos ambientais, e confeccionou-se assim, um Plano de Gestão Ambiental onde foram estabelecidas metas para o cumprimento de melhoras no âmbito ambiental, bem como estabeleceu, boas práticas e rotinas a serem desenvolvidas assegurando a qualidade ambiental na instituição. Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário realizar inúmeras visitas na Organização Militar, para levantar todos os seus resíduos gerados, e conhecer a sua destinação, outras duvidas foram sanadas através da entrevista com os militares e servidores civis que trabalham nesta Organização Militar. E após esta estudo foi possui realizar um Plano de Gestão Ambiental, com medidas e rotinas a serem adotadas nesta instituição.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Ambiental. Avaliação. Análise Ambiental.


  1. INTRODUÇÃO

As Organizações Militares estão em uma luta constante para conseguir estabelecer com plenitude e competência um Sistema de Gestão Ambiental. Considerando o quanto é difícil conseguir que uma pessoa descarte um simples papel no compartimento correto, imagine fazer com que toda uma instituição siga normas especificas a favor do meio ambiente. Com esta dificuldade e problema levantado em uma Organização Ambiental dentro âmbito ambiental, este trabalho iniciou-se com a visita na Organização Militar, onde foi possível realizar uma Análise Ambiental. Nesta visita observou-se que estas instituições possuem diversos setores com geração de resíduos distintos, não somente resíduos sólidos, mas resíduos perigosos, contaminados, entre outros.

Ciente da situação, este artigo irá realizar um Plano de Gestão Ambiental, sendo um documento que cujo objetivo é definir medidas necessárias para regular as atividades e uniformizar os procedimentos para a execução da gestão ambiental na Organização Militar.  Para a realização deste trabalho foi necessário realizar um levantamento de todos seus passivos, logo foram estabelecidas metas, para o cumprimento de a uma série de ações e medidas para regular as atividades de gestão ambiental e colocar em ação as melhorias boas práticas de Gestão Ambiental.

O Plano de Gestão Ambiental servirá como um instrumento para o aperfeiçoamento ambiental das atividades militares, tendo em vista um desenvolvimento sustentável. Sendo assim, necessária a identificação dos impactos ambientais mais significantes e/ou relevantes, apresentando metas e medidas para execução que visarão mitigar o aspecto ambiental levantado.

  1. DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho foi realizado com o estudo de caso em uma Organização Militar (OM), é de suma importância salientar que esta instituição está localizada em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, onde não possui seletiva na cidade, não possui cooperativas de reciclagem de lixo, e desta forma, toda a população, bem como, os militares e servidores civis que trabalham nesta instituição não tem hábitos de práticas ambientais educativas simples, como separar o lixo de compartimentos corretos.

A metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz, portanto, a uma “metrologia” ou tecnologia da medida dos fatos científicos. Assim, a utilização de uma sequência metódica de fases e instrumentos é capaz de auxiliar na gestão a fim de atender aos propósitos organizacionais (BRUYNE, 1991).

O levantamento informações foi realizado através de uma visita em todas as departamentos da instituições e entrevista informal com os integrantes da organização. Para Gil (1999, p. 117) “é a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que lhe interessam a investigação”.

Por último, serão coletados os dados referentes à gestão ambiental, para a análise por meio do cruzamento entre referencial teórico versus entrevista versus observação para que possa ser realizado um projeto de implementação da gestão ambiental, melhorando suas práticas diárias no âmbito ambiental nesta organização.

Segundo Gil (1999), o levantamento bibliográfico consiste na pesquisa com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Na pesquisa de campo, usou-se do tipo qualitativo-descritivo, que consiste em investigações de pesquisa empírica cuja principal finalidade é o delineamento ou análise das características de fatos, a avaliação de procedimentos, ou isolamento de variáveis principais ou chave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com