TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade e Processos

Por:   •  25/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Qualidade e Processos

Módulo:

Aluno: Adriana Dias

Turma: 2

Tarefa: Propor ações necessárias para a superação de problemas da empresa Super Insumos.

Introdução

A gestão de qualidade é um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado e competir com as outras.

A Super Insumos é uma empresa especializada no fornecimento de insumos para grandes indústrias. Em 2016 foi incluída no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos, trazendo um grande desafio para a alta direção. A partir dessa inclusão, a empresa precisou lidar com o rápido aumento na demanda dos pedidos, necessitando assim, buscar melhorias no seu modelo de gestão.

Após uma reunião entre diretores e gerentes foram identificadas diversas questões a serem tratadas. Esse projeto tem como objetivo desenvolver propostas e planos de ações para resolução dos problemas identificados e trabalhar na prevenção deles.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Elementos importantes para a implementação da qualidade na empresa

Para uma implementação de gestão de qualidade bem-sucedida é necessário entender os pilares que envolvem essa ação.

  1. Foco no cliente: Observar as necessidades do público consumidor, para que seja possível alcançar a satisfação do cliente e oferecer um atendimento eficiente.
  2. Liderança proativa: É responsabilidade da liderança transmitir essa cultura para a organização e criar um ambiente que estimule o comprometimento dos colaboradores para execução das tarefas.
  3. Melhoria contínua: Implementação de processos avançados, focando em melhorias no ambiente de trabalho e nos processos.
  4. Decisão baseada em fatos: Tomadas de decisões baseadas em indicadores.
  5. Boa relação com fornecedores: Fortalecer parcerias com foco na satisfação do cliente (materiais de boa qualidade, atendimento excelente, etc.).
  6. Visão sistêmica: Conhecimento amplo dos processos da empresa para tomadas de decisões mais estratégicas.
  7. Gerenciamento por processos: Mapeamento das atividades que fazem parte da rotina operacional e definir metas e estratégias, corrigindo eventuais inconformidades buscando melhores resultados.
  8. Conscientização dos colaboradores: Conscientizar a cada colaborador sobre a importância do seu trabalho na organização, investir na capacitação e reconhecimento deles.

Outro ponto crucial é a utilização do ciclo PDCA, uma das ferramentas mais utilizadas para implantação da melhoria contínua dentro das empresas.

O PDCA se baseia em 4 etapas:

  • Plan (Planejar) – estabelecer metas de sucesso e condições de falha;
  • Do (Fazer/Executar) – execução das ações planejadas;
  • Check (Checar) – averiguar o que está funcionando e quais são as eventuais oportunidades, gerando plano de ação em tempo real;
  • Act (Agir) – busca da melhoria contínua sejam nos processos, no ambiente, produtos, pessoas, etc.

Essas ações são necessárias para que a implantação da qualidade seja um sucesso, pois “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” (DEMING, 1950).

Benchmarking

De acordo com a GPTW (2021) nem sempre um funcionário satisfeito se sente engajado como deveria. Já que diversos fatores influenciam no comportamento dos profissionais e cabe à empresa conhecer e identificar para atuar em prol de melhorias. Desse modo,

Um funcionário satisfeito é aquele que demonstra em seu estado de espírito estar contente com o trabalho desempenhado e com o que a empresa oferece. Isso quer dizer que, no geral, é um profissional comprometido, que se sente respeitado e valorizado por sua liderança imediata. (GPTW, 2021, grifo do autor).

Ainda de acordo com matéria da GPTW (2021, grifo do autor), “o funcionário engajado, além de estar satisfeito, se identifica com os propósitos organizacionais e se compromete para ajudar sua empresa a vencer os desafios e atingir as metas propostas”.

