TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução 3

Perfil da Empresa 4

Modelo de Gestão 5

Gestão do Conhecimento 7

Plano de Ação de Gestão do Conhecimento 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na empresa Vip Center Administradora e Corretora de Seguros Ltda. buscando elaborar um diagnóstico sobre Gestão do Conhecimento (GC) na empresa. As questões apresentada foram elaboradas com base nos Modelos de Gestão de Conhecimento e Projeto de Implantação de Gestão de Conhecimento. Para a análise dos resultados foi apresentado um plano de ação de gestão de conhecimento, usando a matriz SWOT para melhor identificar os problemas existente dentro da empresa e com isso a empresa terá um melhor resultado perante o mundo empresarial.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Diagnóstico. Plano de Ação.

PERFIL DA EMPRESA

Há seis anos estava no mercado a mais nova empresa de prestação de seguro a Vip Center Administradora e Corretora de Seguros Ltda., atuando com qualidade e no intuído de atender os cliente com rapidez e eficiência buscando resultado com eficácia em todos os segmentos de seguros e benefícios.

A empresa está localizada na rua Rui Barbosa, nº 76, Setor Central

Araguaína - TO, CEP: 77805-030, Centro, tendo como proprietária Maria, atualmente tem cliente em todas as cidade do Tocantins, pela facilidade e diversidade para a tender os mesmos.

A Vip Seguro, almeja uma posição competitivo adequado em relação ao seu mercado e diante de suas partes interessadas (clientes, sociedade, colaboradores e parceiros), assim como um eficiente controle corporativo, utilizando como ferramenta para qualidade nos seus resultado a de gestão o Planejamento Estratégico.

A empresa dar uma grande importância na Visão, Missão e Valores, que ajudar a construí o perfil da mesma perante o mundo empresarial.

Visão: Ser líder na prestação de serviços de seguros, reconhecida pelo comprometimento e excelência profissional, disseminando as melhores práticas inovadoras.

Missão: Prover com qualidade a prestação de serviços em seguros, saúde e previdência privada, garantindo por meio de um atendimento familiar, a superação das expectativas dos clientes, com agilidade e tranquilidade.

Valores:

 Excelência no atendimento ao cliente interno e externo.

 Ética para com o mercado;

 Comprometimento com o cliente;

 Valorização do espírito de equipe;

 Comunicação clara, ágil e precisa;

 Busca continua pela inovação e melhoria;

MODELO DE GESTÃO

A importância da revisão dos modelos de gestão, tanto para as organizações privadas quanto públicas foi impulsionada pela competitividade no mercado globalizado e exigente. Particularmente no caso das organizações privadas, como principal fator para garantir a própria sobrevivência e, para as públicas para elevar a qualidade da prestação de serviço de importância para a sociedade.

A Figura abaixo ilustra esquematicamente o modelo do estudo da gestão, abrangendo os três níveis.

Apesar da evolução ao longo do tempo, os modelos de gestão possuem, entre si, algumas características em comum. O quadro abaixo demonstra estas características no tocante ao desenho organizacional, entretanto, outro aspecto relevante diz respeito à introdução e disseminação de algumas práticas administrativas. Estas práticas foram precursoras da GC ao longo dos anos 90, ao passo que já representavam empenho por parte das organizações para gerenciar o conhecimento organizacional, ativo até então desconhecido como valor.

Segue abaixo o organograma da empresa, onde representa a estrutura organizacional da empresa:

Figura: Organograma da VIP Fonte: Elaboração própria

Diretora: é responsável pela supervisão geral de todas as áreas, inclusive na área comercial, e tem forte atuação na toma de decisões estratégicas e na comercialização de seguros que envolvem aspectos técnicos de riscos de grande porte. A diretoria também faz o papel da área de Renovação dar suporte as cliente na aquisição de produtos e serviços. Um profissional para assumir esta área deve possuir conhecimentos técnicos profundo sobre os produtos oferecidos pela corretora. A finalidade da área é acompanhar o processo de obtenção dos produtos, para que a proposta e a apólice de seguro estejam de acordo com as coberturas almejadas pelos clientes. É essa área também que controla os vencimentos e as atualizações das renovações de seguros.

Comercial: é responsável por gerenciar a comercialização de produtos e serviços da empresa. É dívida em dois canais de atendimento: Empresa (pessoa jurídica) e Pessoa física.

Area Administrativa: é a área responsavel pelos serviços demanddos pelos outros swegmentos da corretora, necessários á consecução dos objetivos. Ess a área funciona como fonte de apoio para administração dos negocios fechados pela emprea. É ela que efetua o armazenamento de todas as informações do cliente e faz o controle e guarda de docuemntos.

Área de Sinistro: é a área responsável pelo acompanhamento junto ao cliente (segurado) e ao terceiro(s) no momento em que este mais necesita da corretora de seguros: quando ocorre um sinistro. Essa área assume importante relevancia no acompanhamento de processos de sinistro junto as CIAS de seguros. Os profissionais dessa área possume larga experiencia nos procedimentos a serem adotados e por isso adotam mecanismos para simplificar os passos para o recebimento da indenização.

Área Financeira: Gerenciar as finaças da empresa e defini o quanto pagar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com