TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Infantil

Por:   •  26/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A Obesidade Infantil é atualmente considerada um problema global de saúde pública, e tornou-se uma prioridade de saúde em diversos países. Ela está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, psicológicos e comportamentais, não se tratando apenas de um problema estético.

A doença pode desencadear problemas de saúde importantes, como por exemplo, hipertensão, diabetes, colesterol alto, depressão, ansiedade, entre outros. Além disso, causa impacto no bem estar psicológico e na qualidade de vida das crianças.

Diante disso, este trabalho visa à realização de um estudo sobre a obesidade infantil, apresentando características gerais da doença, como causas e consequências, bem como medidas preventivas e o tratamento.

CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL

Há diversas causas que podem originar a obesidade infantil, dentre elas podemos citar a alimentação, sedentarismo, distúrbios psicológicos, fatores genéticos e hormonais.

Com o passar dos anos houve grandes mudanças nos comportamentos alimentares, as crianças passaram a ter contato com alimentos industrializados e calóricos, e se afastaram das frutas e de outros alimentos naturais e saudáveis. Houve também mudanças relativas às atividades físicas, pois elas passam muito mais tempo sentadas em frente à televisão, aos vídeo games e computadores, e dessa forma não gastam as calorias necessárias.

Problemas psicológicos, como depressão ou ansiedade, podem alterar o comportamento da criança, pois ela pode desenvolver compulsões alimentares, perder a vontade de praticar atividades físicas, dentre outros sintomas que prejudicam sua qualidade de vida. Existem ainda, as causas genéticas e hormonais, onde filhos de adultos obesos, por exemplo, têm maior tendência à obesidade infantil, variações hormonais também podem ter influência no sobrepeso.

CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE INFANTIL

A criança obesa, normalmente está habituada a um estilo de vida desregrado e têm grandes chances de virar um adulto também obeso. Como consequências do sobrepeso, podem ser desencadeados diversos problemas de saúde, dentre eles podemos citar a hipertensão, diabetes, colesterol alto, depressão, ansiedade, problemas cardiovasculares e ortopédicos, entre outros.

A obesidade infantil vai muito além de um problema de estética, pois pode ter impactos físicos e psicológicos no desenvolvimento da criança, inferiorizando a sua qualidade de vida.

No Brasil, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso. Os dados do Ministério da Saúde se juntam a informações de todos os lugares do mundo.[pic 1]

TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL

O diagnóstico e tratamento da obesidade infantil devem ser feitos por médicos especializados, pois o seu tratamento será recomendado de acordo com as suas causas. O pediatra irá avaliar se há fatores genéticos, psicológicos ou comportamentais e sugerir o que for necessário. No entanto, devem ser realizadas mudanças nos hábitos e rotinas do ambiente em que a criança vive, buscando por mais saúde e qualidade de vida. É de grande importância que toda família esteja envolvida nesse processo, pois são os pais e/ou responsáveis pela criança que devem dar o exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com