TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Componente Curricular: Fundamentos da Didática

Por:   •  30/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – BREVES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Componente curricular: Fundamentos da Didática      

Turma: Pedagogia2022 matutino
Professora: Dra. Cleide Carvalho de Matos
Acadêmicos (as): Bárbara Carina da Costa Pantoja (barbara.pantoja@breves.ufpa.br)

                              Kaylane Pereira Sanches (kaylane.sanches@breves.ufpa.br)

                             

Tema: O papel da didática no contexto das teorias liberais: implicações para a docência.

Breves-Pá

2023

INTRODUÇÃO

        A didática tem suma importância para o processo educativo, pois ajuda o professor a ampliar métodos que aperfeiçoe o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno. Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática são: “Objetivos e conteúdos; métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno”. Assim, será abordado o papel das tendências liberais que são: a tradicional, a renovada e tecnicista dentro do processo de ensino e qual a implicação delas na docência. Dessa forma, será destacado como são as didáticas dessas pedagogias e quais as suas características dentro do âmbito escolar e a sua permanência até os dias de hoje.

DESENVOLVIMENTO

As Tendências Pedagógicas Liberais têm como finalidade preparar os discentes para assumir papéis sociais, contribuindo para o preparo dos mesmos para a vida em sociedade, cada uma dessas teorias possuem uma forma de organização diferenciada.

A tendência liberal tradicional teve início com os jesuítas quando eles repassavam os conhecimentos através do estudo da leitura e da interpretação da palavra divina que todos deveriam aprender e somente eles poderiam catequizar. Essa teoria pedagógica tem como característica o ensino humanístico, tendo o professor como o centro do processo de aprendizagem, em que o foco do ensino é o conteúdo repassado pelo professor sem abertura para questionamentos, fazendo do aluno um ser receptivo e passivo, tendo que praticar o exercício de memorização, e não tendo autonomia sobre o seu próprio aprendizado que era um ensino autoritário.

Com o manifesto dos pioneiros na revolução de 30 surgiu o escolanovismo, que trouxe mudanças no ensino, que tinha como objetivo eliminar o ensino tradicional individualista, buscando o desenvolvimento do aluno por meio da interação do meio que ele vive. A característica marcante da pedagogia nova é a valorização da criança e sua liberdade. Caracterizada por uma didática onde o professor é o orientador da aprendizagem auxiliando o desenvolvimento espontâneo da criança, onde aprender a aprender é essencial pois o processo de aquisição é mais importante do que o que se aprende, nessa tendência o professor passa a respeitar e a entender as necessidades individuais dos alunos, elaborando situações para facilitar a aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com