TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intolerância por Tolerância

Por:   •  18/2/2021  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Intolerância

Declaração de Princípios sobre a Tolerância aprovada pela Conferência Geral da UNESCO em sua 28ª reunião em Paris no dia 16 de novembro de 1995 conclama:

A tolerância é o respeito, a aceitação e a apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz. A tolerância não é concessão, condescendência, indulgência. A tolerância é, antes de tudo, uma atitude ativa fundada no reconhecimento dos direitos universais da pessoa humana e das liberdades fundamentais do outro. Em nenhum caso a tolerância poderia ser invocada para justificar lesões a esses valores fundamentais. A tolerância deve ser praticada pelos indivíduos, pelos grupos e pelo Estado. A tolerância é o sustentáculo dos direitos humanos, do pluralismo (inclusive o pluralismo cultural), da democracia e do Estado de Direito. Implica a rejeição do dogmatismo e do absolutismo e fortalece as normas enunciadas nos instrumentos internacionais relativos aos direitos humanos. Com este prefacio busquemos o termo valores fundamentais na Maçonaria que pelos Landmarks e regulamentos gerais

A Maçonaria é uma instituição universal, fundamentalmente filosófica, que trabalha pelo advento da justiça, da solidariedade e da paz entre os homens.

- A filosofia maçônica nos incita a procurar para o homem a dignidade, o decoro, a consideração e o respeito a sua personalidade, cinzelada nas contingências da vida, enquanto ela se desenrola em torno de um temperamento, de uma vontade, uma inteligência e uma vocação.

- A Maçonaria não impõe limites à livre investigação da Verdade e, para garantir essa liberdade, exige de todos a maior tolerância;

- Exigir de seus membros boa reputação moral, cívica, social e familiar, pugnando pelo aperfeiçoamento dos costumes;

Muitos fundamentos de nossa Ordem são princípios da boa educação que aprendemos ou deveríamos aprender, desde cedo no berço de nossa Família. O homem cresce aprendendo, sendo cobrado de atitudes e princípios tidos como essenciais a convivência social.

A pratica e o aprendizado da tolerância em muitos assuntos, traz um forte sentimento de INTOLERÂNCIA. Antagônico não !!!!

Não, pois homens de bem praticam os princípios básicos e fundamentais da Maçonaria Universal.

Friso PRATICAR, pois a teoria, o discurso, o papel, aceitam tudo, inclusive as maiores mentiras e o grande mal social que é a Hipocrisia.

Não acredito naquele que por um milésimo de tempo, pratique-se o errado, faça-o errado, pense-o errado.

Ser um homem do bem cria sim a enorme responsabilidade de vigilância de sua vida.

Defendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com