TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Pescadores

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 4

A: Apresenta a ideia de que os cientistas “deveriam” saber que são tipos de caçadores, pescadores e detetives. Utilizou-se da frase “Teorias são redes (...)” para destacar o trabalho de pescador de um cientista. Essa analogia gerou o pensamento que o instrumento de confecção das redes são as palavras e que uma rede é construída para pescar “determinado” tipo de peixe.

B1: São destacadas as habilidades em comum de um caçador, pescador e detetive. Todos possuem conhecimento de suas atividades, conseguem prever os comportamentos de suas “caças” e com isso criam formas de captura – Teoria. Sem o conhecimento, as ferramentas – de captura – não seriam corretamente utilizadas.

Da mesma maneira é a ciência. O tamanho das malhas (que define o que fica e passa), são definidas de acordo com o pré-julgamento das teorias – elaboradas pelo conhecimento dos cientistas “caçadores, pescadores ou detetives”. Esse processo especifica o grupo de análise. Em alguns casos pode gerar prejuízo para o conhecimento científico total do fenômeno.

Exemplos:

1. Galileu e sua rede matemática objetiva: deixava as questões subjetivas (cheiro, cor, som, gosto)

2. Física do século XIX e o éter: teoria equivocada;

3. Psicologia tradicional e o código morse numa bela ópera: dependendo do ouvinte pode dar a atenção à ópera ou ao código; Freud e os lapsos, sonhos e sintomas neuróticos, anteriormente passava sem chamar a atenção, agora é caçado ferrenhamente;

4. Caçada de Semmelweis: exemplo de hipóteses, que viraram teorias, fundamentados no conceito de matéria cadavérica;

5. Humanas x Exatas: enquanto uma não possui muita definição de peixes ou redes a outra tem de sobra; O caso do desenho do movimento da árvore com o da bailarina, representando os conceitos/leis “estáticas” das exatas, em detrimento das mudanças constantes das humanas; No decorrer da fala, demonstra-se que o mundo das leis é visto de longe da vida real, uma vez que na realidade somos um conjunto de seres diferentes (o caráter é estático). Essa diferença total é que torna tão complicado ser a ciência a representação fiel da realidade e não as teorias ou métodos. Defende-se então que a ciência – como compreendida na modernidade - tem ligação com a busca do que é comum/lei/universal e deixa de lado a diversidade. Ainda com relação as diferenças entre Humanas x Exatas “É mais fácil montar uma armadilha para uma tropa em ordem unida, que para uma bailarina”.

B1: Nas ciências exatas (ou sem variações) não existe nenhum tipo de dinamismo que somente é vislumbrado onde existe vida “A natureza oferece um tema e sobre ele se constroem variações sem conta”. Essa questão pode ser extrapolada sem limites quando se pensa no ser humano e sua capacidade de escolha, mas em qualquer forma de análise, o papel das teorias é compartimentalizar os indivíduos através de seus hábitos comportamentais.

C: Identifica-se mais facilmente o novo, quando esse quebra a rotina já estabelecida (7 anões). Por isso é necessário conhecer a ordem, para que se tenha capacidade de identificar a desordem. Exemplo da velocidade da luz.

D: Pode ser observado que a melhor analogia para definição de pesquisa científica é a pesca com anzol no lugar da rede. Tendo uma hipótese, escolho o anzol e pego peixe de acordo com o anzol escolhido.

A:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com