Os colaboradores de hoje buscam muito mais do que o reconhecimento através de remuneração. Exemplo:

  • Planos de carreira bem desenhados e oportunidades realmente alcançáveis.
  • Feedback assertivos e bem direcionados da liderança.
  • Jornada flexível.
  • Ambiente de trabalho agradável.
  • Reconhecimento em bônus (financeiros ou não).
  • Apoio da empresa no desenvolvimento de skills necessárias para desempenho de funções (atuais ou para próximos passos)

O Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu (ou não). Benchmarking vem de ‘benchmark’, que significa ‘referência’.

Pensando em solucionar o problema de desmotivação dos colaboradores, a empresa Super Insumos pode seguir com o Benchmarking com as empresas abaixo e tomar algumas ações como referências:

  • SUMUP: Fundada em 2012 em Berlim, a SumUp é uma fintech que é líder em pagamentos móveis (mPOS) na Europa e está em alto crescimento no mercado brasileiro. A empresa possui programas de desenvolvimento de soft e hard skills para os colaboradores (subsídio de cursos), programa de premiação com folgas e valores em vouchers para atendimentos com indicadores excelentes, entre outros.
  • Magazine Luiza: Foi fundada em 1957 em Franca, interior de São Paulo. A consultoria Great Places to Work Brasil premiou, em outubro, as 150 melhores empresas para se trabalhar no país em 2021. A 25ª premiação laureou o Magazine Luiza como o melhor empregador do país entre as empresas com mais de 10 mil funcionários, seguido de Itaú Unibanco e Vivo.

Esta performance deve-se aos bons canais de comunicação que a rede mantém com seus funcionários, tais como TV Luiza, Rádio Luiza e a linha direta para se comunicar com toda a direção da empresa.

Identificação das causas que levam aos problemas operacionais da empresa

Figura 1 – Insumos fora da especificação

[pic 1]

Fonte: Elaborado pela autora

Figura 2 – Falta de conformidade na coleta de lixo industrial

[pic 2]

Fonte: Elaborado pela autora

Figura 3 – Devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas

[pic 3]

Fonte: Elaborado pela autora

Figura 4 – Extravio de mercadorias

[pic 4]

Fonte: Elaborado pela autora

Plano de ação para a área de logística

Quadro 1 – Propostas de Planos de Ação

[pic 5]

[pic 6]

Fonte: Elaborado pela autora

Ferramenta Seis Sigma

O Seis Sigma é uma ferramenta utilizada para identificar e implantar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantindo custos menores de operação e, com isso, aumento nos lucros.

Os ganhos para uma empresa que desenvolvem projetos Seis Sigma são:

  • Melhoria nos serviços oferecidos aos clientes.
  • Redução de custos.
  • Redução de ciclos dos processos, entre outros.

Em resumo, a ferramenta Seis Sigma funciona com definição de metas e projetos específicos para que essas metas sejam alcançadas. Esses projetos serão definidos a partir do ciclo DMAIC que está incluso dentro da ferramenta Seis Sigma. Veja abaixo as definições de cada letra da sigla DMAIC:

  • Definir: metas claras para as melhorias desejadas, definindo os objetivos estratégicos da empresa.
  • Mensurar: Entender 100% como funcionam as etapas de cada processo interno da empresa e, a partir dessa análise, é possível estabelecer metas confiáveis e monitorar o avanço referente as metas estabelecidas no ítem acima.
  • Analisar: Identificar formas de eliminar os gaps entre os indicadores atuais e as metas definidas anteriormente. Importante destacar que essa análise deve ser fundamentada em dados sólidos e análise estatística.
  • Incrementar (Melhorar): Melhorar o sistema já existente, sem mudanças estruturais.
  • Controlar: Garantir que as metas alcançadas sejam mantidas a longo prazo.

Com base em todas essas etapas e suas definições, essa metodologia pode ser aplicada para resolver os problemas de falta de conformidade na fabricação das chapas e, consequentemente, a devolução de lotes por inconformidade.

