TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: APS - Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a organização Modelação Flórida LTDA que atua nos segmentos automobilísticos, aeronáutico, náutico, de informática e Fundição e que já está desde 1996 no mercado.

No primeiro tópico serão apresentados alguns conceitos básicos de processos tais como elementos, características, desdobramentos no negócio, abordagens de melhoria de processos, e de capacitação e desenvolvimento de pessoas. Neste tópico apresenta o organograma de Recursos Humanos, detalhando todos os processos, desde provisão até o monitoramento de pessoas segundo Chiavenato 2010.

O segundo tópico detalha todo o perfil organizacional da empresa estudada englobando seus dados relevantes, tais como a história da empresa, números de funcionários, organograma empresarial, seus principais produtos e serviços, seus clientes e concorrentes, e as principais necessidades e as expectativas da sociedade e das comunidades vizinhas em relação à organização explicando o quão importante ela é para o meio externo.

O terceiro tópico descreve e modela o Processo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas e a implementação desse mesmo processo, pois fica cada vez mais importante o investimento nos colaboradores tornando-os aptos e atualizados para atender da melhor forma os clientes.

E para finalizar, apresenta uma descrição da analise de todos os dados recolhidos pelo grupo sugerindo melhorias para a organização, seja ela em processos ou até mesmo na capacitação de pessoas.

1. Revisão conceitual (referente aos conceitos básicos de processos – elementos, características, desdobramentos no negocio, abordagens de melhoria de processos – e de capacitação e desenvolvimento de pessoas).

Acredita-se que a melhor definição para processo é uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos e geram produtos usados para fins específicos por seu receptor. Para melhor exemplificar esta afirmação, segue um desenho explicativo:

Todos os processos existentes em qualquer empresa independente de porte e segmento de mercado podem ser caracterizados como organizacionais. Uma vez que esses processos viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral.

No artigo de Arnaud Velloso (2009), devido ao ambiente externo atual, as empresas tem se preocupado em aperfeiçoar todos os processos organizacionais, a sua adequação e seu funcionamento, garantindo estabilidade de mercado e destaque entre os concorrentes.

Neste trabalho será estudado o processo de desenvolvimento e capacitação de pessoas (localizado dentro da área de RH) detalhando seu funcionamento e sua finalidade dentro da empresa, mas para isso é preciso conhecer um pouco sobre Gestão de Pessoas e de todos os processos dentro do departamento de Recursos Humanos.

Segundo Chiavenato (2010), gestão de pessoas consiste em várias atividades integradas entre si. É uma área muito sensível à forma de pensar que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, isto é, tudo é relativo, tudo irá depender de algo ou alguma situação, exatamente porque depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado, da infinidade de outras variáveis importantes.

Ainda segundo Chiavenatto (2010), em Gestão de pessoas existem seis processos básicos que são conjuntos de atividades estruturadas. Esses processos são entendidos como uma série de atividades que fornece valor/benefício ao cliente interno, mais conhecido como os colaboradores da organização.

Segue a figura que representa esses processos:

Figura 1 retirada do livro do Chiavenato – Gestão de Pessoas – 2010

1. Processo de agregar pessoas: Que define quem vai trabalhar na empresa. São os processos utilizados para a inclusão de novas pessoas na empresa; recrutamento, seleção e planejamento de Recursos Humanos.

2. Processo de Aplicar pessoas: Que define o que as pessoas irão fazer na empresa. Desenha as atividades que irão realizar na organização além de orientar e acompanhar seu desempenho. Neste processo inclui-se desenho do cargo, análise e descrição do cargo e avaliação de desempenho.

3. Processo de Recompensar Pessoas: Utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais. Neste processo incluem-se recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.

4. Processo de Desenvolvimento de Pessoas: Utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Inclui-se treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão de competências, aprendizagem, programa de mudanças e desenvolvimento de carreira, programas de comunicações.

5. Processo de Manter Pessoas: Utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Inclui-se administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho (QVT) e manutenção de relações sindicais.

6. Processo de Monitorar Pessoas: Utilizado para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Neste, inclui-se banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

Todos esses processos estão relacionados entre si de tal maneira que dependem um do outro e se influenciam reciprocamente. Cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais, quando bem ou mal utilizados.

É fundamental o equilíbrio na condução de todos esses processos, pois eles são interligados. Todos esses processos são desenhados de acordo com as exigências das influencias ambientais externas e das influencias organizacionais internas.

