TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  1/12/2023  •  Bibliografia  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 5

“O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento, mas, jamais dizem o que é o conhecimento. E o conhecimento pode nos induzir ao erro. Todo conhecimento do passado, para nós, são as ilusões. Logo, é preciso saber estudar o problema do conhecimento. Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo”.

 Edgar Morin

Introdução

Em nossa sociedade a educação se constitui como direito pleno e social, sendo dever do Estado e da família, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.[1] Mesmo que garantida legalmente pela Constituição Federal e por legislações específicas, pelos processos de ampliação ao acesso às vagas, os desafios de garantia do acesso à educação de qualidade e democrática são muitos e sempre presentes.

Este Plano de Trabalho é fruto de inúmeras reflexões sobre os modelos organizacionais predominantes nas instituições escolares desde a Revolução Industrial do século XIX, um modelo autoritário que serve a um sistema que não educa para pensar e sim para reproduzir. É perceptível historicamente que inúmeras mudanças políticas, econômicas e sociais têm ocorrido no mundo todo e com grande rapidez. A modernidade tem seu reflexo em muitas instâncias da sociedade, e entre elas, na estrutura escolar.

Um passo importante para a redução das desigualdades sociais e fortalecimento da democracia foi o processo de democratização do acesso à escola. Ampliar esse acesso possibilitaria aos indivíduos capacidades necessárias, pelo domínio da linguagem escrita, do cálculo, da compreensão e fruição das linguagens artísticas e práticas culturais, para reivindicar e exercer tanto suas liberdades quanto seus direitos. A igualdade de oportunidades, fundamento da democracia, seria dada pelo direito de acesso e pela continuidade no sistema de educação.[2]

Ao garantir a universalização do acesso aos sistemas escolares, nos deparamos com novos desafios que se referem à educação de qualidade, experiências de êxito e fracassos escolares, nas diferentes trajetórias escolares. Segundo GOUVEIA (1981, p.45): "Democratizar o ensino seria oferecer a todas as camadas da população e a todas as categorias sociais iguais oportunidades de frequentar a escola e prosseguir na sequência escolar. Oportunidades iguais para ricos e pobres, moradores da cidade e do campo, homens e mulheres". Nessa perspectiva, compreendemos que o acesso universal não basta e que a instituição escolar, por estar inserida numa sociedade extremamente desigual, reproduzirá e poderá manter as relações de poder socialmente estabelecidas. Novos desafios se estabelecem nas práticas e relações pedagógicas diárias.

Através de seus estudos Pierre Bourdieu nos fundamenta os mecanismos responsáveis pelas manutenções dessas desigualdades sociais, no âmbito escolar, nos possibilitando perceber que o desempenho escolar não depende, unicamente, de dons e vontades individuais, mas sim, das relações oriundas das origens sociais dos educandos (classe, etnia, sexo, local de moradia, entre outros) e das intersecções entre essas origens sociais e as culturas escolares, materializadas nas definições das concepções de currículos assumidas, pelos seus métodos de ensino e suas formas de avaliação. [3] 

Compreender e intervir na constituição desse currículo escolar, frente às necessidades e desejos reais da comunidade escolar, juntamente com o fortalecimento da escola como instituição democrática respalda o compromisso com uma educação de qualidade e transformadora, contribuindo para o pleno desenvolvimento da pessoa, no âmbito cognitivo, político, intelectual e social.

Objetivos

Este plano objetiva contribuir, dentro do espaço escolar, para a ampliação de uma gestão de cunho democrático e coletivo, através do fortalecimento de espaços democráticos, como o Conselho de Escola e das relações interpessoais, através de processos de escuta e mediações de conflito, reflexões e empoderamento das trajetórias profissionais e educativas da comunidade escolar.

- Valorizar os princípios dos direitos humanos, do respeito, da diversidade, da autonomia, da criticidade, da participação e da transparência nas práticas e relações pedagógicas.

- Contribuir para a construção e fortalecimento de um currículo escolar significativo, plural, reflexivo e transformador.  

Objetivos Gerais:

- Contribuir na ampliação de ações que favoreçam a participação de todos os membros da comunidade escolar nos processos decisórios.

- Defender e contribuir para a construção de uma escola de qualidade, democrática, acolhedora e participativa.

Objetivos Pedagógicos:

- Promover ações que colaborem com o trabalho dos docentes e funcionários da Unidade Escolar.

- Promover ações que colaborem com o diálogo entre os diferentes setores da EMEI RIO PEQUENO I, contribuindo para a existência de experiências educacionais integrais e inovadoras.

- Fortalecer a integração entre escola e comunidade.

- Programar e incentivar práticas pedagógicas que contemplem as demandas dos alunos.

- Promover ações que efetivem um trabalho coletivo entre toda a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (558.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com