TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio na Escola de Literatura Infantil

Abstract: Relatório de estágio na Escola de Literatura Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Abstract  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

Primeiro dia de aula

No dia 27 de novembro de 2014 além da nova matéria e professora , estávamos também em um novo espaço devido a alguns acontecimentos ocorrido com nossa turma como foi citado em sala de aula e a senhora deve lembrar-se. 19h15min começou a aula da professora Gesmares Costa com a matéria de Literatura Infanto Juvenil.

Começava ali mais uma jornada de conhecimento, quando cheguei a professora já havia começado a aula com uma dinâmica de apresentação muito interessante, pois me fez refletir mais uma vez sobre minha escolha e perceber que estou no caminho certo.

Depois de falar um pouco da matéria foi formado grupos de estudo e cada um iria discutir no grupo suas respectivas historias e conclusões. Ficamos com o texto de Rubens Alves “escolas gaiolas e escolas asas” onde comparamos o pássaro engaiolado ao aluno a quem não se dá a liberdade de pensar por si próprio. Assim como uma ave na gaiola só sai de um lugar para outro quando seu dono a leva, a criança que cresce repetindo o saber de outros, sem levar em conta seus próprios pensamentos, é altamente manipulável por aqueles que se consideram superiores em conhecimento e poder, monitorando seus passos e suas ideias, se é que as tem. O educador tem que provoca curiosidade e partir da mesma a criança desenvolve o desejo de aprender. Informação, apesar de necessária (a internet está cheia dela), não é o objetivo principal do ensino. O objetivo é levar o aluno a querer aprender. Muitas vezes o professor só tem que repetir aquilo que já vem nas apostilas. Mas, o professor ideal, a meu ver, é aquele que faz a si mesmo a pergunta: “Isto que vou ensinar, serve pra quê?”.

Segundo dia de aula

No dia 04 de dezembro começamos a aula apresentando a ultima equipe do trabalho em grupo que devido ao horário não havia dado tempo de apresentar, a equipe trouxe a reflexão do texto “O Discreto bateu asas de anjos” e trouxe em suas falas a importância de ser diferente, e de como é gratificante fazer coisas que gostamos, onde a equipe trouxe um exemplo bem interessante de que não adianta fazer pedagogia sem vocação onde concordo plenamente com isso pois não adianta fazer algo que você não sinta alegria e nem prazer fico triste as vezes por ver que meus colegas muitas vezes traz isso em suas falas. No slide de Rosa uma senhora de 87 anos de idade que tinha o sonho de fazer um curso superior nos faz refletir que muitas vezes em nossa vida temos diversas oportunidade que uma vez perdida será difícil encontra-la novamente e quantas vezes ficamos pondo empecilhos em nossas vidas e que envelhecer é inevitável, mas crescer é opcional e que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode provavelmente ser, se realmente desejar. Logo após a leitura e reflexão da historia de Rosa conhecemos um pouco do surgimento da Literatura Infantil que surgiu em 1921 com Monteiro Lobato, com a historia de “Narizinho a menina de nariz empinado”, onde a mesma foi adaptada durante década e fazendo o maior sucesso entre as gerações passada e atual. No Terceiro slide foi abordado o como fazer e qual importância se tem a seleção de livros para crianças e retratou ainda a significância que tem as historinhas infantis na vida de uma criança como instrumento de dialogo entre a mesma e um adulto. E ao final da aula a professora nos deu um desafio de apresentar uma historia infantil através de uma peça teatral e depois comparar esses historia como seria hoje em dia. E saímos queimando os miolos para pensar em qual historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com