A partir desta contextualização, o trabalho a seguir detalhará um dos seis processos citados acima: Processo de desenvolvimento de pessoas assim como suas propostas de melhoria.

Já com relação à capacitação e desenvolvimento de pessoas, todos têm capacidade suficiente em aprender e se desenvolver. Segundo Chiavenato (2010), os processos de desenvolver pessoas estão relacionados com a educação; não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos e habilidades que as tornem mais eficientes naquilo que fazem, e sim, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos se tornando assim, mais eficientes naquilo que fazem, pois formar representa o enriquecimento da personalidade humana e cada vez mais as empresas estão se dando conta disso.

Ainda segundo Chiavenato (2010), esse processo dividi-se em três etapas: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional. Com isso, pode se concluir que a partir de uma boa equipe, treinada e preparada para o que exercem, é que a organização se torna mais completa e pronta para enfrentar o mercado e seus concorrentes.

2. Estudo de Caso

2.1 Perfil da Organização

2.1.1 Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

A Modelação Flórida é uma empresa familiar de porte pequeno fundada na cidade de São Bernardo do Campo pelos irmãos Valter e Francisco em sete de outubro de 1996. Iniciou suas atividades em um galpão de aproximadamente dois metros com dois funcionários. Hoje com sede própria em Diadema, é formada e dirigida por profissionais com larga experiência nas áreas de Modelação, Ferramentaria e Projetos; a vivência profissional de seus fundadores há mais 25 anos em empresas de alto nível, permite garantir padrão técnico e filosofia de qualidade.

A Modelação Flórida é certificada pela ISO 9001:2008, desde 2002, ou seja, possui confiança e credibilidade perante seus clientes, parceiros e comunidade; compromete-se a fornecer produtos que atendam as necessidades dos clientes, por meio da melhoria continua dos processos e do aprimoramento técnico dos colaboradores.

Desde a sua fundação, a Modelação Flórida vem desenvolvendo os seus processos, através da busca por novas tecnologias e aprimoramento técnico dos colaboradores.

2.1.2 Citar os principais equipamentos, produtos, processos e composição da força de trabalho.

A Modelação Flórida, apesar de participar de um mercado extremamente competitivo e dinâmico, desde a sua fundação, encontra-se em contínuo desenvolvimento, devido à grande capacidade técnica de seus fundadores, colaboradores, todos com visão de mercado e respeito ao cliente.

Os produtos confeccionados e desenvolvidos pela Modelação Flórida são diversos, e podem-se destacar os seguintes: Ferramentas, Modelos, Dispositivos; sendo aplicados nas mais diversas áreas e segmentos industriais como: Automobilístico, Aeronáutico, Náutico, Informática e Fundição.

A Modelação Flórida conta com uma infra-estrutura completa e recursos necessários para suportar as suas atividades de Ferramentaria e Modelação.

O departamento de projetos conta com colaboradores altamente qualificados e dispõe de Softwares como Power Shape, Power Mill, MicroStation, AutoCAD, etc.

Em seu departamento de Produção a empresa conta com seis fresadoras CNC, com peso máximo admissível de 12 toneladas, duas fresas convencionais para usinagem 2D, um torno mecânico, duas serras de fita, uma lixadeira tubular, uma lixadeira de disco, uma serra circular, uma desempenadeira, uma desengrossadeira, dois compressores, uma estufa, seis furadeiras, sendo de coluna, bancada, base magnética; duas máquinas de solda, uma empilhadeira com capacidade máxima de 7 toneladas, duas talhas elétricas com capacidade máxima de 6 toneladas, uma prensa para ajustes com capacidade máxima de 220 toneladas, além de diversas máquinas manuais, entre elas retificadeiras, esmerilhadeiras, serras tico-tico, etc.

A Modelação Flórida também disponibiliza um departamento de qualidade onde é possível realizar medições 3D através do Software Power Inspect e de um Braço Tridimensional. Este departamento também realiza medições 2D e conta com diversos instrumentos de medição manual, sendo eles, paquímetros, micrometros, relógios apalpadores, relógios comparadores, súbitos, traçadores de altura, balança, esquadro de luz, esquadro combinados, transferidores de graus, etc.

