TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Super-dotação e Altas Habilidades

Por:   •  2/11/2018  •  Abstract  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 9

Disciplina:

Superdotação e Altas Habilidades (PEE07)

Avaliação:

Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423153) ( peso.:1,50)

Prova:

8391716

Nota da Prova:

9,00

Gabarito da Prova: [pic 1] Resposta Certa  [pic 2] Sua Resposta Errada

1.

Na sociedade, por algum tempo foi aceito a concepção de que a educação especial deveria ser organizada de forma paralela à educação comum. Acreditam que seria a melhor forma para o atendimento de estudantes que apresentavam deficiência ou para aqueles que não se adaptavam a organização dos sistemas de ensino de forma regular. Contudo, a partir da Declaração de Salamanca em 1994, as escolas regulares passaram a ofertar o ensino para todos, no intuito de extinguir as atitudes discriminatórias. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva apresenta como objetivo o acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares orientando os sistemas de ensino a promoverem situações e recursos as necessidades educativas. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:

I- O atendimento da educação especial somente para o ensino fundamental, preferencialmente aos anos iniciais, período de alfabetização infantil.
II- A formação continuada aos professores que atuarão no atendimento educacional especializado e aos outros profissionais da educação. 
III- A acessibilidade urbanística, arquitetônica, adequação nos mobiliários e equipamentos, transportes, comunicação e informação.
IV- A responsabilidade será exclusiva de cada setor que necessita se organizar de forma individualizada na implementação das políticas públicas. 

É correto apenas o que se afirma em:

[pic 3] a)

I, II e III.

[pic 4] b)

II e III.

[pic 5] c)

I e II.

[pic 6] d)

II, III e IV.


2.

Joseph Renzulli, como especialista nos estudos da superdotação, oferece várias informações sobre o comportamento destes sujeitos. Além de descrever diversos aspectos sobre o comportamento dos superdotados, ele também oferece explicações que justificam tal comportamento. De acordo com o especialista supracitado, o comportamento dos superdotados é justificado por:

[pic 7] a)

Fatores psicológicos, pois, se o superdotado não estiver preparado para desenvolver suas habilidades, ele nunca se evidenciará.

[pic 8] b)

Fatores apenas biológicos, pois, independente dos estímulos externos, o superdotado tem sua habilidade que se desenvolverá com ou sem mediação.

[pic 9] c)

Fatores genéticos, porém também são influenciados por características peculiares do indivíduo (coragem, persistência, autoestima elevada) e ambientais.

[pic 10] d)

Fatores apenas sociais, pois, de acordo com a teoria, o conhecimento se constrói apenas através das interações.


3.

Para definir direitos e as ações específicas voltadas a sujeitos como as pessoas com superdotação e altas habilidades, faz-se necessário compreender as características inerentes a tal condição. A partir do conhecimento científico de diversas áreas, hoje compreendemos melhor as características da superdotação e altas habilidades, o que permite desenvolver políticas adequadas para oferecer uma educação apropriada a estes sujeitos. Segundo a Política Nacional de Educação Especial, podemos dizer que as pessoas com altas habilidades e superdotação são caracterizadas:

[pic 11] a)

Por uma superdotação que nos permite compará-las a super-heróis ou a seres sobrenaturais.

[pic 12] b)

Pelo alto desempenho que lhes oferece uma total independência das demais pessoas.

[pic 13] c)

Pela elevada potencialidade de aptidões e talentos, que se evidenciam em uma ou diversas áreas de atividade.

[pic 14] d)

Pelas habilidades que lhes oferece um domínio pleno em todas as áreas do conhecimento.


4.

O conceito de diferença apresenta uma variedade de características que fazem parte das práticas sociais, condizentes a gênero, classe social, aspectos físicos, mentais e culturais. A definição de diferença pode ainda ser considerada sob quatro ângulos: experiência, relação social, subjetividade e identidade. Sobre esses ângulos, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Experiência.
II- Relação social.
III- Subjetividade.
IV- Identidade.

(    ) Seriam os pensamentos e sentimentos mais pessoais, o caráter emocional e individual do sujeito.
(    ) Formas de construir e organizar as estruturas sociais e políticas de poder, produzindo significações.
(    ) Consistem nas vivências baseadas nas interpretações pessoais decorrentes das relações vivenciadas.
(    ) São resultados das experiências culturalmente construídas que formam sua constituição pessoal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

[pic 15] a)

II - IV - III - I.

[pic 16] b)

II - III - IV - I.

[pic 17] c)

I - III - II - IV.

[pic 18] d)

III - II - I - IV.


5.

Joseph Renzulli desenvolveu uma teoria amplamente utilizada no estudo sobre altas habilidades e superdotação. A partir de sua teoria foi possível estabelecer um modelo, o qual ele chamou de o Modelo dos Três Anéis. Com relação ao Modelo dos Três Anéis proposto por Renzulli, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) No Modelo dos Três Anéis, há três conjuntos de traços em que apresentam igual importância. Entretanto, nem todos necessitam aparecer ao mesmo tempo ou em quantidade no comportamento de superdotação.
(    ) Na identificação do superdotado pelo Modelo dos Três Anéis, há necessidade de grandes evidências em pelo menos um dos três conjuntos, para depois desenvolver os demais aspectos por meio dos programas de atendimento especializado. 
(    ) O conjunto caracterizado como Envolvimento com a Tarefa está presente em indivíduos que são muito criativos e capazes de elaborar atividades artísticas com a mesma qualidade, se comparadas a de artistas renomados.
(    ) O Modelo dos Três Anéis de Renzulli, entre diversos dados que possibilita verificar, apresenta um conjunto bem definido de traços do superdotado, sendo estes: habilidades acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com