TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Corporativa

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Nesse trabalho iremos desenvolver conhecimentos a uma área emergente da psicologia: A psicologia jurídica.

Temos como objetivo conhecer sua história, seu início no Brasil e suas principais áreas de atuação no mercado e trabalho.

Através desse trabalho esperamos acrescentar conhecimentos em nossas vidas pessoais e profissionais.

Psicologia Jurídica

ABNJ: Associação Brasileira de Psicologia Jurídica

Psicologia Jurídica consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, tais como a saúde mental, estudos sócios jurídicos dos crimes e personalidade da pessoa natural e seus embates subjetivos. Dedicam-se a proteção da sociedade e a defesa dos direitos do cidadão.

Nesse ramo são tratados os casos psicológicos que podem surgir em contexto de tribunal tendo como exemplo: o estudo do comportamento criminoso, separação/divorcio, e adoção.

A psicologia Jurídica teve início no Brasil em 1990, em um movimento dos psicólogos em uma associação de nível nacional no Brasil, nessa época foi criada Associação Ibero- Americano de Psicologia Jurídica na Argentina determinante para mobilização em nosso país.

Figura 1http://profionalpsiquee.com.br/2012_10_01_archive.html?m=1

Áreas de atuação mais tradicionais:

Psicologia Criminal e Psicologia Penitenciaria/ Carcerária: A psicologia criminal estuda o criminoso, enquanto a psicologia penitenciaria ou carcerária estuda suas ações, intenções, reações e seus comportamentos, procurando identificar quais aspectos os levaram a cometer o crime, além de buscar entender as atitudes dos criminosos após ter cometido o delito. Sendo que os Psicólogos que atuam nessa área servem de testemunhas em muitos processos para que possam auxiliar o advogado e juiz entenderem a maneira que o criminoso pensa, porém não cabe ao psicólogo à decisão de condenar ou não o criminoso.

Psicologia Do Testemunho: Esse profissional atua com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e outras infrações penais que deixam sequelas na personalidade do indivíduo pois existe muita dificuldades em tomar depoimento desses tipos de vítimas por isso é necessário a intervenção do psicólogo.

Psicologia Policial/Militar: O psicólogo auxilia os policiais militares e seus familiares procurando conhecer o que o policial faz e como ele vive pois é uma das profissões mais estressantes.

Áreas de atuação mais recentes:

• Mediação

• Psicologia Jurídica e Ministério Público

• Psicologia Jurídica e Direitos Humanos

• Psicologia Jurídica e Magistrados

• Proteção a Testemunhas

• Vitimlogia

Psicologia Jurídica e Direitos da Família

Tem sido revelado o quanto significativo o desfecho judicial se apresenta quando há a intervenção de um psicólogo jurídico, enriquecendo o processo com a avaliação técnica do caso.

Aplica-se psicologia jurídica quanto há necessidades biopsicossociais dos envolvidos em processos de guarda, adoção e interdição, procurando obter e manter todas pertinentes à origem e história de vida dos sujeitos, tanto os requerentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com