Segue alguns produtos desenvolvidos pela Modelação Flórida:

Na categoria de Modelos encontra-se:

• Padrões – Cibatool – MDF

• Copiador em araldite especial

• Modelos de fundição em madeira, isopor, alumínio, ferro e araldite e

• Protótipos

Na categoria de Moldes encontra-se:

• Borrachas (prensado e Injetado)

• Espuma plástica (bancos automotivos, painéis Dash, agregados, espuma e tapete)

• Injeções para EPP (polipropileno expandido, tecnologia “Sanyo”)

Na categoria de Feltro Fenólico encontra-se:

• Moldar, acoplar e cortar processo e vinco corte: Cisalhamento/corte vinco

Na categoria de tapetes encontra-se:

• Moldados com moldes de alumínio com refrigeração

• Refile hidráulico com corte, vinco e facas serrilhadas

• Berço para corte Robot Jato d’água

Na categoria de Woodstock encontra-se:

• Ferramenta de molde e corte em aço mecanizado

Na categoria de Dispositivos encontra-se:

• Berços de corte d’água

• Berços de refile manual

• Berços de resfriamento

• Dispositivos de controle em madeira, aralde especial e ferro

Na categoria de equipamentos encontra-se:

• Equipamentos especiais para produção (porta moldes hidráulicos e pneumáticos)

• Prensa de colagem

• Dispositivos de montagem

Além de contar com um serviço de assistência técnica para todos os seus produtos garantindo confiança e credibilidade a um mercado tão exigente.

2.1.3 Citar os principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo. Citar as organizações (distribuidores, revendedores etc.) que atuam entre a organização e seus clientes.

A empresa está presente no mercado automotivo e tecnológico. Seu ramo de atuação é industrial e seus segmentos são: automobilístico, aeronáutico, náutico, Informática e fundição. A Modelação Flórida trabalha com organizações que atuam diretamente com as maiores montadoras de veículos. Podem-se citar algumas dessas organizações como: Riter Automotive Brasil, Inylbra Tapetes, Faurecia. Todas essas empresas utilizam os produtos da Modelação Flórida na construção de projetos para suas montadoras. Eles são os distribuidores para as grandes montadoras; compram os produtos da Modelação Flórida e revendem.

2.1.4 Citar os principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um deles.

São muitos os concorrentes que competem acirradamente com a Modelação Florida. Segue abaixo aspectos relevantes de dois dos maiores.

ARTECNICA - Indústria de moldes Ltda - empresa no mercado desde 1968 com atividades voltadas para modelação e a partir de 1994 investiram em tecnologia e equipamento para atender ao setor automobilístico, náutico, autopeças, ferramentaria e fundição fabricantes de maquinas. Seus principais produtos são CAD e CAM (sistemas de programação), metrologia (medição), projetos e usinagem.

Mar técnica LTDA – Há mais de dez anos no mercado náutico, a empresa tem sede na Marina Verolme S/A, Rio de Janeiro, considerada a maior e mais bem equipada Marina da America Latina proporcionando aos clientes mais conforto e melhor assistência. Executam qualquer espécie de reforma e reconstrução em embarcações. O diferencial da Mar Técnica é que estão a mais tempo no mercado e tem uma melhor localização, mais propicia para atender seus clientes.

2.1.5 Citar os principais fornecedores e insumos.

A Modelação Flórida conta com alguns fieis fornecedores nos segmentos de ferro, resinas, aço etc. Segue abaixo alguns dados relevantes de cada um deles:

• Aço Bril, fornecedora de aço. Essa empresa oferece a Modelação Flórida produtos como chapas grossas de aço de 6,30 metros a 100 metros e bobinas laminadas à quente de 6,30 metros a 31,50 metros.

• Materiais nacionais e importados das principais Usinas Siderúrgicas, certificados conforme normas e especificações técnicas e com total garantia de rastreabilidade.

• FTP, empresa de fundição de ferro

• Maxepoxi, empresa fornecedora de resinas. Essa empresa oferece a organização resinas de poliéster, mantas, fios contínuos e picados de fibra de vidro e tecidos de carbono e outros produtos referentes as linhas de modelação e ferramentaria.

2.1.6 Citar as principais necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades vizinhas em relação à organização.

