TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.795 Palavras (16 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 16

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA MATEMÁTICA

ELIZANE DA CUNHA PAIS MACHADO

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Santa Luz

2015

ELIZANE DA CUNHA PAIS MACHADO

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de Artigo Científico, apresentado a Universidade Candido Mendes (UCAM), como requisito obrigatório para a conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino da Matemática.

Orientador(a): Prof. Henrique Magalhães

Santa Luz

2015

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Elizane da Cunha Pais Machado

RESUMO

Este artigo abordará a importância do uso dos jogos no ensino da matemática como recurso didático-metodológico capaz não só de dinamizar as aulas, como torná-las prazerosas. O jogo deve ser considerado como um dos recursos necessários ao ensino-aprendizagem e acima de tudo deve se fazer presente no cotidiano escolar. Além de contribuir no processo de construção do conhecimento, o jogo proporciona ao aluno uma aula diferente, levando-o a fugir da rotina e do tradicionalismo. A utilização dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socialização dos alunos, promovendo o senso crítico e investigativo nos discentes.

Palavras-chave: Jogos, Matemática, Ensino, Aluno.

1. INTRODUÇÃO

O debate sobre a importância dos jogos no ensino da matemática vem se difundindo à medida que o professor apropria-se do jogo com a intenção de motivar a aprendizagem do aluno, visando desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e o senso cooperativo de forma que possibilite a interação deste aluno com os demais alunos da classe.

A noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se com lentidão e penetrou, tardiamente, no universo escolar, sendo sistematizada com atraso. No entanto, introduziu transformações decisivas... Materializando a ideia de aprender divertindo-se... (Schwartz, 1966)

A utilização de jogos para o ensino requer uma mudança de postura do professor quando se refere ao ensino de matemática, ou seja, o papel do professor que antes era de transmissor de conhecimento, através do ato de observar, intervir e incentivar a aprendizagem, respeitando o processo de construção do saber de cada aluno.

Não se deve permitir que o discente participe do jogo de qualquer jeito, é preciso traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, além de regras que deverão ser obedecidas. O aluno não deve ver o jogo como uma atividade à parte que não faz parte da aula e, portanto não será necessário prestar atenção no professor, adotando assim uma conduta de indisciplina, é preciso conscientizá-lo de que aquele momento é importante para sua formação, pois caberá a ele usar de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar e propor soluções na tentativa de chegar aos resultados esperados pelo professor, até porque um mesmo jogo pode não ter uma única resposta, mas várias, nessa perspectiva deve-se aceitar a variedade das respostas, visto que não fujam do propósito.

2. DESENVOLVIMENTO

Existe uma grande variedade de sentidos que a palavra jogo assume, e tentar caracterizar o que é jogo não é tarefa fácil. Por isso, ao longo desse trabalho, serão abordados apenas aqueles significados relacionados ao ensino e aprendizagem nas aulas de matemática, visto que a utilização do jogo e sua importância para a educação foram objeto de estudo de teóricos renomados, tais como Freire, Huizinga, Kishimoto, Piaget, entre outros que tendem a chegar num consenso em relação a definição de jogo e sua aplicabilidade no campo educacional.

Além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um “fazer sem obrigação externa e imposta”, embora demande exigências, normas e controle.

Segundo Huizinga (2007)

Jogo “é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana” (HUIZINGA, 2007, p. 33)

O trabalho com o jogo em si traz toda essa complexidade, pois além de promover a participação livre do indivíduo, leva-o a obedecer às regras contidas no jogo tornando-se capaz de alcançar os objetivos propostos pelo profissional que sugeriu o uso desse recurso tão valioso no ambiente escolar.

No jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento - até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. PCN (1997, p 48)

Para que o aluno possa desenvolver esse senso crítico e auto avaliativo é necessário conhecer bem qual é seu potencial e suas limitações, a partir daí ele será capaz de interagir com segurança e cooperação num momento de participar de uma atividade em dupla ou grupo, respeitando e aceitando as diferenças nas opiniões e atitudes dos demais membros envolvidos.

Kishimoto (2001) afirma que, se praticado em duplas ou grupos, propicia a reciprocidade, além de estimular o entendimento e a consideração de diferentes pontos de vista.

Essa é um das sensações provocadas pela ação de jogar, além de proporcionar ao indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com