TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO

Por:   •  12/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNÓLOGICAS – DCHT

CAMPUS XVII – BOM JESUS DA LAPA

DOCENTE: CLAÚDIA                                                                                   TURMA: 2013.1

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS TEOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA

DISCENTE: RAÍRA DIPAULA MOREIRA DE CASTRO

[pic 1]

PIAGET E A MATEMÁTICA

Jean William Fritz Piaget foi um psicólogo, biólogo e epistemológico suíço, nascido em 09 de agosto de 1896 em Neuchâtel, Suíça e falecido em 16 de setembro de 1980 na cidade de Genebra Suíça. Tendo como uma de suas grandes teorias a Teoria da Epistemologia Genética que apresentavam acontecimentos fundamentais para o ensino e aprendizagem da matemática, principalmente do raciocínio lógico matemático.

O raciocínio lógico matemático é apontado como a premissa que orientou toda a pesquisa piagetiana, possuindo como base a teoria do conhecimento centralizada na evolução natural da criança, Piaget defende uma abordagem interdisciplinar no processo da pesquisa epistemológica. Ele classifica as fases de transição da criança como estágio e os define em quatro estágios primordiais: o sensório motor (0/2 anos), pré operatório (2/7 anos), operatório concreto (7/12 anos) e operatório formal (12/16 anos) nesse processo ocorre um ajustamento constituído por dois mecanismos: assimilação + acomodação que é ajustado por terceiro mecanismo que é o da equilibração.

Durante todo o processo de crescimento da criança a mesma pode adquirir mais conhecimentos ou menos, dependendo principalmente da maneira que ela é apresentada a um ato reflexivo sobre o espaço em que a criança interatua, assegurando o processo de equilibração.

O conhecimento lógico matemático da criança é realizado por meio da sua interação com o mundo, as relações que ela constrói com as pessoas ao seu redor, como o resultado que ela encontra com os objetos por meio das suas ações.

         Piaget também aceita como verdadeiro o conceito de que a criança assimila a matemática, o seu conteúdo, teorias e cálculos sem ter a consciência de que realmente é a disciplina, mesmo realizando atividades do cotidiano que remetem a metragem de algo, troco de alguma mercadoria, definição de espaço ou distância de algum objeto ela não encara essa situação como um processo matemático. E por conta disso assimila melhor o que lhe é apresentado sem o peso da disciplina em si. É possível observar essa teoria na fala de PIAGET que vem a seguir:

[...] todo aluno normal é capaz de um bom raciocínio matemático desde que se apele para a sua atividade e se consiga assim remover as inibições afetivas que lhe conferem com bastante frequência um sentimento de inferioridade nas aulas que versam sobre essa matéria. (2005, p.57 )

        Logo Piaget afirma que para compreender a matemática só seja possível, se realmente assimilar o conteúdo e trazê-lo para a realidade em que vive, pois apenas por repetição ou verbalização não pode ser ensinada e ao menos compreendida. Dessa maneira é essencial uma mente criativa e potencializada ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com