TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ÍSIS RIBEIRO DA SILVA

AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA [AVA 2]

Salvador

2021

1  SITUAÇÃO PROBLEMA

De base familiar, a empresa Spartaccus tem como principais colaboradoras duas arquitetas da geração Y – aquela que busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, explora as potencialidades do trabalho, possui alta capacidade de alcançar resultados, visão de curto, médio e longo prazo, e busca garantir a concretização das suas metas estabelecidas (KIENBAUM, 2021). Assim, as filhas de sr. José precisam desenvolver, em parceria com o RH, a habilidade de identificar planos e desenvolver projetos para a empresa, e criar elos com os demais colaboradores que podem vir a entregar a instituição, a fim de fortalecer os laços da equipe, criando um ambiente saudável e cooperativo.

O dono da empresa tem perfil autoritário, estando sempre em conflito com as filhas. Para ele é ideal estabelecer um trabalho de auto avaliação, pois um líder autoritário tem dificuldades na retenção de talentos, não estimula o debate de ideias e dificulta a comunicação entre os colaboradores da empresa, o que pode gerar um ambiente que não seja saudável para nenhuma pessoa que o integre (MARQUES, 2018).

2   ATENDENDO À OBRA DO MUNICÍPIO

Para a construção de 110 escolas, a contratação de dois mestres de obras, um eletricista e três encanadores é muito pouco. É interessante que o trabalho seja dividido em três equipes, para não gerar sobrecarga em nenhum dos colaboradores, e fazer o trabalho “andar” de maneira mais rápida.

Desta forma, indico a contratação de mais profissionais para integrarem as equipes, sendo eles: três mestres de obra, doze ajudantes de mestres de obras, nove pintores, seis marceneiros, três encanadores, três pedreiros e três eletricistas, que trabalharão em parceria com o engenheiro (sr. José) e as duas arquitetas. Todos os profissionais contratados passarão por avaliação curricular e entrevistas, para verificação de competências e análise do perfil.

3   SUBSISTEMAS DE RH PARA ORGANIZAR A SPARTACCUS

3.1 Provisão de pessoas: é o primeiro subsistema de RH, e trata-se de buscar profissionais para ocupar cargos na empresa. Para Barros (2020), é necessário entender as demandas da organização e contratar pessoas que possuam perfil necessário para o preenchimento das vagas requisitadas. É importante uma seleção direta e eficaz, a fim de evitar um novo processo em busca de outros profissionais. Assim, antes da abertura da seleção para a Spartaccus, é preciso ter em mente o que se procura em cada candidato (habilidades e capacitações técnicas), o formato da entrevista (o padrão de perguntas e respostas, ou trazendo para a conversa situações que podem acontecer durante a realização de suas atividades dentro da construção).

3.2 Desenvolvimento de pessoas: aqui, a empresa desenvolve e cria qualificações para o colaborador, para melhorar o dia a dia de trabalho. Isso porque, uma equipe capacitada eleva o potencial de evolução da Spartaccus, tornando-a mais competitiva dentro do seu segmento de atuação (BARROS, 2020). Nesta fase, o RH precisa identificar quais as capacitações necessárias para cada função, as lacunas a serem preenchidas e como preenchê-las, como treinar o senso de liderança e de trabalho em equipe, e como lidar com as emoções no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com