TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Mídia Nas Ações de Segurança Pública

Por:   •  6/3/2021  •  Monografia  •  6.760 Palavras (28 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

CURSO SUPERIOR TECNÓLOGICO EM SEGURANÇA PÚBLICA – CSTSP

VICTOR HUGO LEAL DA SILVA

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA

Artigo a ser apresentado à Banca do Exame do Curso Superior de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade Estácio de Sá – CSTSP/UNESA, como requisito para aprovação na disciplina de TCC em Segurança Pública.

ORIENTADOR

Professor Paulo José dos Santos Fleury

Duque de Caxias – RJ

Maio de 2019

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NAS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA

THE INFLUENCE OF THE MEDIA IN PUBLIC SECURITY ACTIONS

                                                                

Victor Hugo Leal da Silva[1]

Paulo José dos Santos Fleury [2]

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo realizar uma discussão sobre o visível conflito entre a ação da polícia militar e a mídia, analisando a influência da mídia como vetor da seletividade do sistema penal no Brasil. Como justificativa para o desenvolvimento do presente estudo, tem-se a necessidade de se evidenciar a forma com a qual a imprensa age na exploração dos casos de violência, o que, por consequência, ocasiona em uma ampliação do pânico em meio a população, pânico este que causa medo e até mesmo problemas psicológicos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. A pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, caracterizando-se como qualitativa. Concluiu-se que a relação entre mídia e sistema penal brasileiro se dá conforme duas principais variáveis. De um lado, os periódicos precisam se reafirmar diariamente no campo da credibilidade, e, por este motivo, o profissionalismo trata-se da maneira como os jornalistas se desobrigam deste trabalho.

Palavras-Chave: Mídia; Polícia; Segurança Pública.

ABSTRACT

The present study aims to discuss the visible conflict between military police action and the media, analyzing the influence of the media as a vector of the selectivity of the criminal system in Brazil. As justification for the development of the present study, it is necessary to highlight the way in which the press acts in the exploitation of cases of violence, which, consequently, causes an increase of panic among the population, panic which causes fear and even psychological problems. The methodology used for the development of the present study is a bibliographical review. The research is exploratory-descriptive, characterizing itself as qualitative. It was concluded that the relationship between the media and the Brazilian criminal system is according to two main variables. On the one hand, journals need to reaffirm daily in the field of credibility, and for this reason, professionalism is about the way journalists get rid of this work.

Keywords: Media; Police; Public Security.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        REVISÃO DA LITERATURA        6

2.1.        A Segurança Pública        6

2.2.        A Polícia Brasileira: Diagnóstico e Planos de Reforma        8

2.3.        A Influência da Mídia no Campo da Segurança Pública        10

2.4.        Os Efeitos da Violência Nos Meios de Comunicação de Massa        15

2.4.1.        Teoria Cognitiva Social        17

2.4.2.        Modelo de Catalisador        17

2.4.3.        Teoria do Pânico Moral        18

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

4.        REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, observa-se que a criminalidade vem ganhando maior espaço na mídia, bem como no dia a dia da população. Embora sempre ter sido um dos temas de maior proeminência nos veículos midiáticos, hoje em dia, vem recebendo dimensões ainda maiores. Seja através de circunstâncias violentas vividas ou intercedidas, a experimentação do contato com o crime adveio a ser um tema comum e banal entre as pessoas, sendo habitualmente noticiados na mídia.

Neste contexto, a violência se tornou um dos grandes problemas vivenciados atualmente, especialmente nas grandes cidades. Tanto em circunstâncias individuais (assassinato por causas passionais, por exemplo), quanto em problemas mais abarcantes (crimes contra o patrimônio, rebeliões ou práticas de vandalismo em massa), a criminalidade adveio a conceber uma enorme preocupação hodierna, e colocou a segurança em um patamar de prioridade em relação às políticas públicas.

Como problema da pesquisa, nota-se que a mídia, no transcorrer do tempo, adveio por diferentes estágios, se desenvolvendo cada vez mais. E seu progresso sempre esteve relacionado com o desenvolvimento da sociedade em sua volta. Todavia, observa-se que os meios de comunicação vêm transformando também a civilização, influenciando alguns setores da sociedade, tais como a economia, política, educação, segurança pública, ideologia, dentre outros. Sendo assim, tem-se a seguinte questão problema da pesquisa: de que forma o senso comum aceita a imposição da mídia da separação de cidadãos bons e ruim dentro da sociedade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com