TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por:   •  27/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Jessica Faustino de Abreu¹; Ricardo Dionizio de Almeida1. Anderson da Silva Godoy2; Claudemir Miranda Barboza3

1 Bolsista do Programa Institucional Residência Pedagógica/aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal. E-mail: jhessysouzaabreu@gmail.com e ricardodionizio81@hotmail.com

2Preceptor do Programa Residência Pedagógica e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal. E-mail: E-mail: andersonubracac@hotmail.com

3Professor orientador do Programa Residência Pedagógica e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal. E-mail: claudemir.barboza@ifro.edu.br

Resumo

Este relato de experiência em Residência Pedagógica mostra os trabalhos desenvolvidos, durante este período de pandemia, de forma remota, onde foi trabalhado por meio de vídeos diferentes resoluções de problemas que se referem á divisibilidade, sequências numéricas, raiz de uma função, teorema de Pitágoras e afins. Para um melhor desenvolvimento das atividades foram utilizados vídeos do Youtube onde explicam de forma clara e especifica cada uma destas operações matemáticas.

Palavras-chave: Divisibilidade; Raiz de uma função; sequências numéricas.

Introdução:

O presente trabalho busca refletir a percepção de que para uma grande maioria dos estudantes, a matemática é a disciplina considerada mais “difícil” de vida estudantil, o que ocorre pela falta de uma prática lúdica e instigante acaba gerando a falta de interesse e desmotivando os alunos a compreenderem esta área. Sendo assim, aproveitando a ocasião que o Programa Residência Pedagógica nos permite, visto que o mesmo busca o aperfeiçoamento dos futuros docentes da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Rondônia onde podemos fazer uma comparação entre a teoria e prática da profissão.

 Em sala de aula como residentes procuramos trazer uma aplicação prática dos conteúdos por eles estudados, no intuito de trazer mais clareza no entendimento e um maior aproveitamento do conteúdo.

Segundo o edital 06/2018:

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado no curso de licenciatura e desenvolvido em escola pública de educação básica, denominada escola-campo, com um total de 414 horas de atividades distribuídas entre, 60 horas de ambientação na escola, 320 horas de imersão sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica, 60 horas para a realização do relatório final. Sempre assistido pelo professor da educação básica, denominado preceptor, orientado pelo docente do IES denominado Docente Orientador, e um docente da IES.

        Para participar do Programa Residência pedagógica o discente deverá ter cumprido pelo menos 50% do curso de licenciatura e participar de um processo seletivo, o residente e esse deverá comprovar e atender os requisitos estabelecidos no edital.

O Programa Residência Pedagógica visa: Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura; Induzir a reformulação do Estágio Supervisionado; Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre IES e a escola; Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos iniciais de professores da educação básica:

O programa de Residência Pedagógica do Ministério da Educação (MEC), descrito no Edital 06/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Fundação Pública no cumprimento das atribuições conferidas pela Lei n°8.405, de 09 de janeiro de 1992, e pelo Estatuto aprovedo pelo decreto n°8.977, de 30 de janeiro de 2017. Com o objetivo de selecionar no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, Instituições de Ensino Superior (IES) para implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura, nas redes públicas e privadas. (CAPES, 2018 p.1).

As atividades desenvolvidas durante o Programa Residência Pedagógicas estimulam e promovem uma educação de qualidade nas escolas de educação básica. A execução das atividades do PRP-IFRO (2020-2022) vem ocorrendo integralmente por meio do regime de aulas remotas e outras atividades desenvolvidas nas diversas escolas da Educação Básica participantes do programa, devido aos riscos relacionados à pandemia do novo Corona vírus. O home Office em razão da suspensão das aulas nos espaços escolares físicos passou as interações pedagógicas para os ambientes virtuais com as aulas remotas. Assim, o ensino remoto emergencial tornou-se uma maneira de dar continuidade temporária aos estudos de milhares de estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Nessas circunstâncias, a execução das atividades do PRP-IFRO no cenário remoto exige um acompanhamento minucioso de todo o processo, uma vez que, o objetivo principal nesse período é manter o andamento da escolar dos alunos, tendo em vista o momento em que estamos vivendo, as condições de cada aluno, sendo que, no atual cenário o uso das tecnologias esta sendo essencial para que tal objetivo seja alcançado.

Desenvolvimento: 

O Programa de Residência Pedagógica do IFRO-Campus Cacoal iniciou-se em 2020, no meio de um cenário de incertezas, onde as atividades presenciais nas escolas-campo estavam interrompidas por conta da pandemia do novo Corona Vírus.

Com a piora da pandemia no país as aulas presenciais continuavam interrompidas, viabilizando a regência dos residentes apenas virtualmente por meio do ensino remoto. Na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RO) o ensino remoto vinha sendo desenvolvido na Plataforma Google Classroom, sendo mediado por Tecnologias Digitais (TD), portanto, os residentes que realizariam as práticas no ensino presencial tiveram que se adaptar a uma nova realidade de escolas fechadas e ensino à distância.

Desse modo, foram realizados encontros remotos por meio do Google Meet, entre os residentes, preceptores e o professor orientador, com o compartilhamento de atividades realizadas pelos preceptores com as suas turmas e, com o diálogo realizado com os professores preceptores, foi possível diagnosticar que o desenvolvimento das atividades estava ocorrendo por um planejamento remoto desenvolvido via Google Meet, Classroom, WhatsApp e entrega de materiais, voltados para o planejamento das ações que destacassem o desenvolvimento dos alunos. Pensou-se então que os residentes fizessem vídeos do conteúdo que estava sendo aplicado pelo professor, para auxiliar o mesmo na explicação do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com