TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÕES CURRICULARES: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  30/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

ADAPTAÇÕES CURRICULARES: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (PAG. 1 – 19)

O texto refere-se a adaptações curriculares para melhorias do ensino e inclusão do aluno especial e têm como objetivo organizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, admitindo decisões que oportunizam adequar à ação educativa escolar, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola.

As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Realizando assim a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às necessidades dos alunos com que requerem cuidados especiais. Essas adaptações curriculares implicam a planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; que formas de organização de ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como e quando avaliar o aluno.

Podemos considerar como ajustes e modificações que devem ser promovidos nas diferentes instâncias curriculares, para responder às necessidades de cada aluno, e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de aprendizagem. Essas providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, inclusive às necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação da sociedade.

Muitos educadores passam interpretar essas adaptações como diminuição na qualidade do ensino ou empobrecer as expectativas educacionais, essas decisões curriculares podem ser as únicas alternativas possíveis para os alunos que apresentam necessidades especiais como forma de evitar a sua exclusão. As adequações relativas os objetivos sugerem decisões que modificam significativamente o planejamento quanto aos objetivos definidos.

Alterações realizadas nos objetivos, conteúdos, critérios e procedimentos de avaliação, atividades e metodologias para atender às diferenças individuais dos alunos e focalizam as formas de ensinar e avaliar, bem como os conteúdos a serem ministrados, considerando a temporalidade.

Portanto a inclusão de alunos com necessidades especiais na classe regular implica o desenvolvimento de ações adaptativas, visando à flexibilização do currículo, para que ele possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula, e atender as necessidades individuais de todos os alunos. A educação especial é concebida como modalidade de educação escolar complementar e necessária para que alunos com necessidades educacionais especiais alcancem os fins da educação geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com