TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Gestao De Pessoas

Casos: Aps Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Para Fisher e Fleury (1998), Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

A expressão Gestão de Pessoas surgiu em substituição da administração de Recursos Humanos, que é o termo mais comum e usado para definir as maneiras de relacionar-se com as pessoas nas organizações.

O foco de Gestão de Pessoas está baseado no desenvolvimento, pois se preocupa com o crescimento e desenvolvimento das pessoas para que elas possam atingir níveis mais altos de competência, e este também será nosso foco na elaboração desta APS o investimento, desenvolvimento e crescimento das pessoas, tendo em vista que as mesmas são peças fundamentais em qualquer organização e sociedade, a função de Gestão de Pessoas tem como objetivo encontrar, atrair e manter as pessoas de que precisa na organização.

Segundo o Gil (2001), a Gestão de Pessoas abrange uma gama de atividades, como recrutamento de pessoal, descrição de cargos, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, dentre outras, entretanto as atividades estão totalmente relacionadas entre si, influenciando-se reciprocamente.

Segundo Chiavenato (2005 p.53), o departamento de Recursos humanos surgiu no século XIX, com a necessidade de “contabilizar” os registros de trabalhadores, faltas e os atrasos somente isso.

O processo evolutivo dos Recursos Humanos das organizações passou por fases distintas as quais são:

a. A fase Contábil, que visava os custos em primeiro lugar, havia uma preocupação muito grande quanto aos custos que cada organização tinha, e esta fase foi pioneira de Gestão de pessoal que se iniciou no século XIX e permaneceu até 1930.

b. A fase Legal, estrito cumprimento da legislação onde se criou a CLT, entre 1930 e 1950, nesse mesmo período se criou também a função de chefe de pessoal.

c. A fase Tecnicista, burocracia como sinônimo de praticidade, nesse período se iniciou a preocupação de eficiência e desenvolvimento de funcionário, e o RH passou a ser responsável pelo setor de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com