TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  14/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida.

Polo Barra Marapendi

Gestão de Recursos Humanos

Aluna: Ilza Kelly da S. Nascimento Rego.

Matrícula: 1230105005.

TAREFA AVA 1 – ORIENTAÇÃO DE PRODUTO X ORIENTAÇÃO DE MARKETING

  1. Introdução:

Em atendimento à solicitação do Sr. Gustavo, atual gerente de Marketing da empresa Beta, apresentaremos duas estratégias de Marketing, visando seu destaque no mercado tecnológico, e consequentemente, o aumento de sua exposição junto aos clientes.

Pontuaremos a Orientação de Produto, que visa o destaque do produto e/ou serviços da empresa, e consequentemente aumentar sua reputação e destaque perante os concorrentes. E a Orientação de Marketing, que busca a necessidade do consumidor, ou publico alvo, de forma à agradá-lo, alcançando assim, a satisfação do cliente e seu destaque em relação aos concorrentes.

  1. Desenvolvimento: 

O fator positivo da Orientação de Produto, é justamente oferecer um produto de qualidade superior ao do concorrente, e diferenciar-se do mesmo. Se o produto agrada o consumidor, ele tende a adquiri-lo e recomenda-lo para amigos e familiares. O fator negativo dessa orientação, concentra-se no fato de que, ao oferecer um produto superior, seu custo de produção e distribuição, tornam-se, também maiores.  

Na Orientação de Marketing, destacamos como ponto positivo, o famoso “custo-benefício”, pois seu foco principal não seria a qualidade do produto, e sim, o diferenciar-se de seus concorrentes na criação, entrega e valor final do produto, para que possa atingir seus objetivos organizacionais, mesmo que a qualidade seja inferior.

Algumas pessoas acabam optando por um produto de qualidade inferior, pois o preço é mais acessível e a entrega mais rápida, tornando pontos de destaque para essa orientação. Em contrapartida, justamente por não ser de qualidade, mesmo que o consumidor goste do produto e de sua função, ele pode não adquiri-lo novamente, além de não recomendá-lo.

  1. Conclusão:

Após analisarmos o conceito de cada orientação, bem como, seus pontos positivos e negativos, propomos como estratégia mais adequada, o seguimento de ambas as orientações. Tendo em vista que a empresa Beta, infelizmente não modificou seu produto nos últimos anos, torna-se necessário e urgente, a inovação de seu produto, para que ela possa acompanhar o mercado e suas evoluções tecnológicas, diminuindo a perda de seus clientes. Essa evolução despertará o interesse do cliente, e sua satisfação resultará na indicação/recomendação para outras pessoas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com