TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS

Por:   •  24/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.240 Palavras (25 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: FUNDAMENTOS ARQUIVÍSTICOS SEMESTRE: 2019.1

DISCENTE: MARIA HELENA BALBINO MATRÍCULA: 1915 31030

TURMA: P1 TURNO: MANHÃ

DOCENTE: ANNA CARLA QUEIROZ

FICHAMENTO

O arquivo de uma entidade começa a se formar no protocolo e segue seu rumo no Arquivo Corrente, onde são classificados e avaliados seguindo a classificação

Continua em sua peregrinação até o Arquivo Intermediário, criado para guardar os prazos contidos na Tabela de Temporalidade. Avaliação e recomendações, guarda os documentos para sempre, eliminar e guardar sua informação nos meios tecnológicos e de acordo ainda com a Tabela de Temporalidade, recolher aquele Permanente ou Histórico, terminando assim sua vida gloriosa fazendo parte do Patrimônio Nacional da Humanidade.

No Brasil criamos um curso superior de arquivologia, tendo como objetivo formar aos que se chama hoje de arquivista. Podendo ser escolhido por sua especialidade, pois há muitas opções de arquivo corrente, intermediário e permanente, arquivos especiais, arquivos especializados em geral são os Active Archivists.

Os cientistas de arquivo tem sua responsabilidade de guardiões de princípios da arquivística e custódia dos arquivos do passado e sua acessibilidade no presente e futuro. A experiência dos arquivistas de perfil genérico vai ajudar muito dentre inúmeras sistema de fluxo, são alterados é necessário que os arquivistas conheça toda entidade principalmente a tecnologia da informação. O arquivista tem que se manter alerta desde a criação do sistema até princípio do registro de documento para avaliação, seleção e preservação, eliminação e recolhimento ao arquivo permanente se for o caso. É necessário enfatizar que ao arquivista brasileiro é comum a prática de arquivo corrente, intermediário, especiais e especializados. A ciências de arquivo de 3°idade assim pode contribuir em todas as fases do desenvolvimento dos sistemas de arquivos

No curso universitário de arquivologia, aprovado pelo Conselho Federal da Educação a disciplina informática está inserida no currículo mínimo, observa-se que a tendência Mundial é de ampliar o conhecimento dos arquivistas do sentido de levá-los a integrar mais a ciência da informação. A ciência da informação não se agrega arquivologia são ciências distintas, uma apoia-se na outra.

Mais uma vez que estamos sendo aprovado na nossa ideia de criar um curso de nível superior apresenta disciplina de Protocolo e Arquivo Corrente, Arquivo Intermediário, Arquivo Permanente ou Histórico, recebemos o manual dos arquivos eletrônicos do Conselho


Internacional de Arquivos. Comitê de Arquivos Corrente e que reza: Os Arquivista deve ser envolvido desde o início do ciclo contínuo da vida do documento de arquivo, de forma a sua intervenção ser potencializada.

Para os documentos seres criados autêntico e fidedignos, no sentido de que se trata e verdadeiramente as atividades da entidade e para que a integridade é a utilidade dos documentos seja preservada desde a sua criação até o seu recolhimento.

Os passos preconizados: são restaurar os princípios, delinear as questões estratégicas, abordar as questões tecnológica e desenvolver as competências específicas.

Os documentos de arquivo são produzidos, recebidos utilizados na condução da atividade de uma organização As organizações deve produzir, manter os documentos de arquivo fidedigno e autêntico, utilizáveis e proteger a integridade do documento durante o tempo necessário. Documentos de arquivo vitais para continuar o funcionamento da organização deve ser identificado, protegido e acessíveis a informação

Ter percepção da capacidade, de programa flexibilidade para se ajustar as prioridades da entidade os arquivos devem ter visão de oportunidade e capacidade de intervenção

Os documentos de arquivo corrente e permanente tem que ser enforcada junto isto é não pode ser estudados separadamente e com níveis de metas estratégicas e política ao longo prazo, pode melhorar o serviço prestado ao cidadão através da gestão de documento.

Perspectiva arquivística como se posicionar os arquivistas dentro da administração, os arquivistas depende da oportunidade disponível, quem é o principal cliente e a curto prazo dos arquivos considere as propriedades administração, o objetivo a curto prazo salvaguarda documento de conservação permanente liga os documentos papéis, aos eletrônicos os arquivos tendem a sumir custódia de documentos de arquivo eletrônico que utilizar a capacidade interna ou subcontratado em externo.

Os arquivistas são capazes de ajudar a administração em um problema arquivo, o arquivista deve mostrar os recursos capazes para apoiar os dirigente e não serem vistas como críticos. Os objetivos será fazer os dirigentes tomar conhecimento da importância dos arquivos organizados para obter sucesso em sua missão, não existe uma única solução oficial para implantar programas arquivístico. O Manual dos Arquivos eletrônicos no Conselho Internacional de Arquivos apresente gestão tendo em vista as administração

Princípios assistenciais, definição dos documentos de arquivo, guia da Norma ISO responsabilidade pela gestão documental do arquivo, gestão de documentos de arquivo deve ser responsabilidade de constante regulamento regimento de instituição acesso adequado aos documentos da administração pública.

Política de responsabilidade dos arquivistas deve trabalhar como administradores, para organizar a posição dos arquivos dentro da administração e a competência do mesmo, para gerir programas de gestão de documentos e arquivos de primeira, segunda e terceira idade incluindo naturalmente a percepção a longo prazo pequeno sucesso, pode grandes conquistas futuras. Assim a abordagem serão em vários níveis: O da própria administração, da unidade administrativa e do próprio sistema a formulação de suas políticas e arquivista deve ser desenvolver gestão continuar de documento especificação competência e responsabilidade na gestão, definir medidas em casos de destruição alteração de documento de conservação permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (414.3 Kb)   docx (136.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com