TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os desafios do docente

Por:   •  30/10/2015  •  Artigo  •  3.554 Palavras (15 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO SOCIAL ENTRE PROFESSOR E GESTOR NO AMBIENTE ESCOLAR

Aline Araújo de Araújo1

Mariléia Nobre2

Resumo

O presente artigo apresenta estudos sobre a importância da relação social entre professor e gestor dentro do ambiente escolar, o papel do gestor dentro da instituição e como é importante para o trabalho e o desenvolvimento produtivo da equipe, pois o gestor educacional deve gerenciar uma gestão democrática e participativa na relação com os professores, facilitando os trabalhos desenvolvidos, medindo os conflitos diários, sendo flexível compartilhando suas ideias e estar disponível a ouvir, identificando fatores que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o ambiente seja motivador para o professor e consequentemente ao aluno. É de suma relevância que haja uma relação interpessoal entre ambos para que a práxis escolar supra às necessidades pedagógicas do aluno. Considerando que a escola é um ambiente de relações e o propósito de um bom profissional é melhorá-la buscando fortalecer um espaço de compreensão e respeito entre todos os envolvidos, colaborando para uma gestão participativa e democrática.

Palavras-chave: relacionamento social- relação professor e gestor - ambiente escolar.

Abstract

This paper presents studies on the importance of social relationship between teacher and manager within the school environment, the role of the manager within the institution and how important it is to work and productive development team, as the educational manager must manage a democratic management and participatory in the relationship with teachers, facilitating the work done by measuring the daily conflicts, and flexible sharing their ideas and be available to listen, identifying factors that facilitate the process of teaching and learning, since the environment is motivating for the teacher and consequently the student. It is extremely important that there is an interpersonal relationship between them for the school praxis above the pedagogical needs of the student. Whereas the school is an environment of relations and the purpose of a good professional is improving it seeking to strengthen one understanding of space and respect among all involved, contributing to a participatory and democratic management.

Key words: social relationship – teacher relationship and manager – school environment

1 Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do relacionamento social entre professor e gestor no ambiente escolar, uma vez que essa relação influência significativamente o desenvolvimento do trabalho desses profissionais.

Estudos realizados mostram que promover um ambiente de respeito e harmonia onde haja um bom relacionamento entre os profissionais acaba se tornando um desafio diário nas escolas, o que muitas vezes as impede de formar boas equipes para a melhoria do desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, do ensino.

Por isso, é imprescindível para este estudo compreender as relações estabelecidas no espaço social escolar, considerando que este espaço é essencialmente humano e como tal nos fortalecemos como pessoas.

Para as escolas restam saber lidar com as questões interpessoais, buscar desenvolver ações que tenham a finalidade de fortalecer as relações, gerar respeito e conforto na convivência escolar, ações que busquem ajudar tanto os profissionais como os alunos a permanecer na escola.

Em cada escola as pessoas possuem identidades e valores culturais diferentes e, sabendo que a construção da identidade esta ligada a vida em grupo, é inevitável que o nível de motivação, o estado de ânimo e o entusiasmo, exerçam um fator determinante no desempenho e desenvolvimento do trabalho. Por isso não se deve desprezar os incômodos que surgem nas relações cotidianas no espaço escolar, mas sim buscar trabalhar isso a fim de tornar os sujeitos mais tolerantes com as pessoas que ali convivem. Uma vez que, por sermos seres diferentes, nem sempre encontramos pelo caminho pessoas que nos agradam, tendo aqueles que de uma forma ou outra causam sensações que não gostamos ou não queríamos viver.

Diante do objetivo do trabalho, o artigo se deu a partir de instrumento bibliográfico de autores que abordam o tema.

Justifica-se a escolha do tema deste trabalho no momento que compreendi, através de observações no meu cotidiano escolar, o quanto as relações interpessoais entre professor e gestor podem contribuir e afetar o processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente escolar.

Deste modo, para que a escola tenha sucesso no processo de ensino-aprendizagem é necessário que se tenha gestores e professores comprometidos e preparados para enfrentar os desafios diários.

A partir das ideias mencionadas, no decorrer deste trabalho será sintetizada a relação interpessoal escolar identificando fatores que facilitem o processo de ensino, bem como o de aprendizagem.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O presente trabalho aborda a importância da inserção de metodologias no ambiente escolar, propiciando através do relacionamento soluções inovadoras na gestão e no processo de ensino-aprendizagem.

Como mostra Cury (2005), gestão implica a presença do outro, de interlocutores com os quais se dialoga e com os quais se produzem respostas para a superação de conflitos: “pela arte de interrogar e pela paciência em buscar respostas que possam auxiliar no governo da educação, segundo a justiça. Nesta perspectiva, a gestão implica o diálogo como forma superior de encontro das pessoas e solução dos conflitos” (CURY, 2005).

Muitas perguntas e grandes desafios logo se colocam para o dirigente escolar: como articular e mobilizar tanta diferença em torno de um projeto comum? Como fazer para, a partir das diferenças, construir um projeto coletivo que retenha a “identidade” da escola? Como construir “sentidos” compartilhados por todos, de modo que se possa alcançar uma unidade em termos de ação?

As diretrizes organizacionais como missão, visão e objetivos devem ser definidos e elaborados pela equipe escolar, a partir da análise estratégica, mostrando que o planejamento, se bem aplicado, pode tornar a gestão da escola mais competitiva, atuando como um instrumento de comunicação, de acompanhamento e principalmente de aperfeiçoamento do aprendizado na organização. Para Glatter (1992) a gestão de mudanças na escola é uma atividade necessária e complexa que requer conhecimentos, habilidades e competências, pois a gestão eficaz é uma característica das melhores escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com