A Modelação Flórida trabalha com muitos insumos prejudiciais a sociedade e por isso se preocupa com a sustentabilidade dedicando-se ao máximo em manter o descarte corretamente desses resíduos em locais próprios e adequados. Essa prática favorece a empresa; seus clientes, fornecedores e até comunidades vizinhas que não tem nenhum tipo de envolvimento com a empresa conseguem enxergá-la de uma forma diferente, colocando a Modelação Flórida na frente de suas concorrentes. Com isso acaba criando expectativas positivas aos olhos de seus terceiros. Eles a verão sempre de forma ética, responsável e que não pensa só em seus resultados, mas sim, que pode contribuir para a sociedade.

A organização é localizada em um bairro industrial. Todas as outras indústrias passaram a se espelhar em algumas atitudes da Modelação com relação a ações positivas para a sociedade como, por exemplo, a reciclagem tanto de material descartável como de resíduos químicos e fatores de conservação do meio ambiente favorecendo a comunidades vizinhas.

Outro fator importante para a contribuição da organização para com a sociedade é o fato de que aumenta a segurança pois todas as industrias tem sistema de monitoramento e seguranças físicos nas ruas.

2.1.7 Citar os principais parceiros.

Toda a organização hoje em dia vem ampliando sua visão e atuação estratégica para poder se colocar no mercado competitivo. Com isso a Modelação Flórida percebeu que todo o seu processo produtivo só teria resultado se realizado com a participação conjunta de diversos parceiros, tanto clientes quanto colaboradores e fornecedores, pois todos eles contribuem de alguma forma: Os clientes são considerados os mais importantes, pois eles depositam na empresa as suas expectativas, são aqueles que criam uma relação que dura pela confiança e é por causa deles que a empresa consegue se manter; Os fornecedores contribuem com matéria-prima, insumos, serviços e tecnologia; e todos os colaboradores, seja ele clientes internos ou acionistas e investidores, contribuem com sua mão de obra, investimentos (no caso dos acionistas) e dedicação.

Com relação aos clientes, a organização presta serviços há muito tempo e por isso criou um vinculo de parceria com eles.

Já com relação aos fornecedores, a organização demorou um tempo para conseguir trabalhar com empresas confiáveis, mas acabou encontrando novas oportunidades de parceria e desde então trabalham sempre com os mesmos.

2.1.8 Apresentar o organograma com a indicação do número de pessoas em cada área ou função. Se a organização for uma unidade, o organograma deve conter os principais vínculos com a organização principal e com as demais unidades.

Figura 02 – Organograma da empresa

Segue explicação de todos os departamentos existentes na Modelação Flórida:

Conselho Diretor: É formado pelas gerências.

RAQ ou RD (Representante da Administração para a Qualidade ou Representante da Direção): É o responsável pela qualidade.

Gerência de Compras: 01 Colaborador (Gerente de Compras)

Recebimento: 01 Colaborador (Almoxarife)

Compras: 01 Colaborador (Comprador)

Gerência Comercial: 01 Colaborador (Gerente Comercial)

Vendas: 01 Colaborador (Vendedor)

Gerência Financeira: 01 Colaborador (Gerente Financeiro)

Administração: 01 Colaborador (Assistente Administrativa)

Gerência Industrial: 01 Colaborador (Gerente Industrial)

Produção: 25 Colaboradores (Ferramenteiros, Fresadores CNC, Modeladores e Soldadores)

Supervisor de Projetos: 01 Colaborador (Supervisor de Engenharia Industrial)

Controle de Qualidade: 01 Colaborador (O mesmo que o RAQ) (Analista de Qualidade)

Projetos: 04 Colaboradores (Projetistas e Operadores CAD/CAM)

2.2 Descrição e modelagem do Processo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas

2.2.1 Modelar o processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas ou indicar a não existência do processo na organização em estudo.

A capacitação e desenvolvimento de pessoas é muito importante para qualquer organização, pois enriquece seus colaboradores e conseqüentemente a empresa consegue atingir seus resultados.

A Modelação Florida trabalha com um processo de treinamento e desenvolvimento próprio. Todo o ano, seus colaboradores, gerentes, e empresas de consultoria na área de treinamento se reúnem em um Workshop para discutir sobre os programas de desenvolvimento. Este ano foi estabelecido um projeto voltado para gestores e neste Workshop estabeleceram um modelo de gestor ideal disponibilizando vários cursos, palestras, fóruns e oficinas voltados para todos que quiserem participar.

