TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Motivação Remuneração Estratégica

Por:   •  12/3/2021  •  Resenha  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS

Resenha Crítica de Caso

Verônica Melo Alves

Trabalho da disciplina Remuneração Estratégica

                                                                     Tutor: Prof. Márcio Gonçalves de Pinho

Rio de Janeiro

2021

A POLÍTICA DE RECOMPENSA E PROMOÇÃO INFLUENCIA A MOTIVAÇÃO DO TRABALHADOR?

Referência:

REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA. A Política de Recompensa e Promoção Influencia a Motivação do Trabalhador? Por Márcio Gonçalves de Pinho, Tara Keshar Nanda Baidya, Marta Correa Dalbem e Eduardo Henrique de Sousa Salvino, Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, revisado em 21 de junho de 2018. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina Remuneração Estratégica. Acessado em 20 de dezembro de 2020.

Introdução

O presente estudo aborda uma pesquisa feita em uma indústria farmacêutica de porte médio, localizada na cidade do Rio de Janeiro, feita com 63,49% dos trabalhadores, onde buscou-se investigar sobre a influência da política de recompensa e promoção na motivação desses trabalhadores, analisando o nível de motivação sob os conceitos de motivação intrínseca, vinda própria do indivíduo, e extrínseca, dependente das intervenções externas, conceitos esses que são as variáveis dependentes do trabalho. Durante o desenvolvimento, foi elucidado também as variáveis independentes no trabalho, características utilizadas nas regras de uma política de recompensa e promoção do trabalhador, sendo elas, transparência, justiça e controlabilidade. E a partir de um questionário, buscou-se coletar dados que pudessem mostrar se uma determinada política de recompensa e promoção de fato exerce influência na motivação extrínseca e na motivação intrínseca do trabalhador.

Segundo o autor, a contínua busca por respostas para questões complexas dentro do ambiente de trabalho, faz com que estudos sobre motivação tenha grande valor dentro das organizações. Sabendo-se que as boas relações de trabalho são essenciais para o cumprimento eficaz dos objetivos organizacionais, as empresas têm procurado formas de motivar o trabalhador a alcançar maiores níveis de produção, pondo em prática ações que possam proporcionar bem-estar e satisfação, além de um agradável e justo ambiente de trabalho. Portanto, considerando a relação entre estímulos financeiros e a forma como o trabalhador se comporta, foi feito um estudo buscando analisar a influência de determinada política de incentivos, por meio de análises quantitativas e pautadas na percepção do trabalhador, para saber se a política de recompensa e promoção influencia a motivação dentro das organizações.

Inicialmente, o autor aborda a existência de dois conceitos de motivação variáveis dependentes do trabalho, que são a motivação intrínseca, vinda do indivíduo, de dentro para fora, onde o comportamento é de acordo com sua própria energia. E a motivação extrínseca, representada pelos incentivos externos que buscam influenciar o indivíduo a determinados comportamentos. Neste cenário, entende-se por motivação intrínseca a força interior, que é capaz de se manter ativa mesmo diante das adversidades, aquela que está relacionada a expectativas de resultados, a conquista de melhores desempenhos, a ações que levem ao alcance de objetivos pessoais desafiadores, dependendo, assim, da sua vontade, persistência e intenção. Já a motivação extrínseca, também conhecida como motivação externa, está relacionada a fatores externos, conectado ao ambiente, como premiações, bônus, treinamentos de aprimoramento, entre outros.

Julga-se que para o trabalhador alcançar melhor desempenho depende muito da energia que o mesmo está disposto a empregar nas suas tarefas, porém para que as pessoas se sintam envolvidas e proativas no trabalho, depende de variados fatores, considerando que nem sempre os trabalhadores vão se sentir motivados pelos mesmos incentivos ofertados, pois as pessoas têm vontades e objetivos divergentes. Sabendo disso, as empresas frequentemente tendem a contribuir para mudanças das regras de incentivos dentro do ambiente laboral e buscam administrar ações efetivas que tragam resultados positivos. E uma dessas ações é conhecida como sistema de recompensa e promoção, que é visto por algumas organizações como nova vantagem competitiva, pois as recompensas têm como principal propósito motivar o empregado a trabalhar movido por estímulos de natureza intrínseca e extrínseca.

Existem diversas visões sobre os termos recompensar e reconhecer, dentre elas a ideia de que recompensas devem estar alinhadas com as metas organizacionais e a organização deve se valer de uma gestão de pessoas capaz de mobilizar a força de trabalho com uso de mecanismos de recompensa e reconhecimento, de incentivos financeiros e não financeiros. Neste âmbito, o autor aborda também sobre as variáveis independentes do trabalho, considerado requisitos indispensáveis de um sistema de recompensa e promoção do trabalhador que são: transparência, justiça e controlabilidade. A transparência pode ser entendida quando é muito clara a forma como a compensação é definida, as chances de promoção e os critérios de promoção de cargo. A justiça dá-se quando a compensação faz com que os trabalhadores se sintam valorizados pelo trabalho, quando é compatível com o desempenho, com o salário e merecimento. A controlabilidade, que se refere à percepção do trabalhador de que ao aplicar maior esforço alcançará maior recompensa, o que o mantém com certo grau de autonomia. Portanto, percebe-se que oportunidades de promoção afetam positivamente a motivação intrínseca e que a justiça do sistema tem uma relação significativa com a motivação extrínseca.

O trabalho feito utilizou um questionário estruturado para levantar as percepções e medir níveis motivacionais dos trabalhadores em uma indústria farmacêutica de porte médio, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados identificam que há relação significativa entre motivação extrínseca e a justiça na política de compensação monetária e a controlabilidade das oportunidades ofertadas pela política de promoção. Segundo os resultados também, a transparência, tanto da política de compensação monetária quanto da política de promoção, a controlabilidade da política de compensação monetária e a Justiça da política de promoção, não têm efeito significativo na motivação extrínseca. Os resultados mostram haver relação estatisticamente significativa entre motivação intrínseca e a justiça na política de compensação monetária, o que apoia a hipótese de que a justiça da política de compensação monetária influencia a motivação intrínseca. Não alcançaram relação com a motivação intrínseca as características transparência e controlabilidade da política de compensação monetária, bem como as características transparência, justiça e controlabilidade da política de promoção. A controlabilidade da política de promoção foi significativa e relevante para o outro tipo de motivação, a motivação extrínseca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com