TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Componente Curricular: Fundamentos Filosóficos da Educação

Por:   •  1/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Componente Curricular: fundamentos filosóficos da Educação.

Professor: Wesley Soares Guedes de Morais

Aluno: Wesley José de Oliveira Souza

Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles tiveram um papel fundamental no pensar e fazer educação, pois foram os primeiros a desenvolver métodos simples que contribuíram de maneira interdisciplinar em diversos ramos da sociedade.

O método educacional de Sócrates envolve uma organização de perguntas específicas sobre um determinado tema, permitindo o aprofundamento desse tema por meio de inúmeras variáveis de respostas. A educação para Sócrates tem um papel de formação humanística. Seu pensamento filosófico educacional envolveu o autoconhecimento, a prática do bem e a busca da sabedoria, tendo pelo diálogo e investigação.

Essa perspectiva de Sócrates tem muito a ver com a nossa realidade, esse método é muito voltado para as escolas de hoje em dia, que consiste em formar cidadãos críticos, que possuem a capacidade de agir, pensar e discutir, nas buscas por pesquisas e questionar as investigações. Hoje não fica preso apenas nas escolas de se fazer esse método, possui conferências, congressos, fóruns etc, que têm essa troca de saberes e diálogos de diversos assuntos e temas. Então, o que era feito no passado, foi se desenvolvendo até chegar nos nossos dias.

Para Platão, em sua ideia de república ideal, os indivíduos seriam educados pela sociedade e para a sociedade, com seus princípios morais e éticos. Ou seja, na defesa de uma educação justa, igualitária, para todos independentemente da classe social, como acontecia na modernidade, tendo o Lutero que defendia uma educação para todos. Podemos pensar como exemplo, a LDBEN em seu Art. 2º “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Bem como a Constituição de 88 e o ECA que asseguram esses parâmetros em função da educação, vindo desse ideal de república do Platão, que as etapas do ensino tinham como intenção fazer com que os indivíduos dentro de uma perspectiva democrática tenham acesso ao conhecimento, entender o mundo em sua volta.

  Pensando nesses exemplos da LDBEN, Constituição e ECA, fica mais evidente na concepção de Aristóteles, que para ele, a educação se daria primeiro na infância (pensadores contemporâneos classificam como umas das etapas mais importantes da formação do ser humano), por meio da família, ela ficaria responsável por essa formação e o Estado em segundo momento.

Portanto, por mais distante que possa parecer essas visões desses filósofos, é muito presente em nossa contemporaneidade, na nossa sociedade e nos trabalhos que realizamos ao longo de nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com