TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Filosofia da Ciência

Por:   •  1/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

FÍSICA – EAD – PALMAS – TO

DISCIPLINA – História e Filosofia da Ciência

ACADÊMICO: Alchineir Macário Dourado

A grande ciência de Stalin: tempos e aventuras de físicos soviéticos no exemplo da biografia política de Lev Landau

1. Qual a principal dificuldade relatada pelo autor, no estudo da ciência russa?

Devido ao país ser atingido pelas duas mais destrutivas guerras mundiais, o levante da Revolução, a violenta Guerra Civil, o governo ditatorial de Stalin e as massivas repressões políticas. Como historiadores que trabalham sobre esse período, o maior desafio é descrever esse fenômeno sem parecer elogiar a ditadura política.

2. Um fato interessante relatado no artigo à a abolição dos graus acadêmicos realizada na Rússia. Qual o objetivo do governo russo com esta ação? Que outros tipos de ações também foram implementadas com este objetivo?

Foi estabelecer um sistema de educação superior em massa, em vez de um estreitamente elitista, e fazê-lo mais democrático e acessível para os membros dos grupos previamente mal representados e discriminados: classes pobres, mulheres, minorias étnicas e raciais. A fim de produzir mão de obra qualificada em massa para a rápida modernização do país, a rede de universidades e faculdades expandiu-se vastamente e os estudantes foram recrutados em números muito maiores, muitos dos quais antes não tinham tantas chances de estudar e não tinham as credenciais acadêmicas apropriadas.

Além de cotas preferenciais, também removeram ou aliviaram muitas das barreiras formais do percurso educacional, incluindo a abolição dos graus acadêmicos mencionada e a possibilidade de escapar de alguns estágios educacionais, ação que permitiu que estudantes vindos das classes mais baixas fossem aceitos na universidade sem completar a educação secundária. Uma geração inteiramente nova de físicos soviéticos, muitos dos quais depois vieram a se tornar mundialmente famosos, foram treinados naquele período e frequentemente lhes faltou um ou outro grau ou diploma formal.

3. Qual a mudança ocorrida na ciência soviética no pós-guerra? O que ocorreu com os estudantes de ciência nesta época?

Após a destruição deixada pela guerra de 1941-1945, a ciência recebeu prioridade número um. Os gastos urgentes e excessivos dos escassos recursos em pesquisa e desenvolvimento começaram com o projeto em larga escala da bomba atômica, duas semanas depois do bombardeio americano a Hiroshima. Em 1946, no entanto, estendeu-se para muitos outros campos da ciência e do conhecimento, não necessariamente relacionados à defesa.

Estudantes não eram mais encorajados a se rebelar e desafiar seus professores, mas eram obrigados a serem disciplinados e estudar com afinco. No domínio intelectual, a ciência soviética do pós-guerra, como em seu homólogo da Guerra Fria nos EUA, priorizou as aplicações sofisticadas e a virtuosidade nos cálculos aos desafios radicais dos fundamentos do conhecimento previamente existentes. Na escola de Landau, os estudantes também eram aconselhados a “pensar menos sobre os fundamentos” e certamente a não se rebelar, mas a resolver problemas difíceis e calcular efeitos não triviais em um amplo leque de temas de pesquisas, com Landau como o líder e árbitro final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com