TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  26/7/2019  •  Seminário  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA

DEDC - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – I SEMESTRE

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

DOCENTE: JOÃO WILKER

DISCENTE:LEIA DA SILVA DE OLIVEIRA

ATIVIDADE AVALIATIVA DA I UNIDADE

1- QUEM É E QUAL A INFLUÊNCIA DE TAYLOR NA ADMINISTRAÇÃO E NA PRODUÇÃO?

Frederick Winslow Taylor(1856-1915), fundador da administração cientifica, nasceu na Filadélfia, nos Estado Unidos. Veio de uma família de princípio rígidos, foi educado com forte devoção ao trabalho e disciplina, iniciou sua carreira como operário e realizou diversos tipos de serviços até chegara engenheiro. Desenvolveu o taylorismo, técnica que consistia na ênfase da estrutura organizacional e pela busca da eficiência na produtividade.

Em seus estudos Taylor começou a cronometrar o tempo que um operário, gasta para desempenhar tal atividade, esse método ficou conhecido como estudo do tempo e movimento, afim de aperfeiçoar e racionalizar o processo de trabalho, como também para promover a prosperidade dos patrões e empregados.

Segundo ele no âmbito do trabalho a improvisação deveria ceder lugar ao planejamento, e o empirismo a ciência, Taylor sempre analisando a produção e administração do trabalho tornou um influenciador do ramo.

2- PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TAYLOR E FAYOL?

O objetivo do trabalho dos dois era o mesmo: a busca de eficiência nas organizações. No entanto Taylor criou administração cientifica, que analisava a organização a partir da base, pois pra ele para aumentar a produção tinha que mudar e definir as tarefas das funções técnicas. Como também que deveria ter um supervisor em cada área, a remuneração dos empregados era de acordo com as peças produzidas.

Já Fayol criou administração clássica, que analisava a organização de cima para baixo, ou seja, das funções gerenciais para as técnicas, tinha objetivo era aumentar eficiência por meios dos vários níveis de responsabilidades e organização. Para ele teria que ter “unidade de comando”, ou seja, o empregado recebe ordens apenas de um superior, o salário deveria ser justo e capaz de satisfazer as necessidades do trabalhador.

3-INFLUÊNCIA DE HENRY FORD NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA?

Henry Ford, fundador do fordismo, modelo de produção que consistia na produção em massa na indústria de automóveis, que antes era artesanal e em pequena escala com preços altíssimos, passar a ser produzido em grande escala com garantia de qualidade e o menor custo possível.

“Essa inovação teve maior impacto na maneira de viver do homem do que muitas das maiores invenções do passado da humanidade.” Afirma Chiavenato (2003, pág.65).

Ford estabeleceu mudanças benéficas que constituía no aumento salarial, e na jornada de trabalho de 8 horas por dia. Utilizou em sua fábrica o modelo de produção vertical, como também o uso da esteira que conduzia os carros, até os empregados e cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com