O processo de treinamento funciona da seguinte forma: O responsável de cada departamento recebe uma lista com o histórico de todos os gestores (cargo, cursos realizados, cursos a realizar) e através dessa lista ele seleciona as pessoas para continuar se desenvolvendo (passar para a próxima etapa, no caso dos gestores que já tiverem realizado algum curso nos anos anteriores) ou aqueles que precisam se desenvolver (ou por não estarem executando corretamente suas funções ou por terem que aprender algo novo de seu cargo). Selecionado todos que irão participar, o responsável de cada área passa a lista dos funcionários para o RH avaliar se o orçamento disponível para treinamento está dentro do esperado. Estando tudo certo, o RH libera aos responsáveis de cada área a iniciação do programa de treinamento. Todos irão receber um email com algumas instruções, alem de dados relevantes do curso, tais como, data, hora, local, material necessário e duração do curso. A partir daí entram as empresas de consultoria que prestam serviços de treinamento e desenvolvimento de pessoas para a modelação Flórida. Eles seguirão um roteiro de todas as exigências enviado dias antes pelo departamento de RH da Modelação para poderem treinar profissional e corretamente esses gestores. Quando o treinamento chega ao fim, todos os participantes recebem email com a finalidade de aperfeiçoar e colocar em prática o que foi aprendido.

2.2.2 Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo

Todo o processo de treinamento e desenvolvimento na organização é realizado de forma organizada e controlada pelos responsáveis do projeto, o STAFF (empresa que presta serviço de consultoria nessa área).

Com os treinamentos, os gestores tornam-se mais aptos a desenvolver duas tarefas passando todo o seu conhecimento aprendido para seus subordinados chegando de forma mais eficaz aos resultados esperados pela organização.

Como a organização desenvolve modelos de treinamento todo o ano, os colaboradores já estão acostumados com essa rotina e acabam aproveitando da melhor forma possível o que a empresa tem para oferecer, isto é, o processo de desenvolvimento é sempre “bem vindo”.

2.2.2.2 Caso o processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas já exista na organização, analisar e avaliar o desempenho do processo (modelado em 2.2.1) considerando:

a) Os objetivos da organização, em relação à capacitação e desenvolvimento de pessoas, e o objetivo desse processo;

A Modelação Florida pensa muito no crescimento profissional e intelectual de seus colaboradores beneficiando tanto eles quanto a própria empresa. Ela tem como objetivo formar seus funcionários de forma a prepararem para realizar corretamente suas tarefas e atender de uma forma diferencial seus clientes. Para isso, ela acaba tendo como objetivo propiciar um ambiente agradável onde as pessoas se sintam dispostas a executar suas tarefas de forma prazerosa, pois a organização acredita que um funcionário satisfeito gera resultados. Além de se preocupar com seu enriquecimento intelectual e educacional, a Modelação também se preocupa com outros fatores relevantes que podem fazer toda a diferença no resultado de cada um deles tais como saúde, família, financeiro, bem estar, dia a dia. A organização se preocupa em ajudar o funcionário em todos esses tópicos para que ele se sinta cada vez mais orgulhoso em trabalhar nessa organização e que cada dia mais possa gerar resultados para ela.

b) Os indicadores que a organização possui para a avaliação de desempenho do processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas e seus desdobramentos na organização (eficácia, eficiência e adaptabilidade);

A Modelação Flórida tem o habito de fazer avaliações de desempenho periódicas com foco em competências, para assegurar a eficácia no desempenho e o aperfeiçoamento contínuo do colaborador. Essas avaliações acontecem de duas formas: ou individualmente, como se fosse uma entrevista (mais conhecido como Feedback) que os gerentes fazem com cada gestor e funcionário para saber um pouco mais de seus pontos fortes e fracos, suas dificuldades ou ate mesmo sugestões; ou então através de observações diárias feitas também pelos gerentes de cada área em cima dos gestores e funcionários analisando suas formas de trabalho.

Essas avaliações têm resultados positivos, pois os gerentes de cada área conseguem avaliar cada um e dessa forma ajudá-los através de um treinamento especifico, ou até mesmo perceber que esse funcionário se daria melhor em outra área.

c) Sugestões de melhorias;

Apesar de a organização disponibilizar de vários cursos, palestras, fóruns e oficinas para seus colaboradores, acabam não sendo suficiente para determinados cargos, principalmente para quem trabalha na parte operacional da organização. Deveriam desenvolver um programa de treinamento especifico em produção onde todos da área operacional pudessem participar melhorando sua eficiência.

...

Baixar como  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »