TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paper Citações

Por:   •  18/8/2023  •  Seminário  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 7

INTERNET 5G NO BRASIL[pic 1]

                                                                         Alunos:

Mariana Bornes

Rafael Osinski

Rodrigo Lima

Tutor externo: Willian Nascimento Duarte

RESUMO

Do surgimento do primeiro hominídeo já se passaram milhares de anos e se hoje nos mantemos como a espécie dominante no planeta, muito se deve pelo fato de sermos criaturas curiosas; ansiosos por apreender sobre nós e o mundo; modificamos, transformarmos nosso ambiente; obstinados por criar e controlar coisas que nos tragam comodidade e conforto. Neste trabalho vamos dissertar sobre a introdução no Brasil de uma nova tecnologia de acesso a dados móveis, o 5G. Nosso objetivo é contarmos um pouco de sua inserção, dissertarmos sobre suas vantagens com relação a tecnologias anteriores e comentarmos sobre o desafio para sua expansão. Para tanto, recorremos a pesquisa em sites e canais de redes sociais e portais de notícias especializados na área de tecnologia móvel: Manual do Mundo; Tecmundo; Giz_BR; CNN Brasil e Profissionais de TI. Com estes subsídios explanamos sobre as benesses da tecnologia e levantamos a indagação da inclusão digital.

Palavras chaves: 5G. Tecnologia de acessos móveis. Internet móvel.        

1. INTRODUÇÃO

O trabalho que apresentamos agora visa uma breve contextualização histórica das tecnologias de conectividade móvel de alta velocidade até chegarmos ao 5G e suas vantagens em ralação as tecnologias que a antecederam. Falamos das datas de sua implementação no Brasil e do maior desafio de sua propagação em território nacional.  

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A todo instante vão surgindo novas tecnologias, ideias e soluções revolucionárias no mercado visando melhorar o nosso dia a dia, otimizar nosso tempo e por quê, não, nos entreter? Nos últimos anos, em média a cada 10 anos surge uma nova revolução, por assim dizer, no quesito telefonia móvel. Tecnologia que vem evoluindo a passos largos, com início lá na década de 40 e que nos trouxe grandes avanços tecnológicos a nível global. Nos proporcionou o poder de estar de certa forma em qualquer lugar por intermédio da internet e que a cada momento nos traz uma nova experiência.

Hoje está chegando no Brasil a nova tecnologia de conectividade móvel de alta velocidade, o 5G.

Mas o que é o 5G?

“5G é o novo padrão de Internet móvel que promete uma velocidade muito mais alta e novas tecnologias para celulares e dispositivos inteligentes” (MANUAL DO MUNDO, 2022).

Enfim chegamos na era em que podemos, por exemplo, ligar a máquina de lavar roupas, o ar condicionado e as luzes da casa, tudo isso enquanto estamos a caminho de casa a bordo de um carro autônomo. Isso tudo é só uma fração do que a nova tecnologia nos prepara.

Figura 1 - LINHA DO TEMPO DO 5G NO MUNDO

[pic 2]

Fonte: NDmais. Disponível em: https://ndmais.com.br/tecnologia/do-1g-ao-5g-ate-onde-iremos-na-telefonia-movel-2/

        A tecnologia passou a ser testada e utilizada a partir da década de 40 com as chamadas via rádio, foi quando surgiram as ligações telefônicas que se movimentavam, ou seja, eram telefones que não eram ligados por fios, normalmente ficavam alocados dentro de carros pois seu peso era extremamente elevado, pesava em torno de 35kg, impossibilitando de carregá-los consigo. Esse foi o primeiro modelo, hoje batizado de 0G.

        1G: Surge o sistema celular, nome recebido por se originar do sistema que utilizava várias células, desenvolvido pela DynaTec nos EUA, contava com seus 30 cm e pesando em torno de 800 gr. Chegava ao mercado o primeiro celular portátil. Ainda com a tecnologia engatinhando, esse sistema operava pelo sistema analógico e não era criptografado gerando vários casos onde a ligação era interceptada por qualquer rádio sintonizando a mesma frequência.

        2G: Já a tecnologia 2G era um pouco diferente, o sistema era digital e criptografado, com suas informações sendo convertidas em 0 e 1. Inicia-se as mensagens SMS.

        3G: Inicia a era da internet nos telefones, com a possibilidade de o cidadão acessar páginas da internet na palma da mão enquanto está na rua.

        4G: Nesse momento a internet melhora significativamente possibilitando ao usuário assistir filmes, fazer vídeo chamadas e baixar aplicativos para seu smartphone.

        5G: Aqui a curva de desempenho dá uma guinada acentuada, saltando de meros 50 Mbps no 4G, para de início 1000 Kbps podendo chegar até 20.000 Kbps, prometendo acabar com o problema de conexões simultâneas causando sobrecarga na rede como por exemplo em shows, onde são milhares de pessoas fazendo acesso ao mesmo tempo e assim deixam a linha congestionada. Outra singularidade da nova tecnologia é a latência.

“A latência é um atraso no tempo de resposta de um aparelho, aplicativo ou site. Quando a resposta da rede é mais rápida, você consegue fazer coisas como cirurgias a distância ou operar máquinas e veículos autônomos”, afirma Neger. Hoje esse tempo de resposta é de 20 milissegundos. (NEGER, CNN BRASIL, 2023)

Os benefícios vão além da comunicação e velocidade de transmissão dos dados, os hospitais também terão um excelente up grade, otimizando e diminuindo o tempo de espera nas filas de cirurgias com o auxílio dos braços robóticos controlados à distância.

Como aponta Andrion (OLHAR DIGITAL, 2020), será possível desenvolver uma cirurgia de forma remota, enquanto o cirurgião está em um lugar e a equipe médica está em outro, apenas assistindo à operação enquanto os braços robóticos estão em ação.

No Brasil o primeiro lugar a receber a nova tecnologia foi a capital nacional, Brasília, no dia 6 de julho de 2022, enquanto que para o Rio Grande do Sul, teve início no dia 29 do mesmo mês.

Figura 2 - TUDO INTERLIGADO

[pic 3]

Fonte: Verzani. Disponível em: https://www.verzani.com.brblog5g

Os brasileiros que já puderam usufruir do 5G, no geral tiveram uma boa recepção, o que mais chamou atenção era a velocidade da internet, nos lugares onde tinha cobertura ia tudo bem, porém não era uniforme.

        Com a nova geração 5G onde tudo é mais rápido, teremos acesso a realidade aumentada, carros autônomos, e objetos do nosso dia a dia como eletrodomésticos, todos poderão ser interligados numa só rede.

Figura 3 - CASA INTELIGENTE

[pic 4]

Fonte: Natatel. Disponível em: http://www.nataltel.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-casa-inteligente-e-suas-tecnologias/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com