TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA REVERSA DAS LATAS DE ALUMÍNIO E SEUS EFEITOS AO MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.346 Palavras (34 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 34

                                         [pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA:LOGISTICAREVERSA

A LOGÍSTICA REVERSA DAS LATAS DE ALUMÍNIO E SEUS EFEITOS AO MEIO AMBIENTE

Marcos oliveira da conceição

Leonardo gomes

Professor: Vitor Carrone

São Paulo-sp

2016


A presente monografia mostra a importância da realização, por parte das empresas, da prática do ciclo de retorno de produtos estragados, danificados ou após o término do seu uso, de volta às fábricas, com o intuito de se reaproveitá-los  por meio da reciclagem, processo conhecido como logística reversa. Essa atividade é vista pelas empresas como de alto custo e sem retorno direto. O objetivo geral desse estudo foi avaliar a prática da logística reversa pelas empresas brasilienses e o conhecimento sobre o valor econômico e ecológico gerado por essa estratégia. Os objetivos específicos foram verificar os motivos pelos quais algumas empresas não realizam esse ciclo reverso, informar se as mesmas possuem conhecimento sobre a redução de custo que esse processo traz e quais os benefícios  para as empresas  que o fazem. Sua relevância é divulgar para as empresas a importância de se aderir ao processo de reciclagem, pois, por meio dela, ocorre preservação do meio ambiente e melhora da qualidade de vida da população, além de melhorar a renda econômica de famílias pobres que sobrevivem da coleta de latas vazias de alumínio. No capítulo

1 o assunto é introduzido de modo com que o leitor seja informado sobre o que é tratado neste trabalho. No capítulo 2, são englobados conceitos ligados à logística e à responsabilidade social, de acordo com autores pesquisados. No capítulo 3 descreve-se a metodologia utilizada no trabalho. No capítulo 4, os dados são analisados e discutidos a partir de gráficos, revelando que a maioria das empresas pesquisadas  realizam o ciclo reverso das latas e conhecem a importância  desse ciclo para a natureza. Enfim, no capítulo 5, são ressaltadas idéias sobre logística reversa e responsabilidade  social, concluindo que não só as questões ambientais definem a adesão  da logística  reversa,  mas  também a vantagem  competitiva,  a diminuição  dos  custos  e  a  lucratividade  são  condições  determinantes  para  as empresas serem adeptas desse processo reverso.

Palavras-chave: Logística. Logística Reversa. Reciclagem


1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 6

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ................................................................................... 8

2.1 A logística e suas conseqüências ......................................................................... 8

2.2 A logística reversa - conceitos e motivos.............................................................. 9

2.3 A relação entre logística reversa e o meio ambiente .......................................... 11

2.4 Responsabilidade social como estratégia organizacional................................... 13

2.5 A evolução do alumínio....................................................................................... 14

2.6 O processo de reciclagem de latas de alumínio e suas etapas .......................... 14

3 METODOLOGIA.................................................................................................... 20

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS..................................... 22

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................. 27

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 29

APÊNDICE A – TERMO DE CONSENTIMENTO .................................................... 31

APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO ............................................................................ 32


1 INTRODUÇÃO

No século XXI, surgiu na sociedade o interesse em se reaproveitar produtos após o seu  consumo,  ou  seja,  reciclar  aqueles  materiais  que  podem  voltar  ao mercado em sua forma original ou em outra, como por exemplo, a lata de cerveja ou refrigerante.

Essa implementação, chamada logística empresarial tem demonstrado uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento para as empresas. Porém, grande parte dessas instituições ainda não aderiu à logística reversa, a qual envolve o retorno dos materiais aos fornecedores e sua reutilização após a reciclagem. Esse fluxo  reverso  é  um  complemento  da  logística  direta  e,  assim  como  essa,  traz benefícios às empresas, além de prevenir os danos ao meio ambiente.

Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída de produtos das indústrias, em que o produto percorre o caminho fábrica-distribuidor-mercado- consumidor final, a logística reversa se preocupa com o ciclo inverso dos produtos, ou  seja,  o  seu  retorno  para  a  indústria,  seja  de  consumo,  materiais,  peças necessárias   ao   processo   de   produção   da   empresa,   produtos   vencidos   ou danificados. Esse sistema é um tipo de estratégia de gerenciamento no qual diversas organizações vêm aderindo devido à preocupação com o meio ambiente (responsabilidade sócio-ambiental), além de vantagens  competitivas  no mercado que esta traz, como redução  de custos,  boa imagem da empresa  repassada  ao cliente, entre outros.

As ações sociais têm sido alvo de estratégia das organizações, o que engloba o processo de reciclagem dos bens, pois as cobranças da sociedade e do governo a fim de reduzir os impactos ambientais estão cada vez maiores. Assim, busca-se a harmonia  entre esses fluxos, mantendo a integridade ambiental e gerando novas oportunidades de negócios.

No Brasil, segundo pesquisa realizada  pelo  SEBRAE/RJ   (2006),  2.361 empresas utilizam um processo de reciclagem, como, por exemplo, as que possuem as latas de alumínio como um de seus principais  produtos. Essas indústrias são notáveis pelo seu   grande   investimento   em   matéria-prima   reciclada,   tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (402.8 Kb)   docx (155.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com