Colaboradores podem ser capacitados em cada um dos níveis Belts existentes dentro da ferramenta Seis Sigma. Os níveis são:

  • White Belt: Tem noções básicas da metodologia e vai contribuir para a solução dos problemas.
  • Yellow Belt: Tem noções da metodologia e das ferramentas. Aplicará o conhecimento para resolver problemas não muito complexos.
  • Green Belt: Tem participação fundamental em projetos. É responsável por operacionalizar as implantações.
  • Black Belt: O líder. Conhece todas as ferramentas e a metodologia. Conhece a fundo as principais ferramentas estatísticas. É responsável por desenvolver e conduzir os projetos.
  • Master Black Belt: É um Black Belt com mais experiência, coordena os projetos e responde diretamente pelos resultados financeiros.

Considerações finais

A Super Insumos já é uma empresa especializada no fornecimento de insumos para indústrias e construiu, ao longo do tempo, uma forte parceria com importantes organizações industriais do País. Contudo, devido a inclusão em um novo programa, precisa revisitar seus processos para conseguir acompanhar o rápido crescimento e aumento de pedidos sem que isso afete a qualidade do produto entregue ao cliente.

Analisando e aplicando o conteúdo apresentado acima e, inserindo em sua rotina a prática de sempre revisar seus processos buscando melhorias, será totalmente possível cumprir o desafio e lidar com o crescimento rápido juntamente com a Mega Aço Empreendimentos.

Referências bibliográficas

ENTENDA a importância da gestão de qualidade nas empresas. Procenge, 2018. Disponível em: https://procenge.com.br/importancia-da-gestao-de-qualidade/. Acesso em: 30 dez. 2021.

PIRES, Raphael. Gestão da qualidade: o que é e quais são seus pilares. Rockcontent, mar. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/gestao-da-qualidade/. Acesso em: 30 dez. 2021.

PDCA: o que é, etapas e como aplicar este poderoso método de gestão? Fundação Instituto de Adminstração, fev. 2020. Disponível em: https://fia.com.br/blog/pdca/. Acesso em: 30 dez. 2021.

AUDY, Jorge Kotick. William Edwards Deming (1900-1993). Jorge Audy, jan. 2016. Disponível em: https://jorgeaudy.com/2016/01/27/william-edwards-deming-1900-1993/. Acesso em: 30 dez. 2021.

QUAIS as diferenças entre um funcionário satisfeito e um funcionário engajado? Great Place To Work, maio 2021. Disponível em: https://gptw.com.br/conteudo/ artigos/funcionario-satisfeito-e-funcionario-engajado/. Acesso em: 30 dez. 2021.

CASTRO, Ivan Nunes de. Benchmarking: o que é, como fazer e qual a sua importância. Rockcontent, jun. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/ br/blog/benchmarking/. Acesso em: 30 dez. 2021.

SUMUP. Site da SUMUP, 2021. Conheça a nossa história no Brasil e no mundo. Disponível em: https://sumup.com.br/sobre/. Acesso em: 30 dez. 2021.

WILTGEN, Julia. As melhores empresas para trabalhar em 2021: Magazine Luiza é eleito melhor empregador do país em 2021; veja ranking completo das melhores empresas para se trabalhar. Seu dinheiro, out. 2021. Disponível em: https://www.seudinheiro.com/2021/empresas/as-melhores-empresas-para-se-trabalhar-em-2021-magazine-luiza-e-eleito-melhor-empregador-do-pais-entre-as-grandes-companhias-veja-ranking-completo/. Acesso em: 30 dez. 2021.

MEDEIROS, Maria Alice. História da Magazine Luiza: o Caminho Até a Transformação Digital. Ecommerce de sucesso, mar. 2021. Disponível em: https://ecommercedesucesso.com.br/ magazine-luiza-historia/. Acesso em: 30 dez. 2021.

MAGAZINE Luiza está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. Investimentos e Notícias, ago. 2016. Disponível em: https://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/carreiras-e-cursos/magazine-luiza-esta-entre-as-melhores-empresas-para-trabalhar-no-brasil. Acesso em: 30 dez. 2021.

SEIS sigma: o que é e como implementar. Endeavor, maio. 2021. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/seis-sigma/. Acesso em: 30 dez. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com