TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade no Processo de Confecção

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

ALUNOS

Cristiane Maciel Santos

Isabel Cristina Lopes Souza Faria

Priscila Camila da Silva Oliveira

Regiane Ribeiro

Simone F. Costa dos Santos RA414201458

RA914201500

RA914204584

RA914204424

RA3014201001

Artigo científico:

Qualidade no Processo de Confecção

Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho, como um dos requisitos de avaliação da disciplina de Projetos Integradores do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, sob orientação do Professor:

Renato Logiudice.

SÃO PAULO - SP

2015

Sumário

Introdução 3

1.1 Justificativa 4

1.2 Objetivo 4

1.3 Processo produtivo 4

1.3.1 Planejamento 5

1.3.2 Materiais 5

1.3.3 Modelagem: 5

1.3.4 CAD (desenho auxiliado por computador) 6

1.3.5 Desenvolvimento de ficha técnica..............................................................................6

1.3.6 Corte 6

1.3.7 Costura 7

1.3.8 Inspeção 7

1.3.9 Expedição 8

2 Metodologia 8

3 Resultado..................................................................................................................................9

4 Discussão 11

5 Conclusão 12

6 Referências 12

Resumo

O artigo Qualidade no Processo de Confecção é um projeto aplicado a uma empresa no segmento de confecção de camisas, que tem interesse pela melhoria para redução dos seus prejuízos causados por não conformidades e falta de um controle eficaz. Assim sendo, surge a necessidade de implementar em todo processo de confecção, os princípios da qualidade e suas ferramentas com o objetivo de identificar os problemas e focar nas suas causas para se tomar a melhor decisão. Por meio de pesquisas realizadas, pode-se fazer um levantamento de dados em acompanhamento às atividades da empresa e seus processos, buscando-se a redução de erros e melhoria contínua. Neste artigo destaca-se a importância de se obter um controle de prevenção de falhas, com a aplicação do CEP (Controle Estatístico de Processo) e ciclo PDCA para se obter a garantia final de produto ótimo.

1 Introdução

A finalidade deste artigo é demonstrar a importância da aplicação dos princípios da qualidade e suas ferramentas no processo de confecção de camisas, em uma empresa de médio porte que atua em um mercado específico de roupa, moda country, para um público alvo que se torna cada vez mais exigente em relação à qualidade.

Em estudo, a empresa Tassa Jeans, foi criada em 1996, com o objetivo de desenvolver produtos de vestuário para os apaixonados pelo mundo equestre. O foco inicial era desenvolver produtos de alta qualidade, associados à durabilidade e sofisticação para atender às necessidades dos competidores do segmento. Os fundadores da marca já possuíam tradição familiar no ramo de vestuário, o que possibilitou a criação de um novo conceito, inovando o cenário da moda country brasileira e consolidando sua identidade. Com investimento em pesquisa, design e tecnologia, a empresa Tassa ampliou a variedade de seus produtos. Indo do clássico ao casual e do adulto ao infantil, isso evidenciou sua versatilidade, o que a tornou referência no mercado, não só como marca, mas afirmando um estilo de vida. A empresa é composta por uma equipe de profissionais e parceiros apaixonados pelo “Western Soul”, que trabalham diariamente em busca de novidades e satisfação de seus clientes.

A empresa está localizada em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo. Está em fase de crescimento e por isso começa a preocupar-se com a questão da qualidade do produto, bem como a melhoria em seus processos e assim superar a concorrência, tornando-se mais competitiva.

O estudo deste artigo esta voltado ao segmento de confecção de camisas, que vem apresentando uma quantidade significativa de defeitos como: colarinhos tortos, franzimentos, bolsos tortos, costuras fora do padrão estabelecido de medidas, etc. Problemas como estes que chamam a atenção para o processo de produção, do início ao acabamento final das peças, sendo parte do processo terceirizado o que o torna mais complexo para controle da qualidade.

1.1 Justificativa

Os defeitos identificados nas peças, após serem passadas por inspeções, apenas no final da produção, são registrados, fotografados e as peças devolvidas para retrabalho. Na falta da existência de uma tratativa estabelecida como também um nível aceitável de quantidade de peças com defeitos, surge o interesse em determiná-lo, identificar possíveis falhas e suas procedências durante o processo.

1.2 Objetivo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo produtivo de uma confecção de camisas, desde a sua criação até o acabamento final de sua fabricação, demonstrando pontos no processo onde a aplicação de métodos eficazes de controle da qualidade para a diminuição das não conformidades existentes, para garantir resultados em um produto satisfatório.

1.3 Processo produtivo

O processo produtivo são atividades efetuadas por setores inter- relacionados, de forma que estão orientadas à execução de se tornar real, o que se foi planejado, ou seja, transformar em camisas

os tecidos, baseados em desenhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com