TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da literatura já no inicio da infância não deve ser negligenciada

Por:   •  7/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A importância da literatura já no inicio da infância não deve ser negligenciada, pois desenvolver o hábito do amor aos livros, desde pequeno ajuda a criança agilizar seu aprendizado do mundo e da alfabetização.

O Desenvolvimento e a aprendizagem gerada pela leitura já na infância são facilmente identificadas nos indivíduos cujo hábito já tenha sido iniciado, este já acostumado com a leitura tem mais facilidade em interpretar não só textos mas como tudo a seu redor.

Os recursos utilizados são basicamente livros de vários tipos, aqueles que são feitos com texturas para o desenvolvimento do tato, os com desenhos mais elaborados, e os mais simples, são veículos importantes para ensinar as mensagens, que são passadas pelas histórias dos livros infantis.

Os livros são direcionados conforme a idade da criança, direcionando-a para um aprendizado especifico ou auxiliando no entendimento do mundo e de si próprio.

O principal objetivo, e desenvolver a criança, ano a ano, com tudo que eles necessitam para se conscientizar dela mesma e do mundo, para estar pronta para aprender outras matérias e a interpretar o que for necessário.

Aula-tema 02:

A organização de diferentes ambientes para a contação de histórias

Quadro Síntese

"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

Espaço Físico Faixa etária Materiais Forma de Organização

Sala de aula

0 a 3 anos Tatame,

almofadas,cobertas, estante aérea para livros infantis,fantoches, materiais para fazer o barulho da história (ex:uma folha para fazer o barulho do raio) O Ambiente vai estar organizado de uma forma que seja aconchegante para as crianças e professores, a estante com os livro estará disposta acima do professor, pois ira ajudar no manuseio, a questão de ser aérea seria uma forma de prevenir algum acidente. Logo a frente do professor está posicionada as almofadas que estão sobre um tatami.

Pátio da Escola

4 a 5 anos Temos uma tenda feita de lençóis, com almofadas, um baú com fantasia, fantoches, bonecos e objetos que auxiliam na contação das histórias, e outro baú com as histórias, que foram trazidas pelas próprias crianças da instituição. Em um cantinho do pátio, terá uma tenda feita de lençóis, que remete a infância do professor e dos pais, dentro desta tenda temos várias almofadas, para deixar um ambiente confortável para a

leitura,à dois baús posicionados ao lado da onde ficaria o professor, um contendo fantasias tanto para adulto e crianças, no outro tem um baú recreados de livros da literatura infantil.

Biblioteca 6 a 9 anos Mesas e cadeiras, estantes de livros, tatami, almofadas, puffes, chapéus,perucas e óculos engraçados. A estrutura da biblioteca manteria a idéia principal da intituição, estantes de livros, mesas e cadeiras, mas em um cantinho elaborado pelos professores, com tatami, puffs e almofadas, temos os dias de contação de história, aonde o professor e os alunos escolhem uma história se caracterizam com os chapéus, perucas e óculos que estão dispostos na parede, toda a turma forma um circulo todos em silêncio só o contador tem o direito da palavra.

Aula-tema 03:

A seleção de livros adequados às categorias de leitor

Categoria de Leitor Principais características Livros Selecionados

Pré-leitor:

Subcategoria: Primeira Infância – 15/17 meses aos 3 anos.

Subcategoria: Segunda Infância – a partir dos 3 anos.

Primeira infância

São livros cuja o principal objetivo é desenvolver as sensações na crianças, são livro que tem texturas, sons e partes interativas com as crianças.

Segunda infância

O prioridade são enredos curtos, com imagens, textos com repetições para a melhor assimilação da criança. Primeira Infância

1. O sapo bocarrão- Keith Faulkner (Companhia das Letrinhas)

2. Quem canta seus males espanta - Theodora de Almeida (Caramelo)

3. Mundo do Bebê um Livro de Pano: Animais -Hinkler Books (Todo Livro)

4. O porco narigudo - Keith Faulkner(Companhia das Letrinhas)

5. O livro das hitórias - Georgie Adams (Companhia das Letrinhas)

Segunda Infância

1. Coleção Ninoca – Lucy Cousin (Ática)

2. Bililico – Eva Furnari (Formato)

3. A casa sonolenta- Audrey Wood (Ática)

4. Anton sabe fazer mágica - Ole Konneche (Martins Fontes)

5. Coleção sabor e amizade - Tatiana Belinky (Paulinas)

Leitor Iniciante: a partir dos 6/7 anos Como está época da infância seria a principal da representação formal da escrita, os autores já fazem enredos maiores que precisam de mais concentração para a sua assimilação, entretanto ainda se encontra as ilustrações que são um estimulo a leitura para as crianças e também para a interpretação do texto.

1. O pote do vazio – Demi (Martins Editora)

2. Os contos de Grimm- Tatiana Belinky (Paulus)

3 A fantástica fábrica de chocolate - Roald Dahl (Martins Editora)

4. O duende da ponte- Patrícia Rae Wolff (Brinque Book)

5. Pedro e o lobo- Sergei Prokofiev (Martins Fontes)

Leitor em processo: a partir dos 8/9 anos. Nesta faixa etária as crianças já estão mais familiarizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com