TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 1- AD 1.

Curso: Ciências Aeronáuticas

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

Professor: Geraldo Gama Salles Filho

Nome do aluno: Thiago Boeira de Souza

Data: 15/08/2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia Atentamente o Enunciado das Questões e Responda

1) A partir de 1930, na fase legal da Gestão de Pessoas, ocorreram significativas alterações nas relações de trabalho devido as intervenções do governo de Getulio Vargas nas questões trabalhistas. Considera-se nesta fase que a natureza do trabalho era legal, disciplinadora, punitiva e paternalista.

  1. Comente cada uma das características acima.

Após 1930 Getúlio Vargas assumiu o governo e promoveu mudanças significativas nas leis trabalhistas. No primeiro ano de governo Getúlio Vargas criou o Ministério do trabalho com o objetivo de tratar os problemas trabalhistas. Com isso o chefe de pessoal era um profissional que cuidava basicamente de atividades burocráticas e disciplinares, minimizando os aspectos de integração, produtividade e bem-estar dos trabalhadores, ou seja, este profissional administrava papéis e não pessoas. Um dos reflexos foi que o poder até então centrado nos feitores passaram a ficar nas mãos dos chefes de pessoal sendo exercido sobre as regras e normas da CLT.

B) Quais os importantes acontecimentos ocorreram nesta fase? Comente.

O governo de Getúlio Vargas promoveu várias mudanças importantes como a criação do Ministério do trabalho, da Indústria e Comércio. Outra criação importante         neste período foi a do Departamento Nacional do Trabalho que                 promoveu mudanças de previdências sociais e melhoria nas condições de                 trabalho. Outros fatores importantes da época foi a instalação do Estado Novo        onde proibiu as greves onde futuramente isso seria derrubado e este direito seria segurado e atrelou os sindicatos ao estado. Também neste período foram         criados o imposto sindical e a consolidação CLT.

2) Dependendo da organização a área de gestão de pessoas pode estar em diferentes níveis na estrutura da organização, podendo estar inclusive em nível de assessoria. Nesse caso podemos dizer que a administração de pessoal é "responsabilidade de linha e função de assessoria ou staff "

  1. diga o que significa a frase "administração de recursos humanos como responsabilidade de linha e função de staff.

Os gerentes de linha possuem as atividades de execução e comando além de possuir responsabilidades sobre as atividades básicas do negócio, ou seja, com seus conhecimentos é responsável pela seleção, contratação, treinamento e remuneração. Para que os chefes atuem de maneira consistentes são criados órgãos de staff que atuam na assessoria e consultoria propiciando a devida orientação e normas de como administrar seus subordinados. Os órgãos de staff também devem promover seleção, treinamento e avaliação dos cargos além de colocar propostas e recomendações para que todos possam tomar sempre decisões adequadas.

3) Vimos que o empowerment e o downsizing são ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas atualmente.

  1. Diga o que é empowerment.

É uma ferramenta que vem sendo utilizada com grande sucesso no mercado que visa basicamente dar poder e autonomia aos colaboradores no desenvolvimento de suas atribuições na empresa, ou seja, os colaboradores tem mais autonomia, autoridade e responsabilidade para tomar as decisões dentro do ambiente de trabalho em todos os níveis.

    B) Diga o que é downsizing

É o processo de horientalização das empresas, ou seja, diminui os níveis hierárquicos da empresa e aproxima os funcionários do processo decisório da empresa estimulando sua participação através de programas de treinamento e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com