TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das Coisas

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

 

  Relatório

Assunto: A História das coisas.

Aluno: Jean Jurandi da Costa

Turma: Aac 11

Profª: Andrea Sales 

A História das coisas, fala sobre as cincos etapas da economia de matérias: a extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Diz que tudo isso é um sistema em crise, já que todas as etapas deste sistema interferem direto com a vida real, e no meio dessas etapas a vida vai se chocando com os limites. O vídeo nos mostra como colaboramos diariamente para destruição do nosso planeta.

No mundo em que vivemos hoje, a sociedade só pensa no consumo, pois vivemos numa sociedade capitalista, onde o governo e as indústrias só pensam no lucro e por isso eles fazem produtos que veem a serem descartados rapidamente, pois já lançaram um modelo mais novo e o antigo esta ultrapassado, outro fator também é a conhecida Obsolência programada que é quando um produto vem com “data de validade”, pois depois de um curto período de tempo de uso ele começa dar problema e não funciona mais, o que nos leva a comprar cada vez mais. E mesmo com tudo isso que compramos não somos totalmente felizes, pois precisamos trabalhar para pagar o que compramos, o acaba nos tomando tempo de fazermos o que realmente nos deixaria felizes. Eles nos manipulam com publicidades nas TVs e nós acabamos nos deixando levar, pois somos uma sociedade consumidora. Porém eles esquecem que a industrialização contribui e muito para a poluição, o que por sua vez acaba afetando nossas vidas. Isso não acontece só aqui no Brasil, mais em diversos países, em alguns, de péssima maneira, como é o caso do EUA, que hoje tem 40% dos cursos de água impróprios para o uso e só restam menos de 4% da floresta original. Mas esses números não quer dizer que este fato esteja acontecendo apenas nos Estanos Unidos, é um problema mundial.

A exploração dos recursos naturais tem sido exagerada ultimamente e hoje em dia já gastamos 33% de nossos recursos naturais, e tudo isso para sustentar o modo de vida em que estamos acostumados. Mas o problema não é utilizar recursos demais e sim utilizar o que esta além do que temos, e quem sofrerá com isso não somos nós, serão as próximas gerações, nossos filhos, netos. Outro fator que é exposto no vídeo é que com essa alta exploração acaba gerando impacto no planeta, o que por sua vez altera o meio ambiente. Exemplos disso são as alterações de clima que o planeta vem sofrendo ultimamente, entre outros fatores.

E o que estamos fazendo para mudar isso? Um assunto que todos conhecem e estão cientes são os 3R (Reciclar, Reutilizar e Reduzir), eles podem ajudar a diminuir o impacto, mas infelizmente não podem acabar com o problema. Porque não da pra reciclar tudo que produzimos, por muitas vezes misturarmos produtos pra fabricar certas embalagens, como exemplo a caixa de suco que as crianças costumam beber, elas são feitas de papel, plástico e metal, todas as partes coladas, o que não permite a reciclagem desse material. Outro fato é que a cada saco de lixo que produzimos em casa, as indústrias produzem cerca de aproximadamente 70 sacos, então mesmo que pudéssemos reciclar tudo que utilizamos em casa não conseguiríamos resolver o problema. Mas mesmo assim não podemos deixar de reciclar, pois mesmo que não resolva o problema, ajuda a diminuir o impacto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com