TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  28/9/2021  •  Monografia  •  4.931 Palavras (20 Páginas)  •  4.041 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DOM ALBERTO

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

ROSIMERI DA SILVA DO BOMFIM

        

   CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

                                       

SANTO ANDRÉ

2021


   CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Rosimeri da Silva do Bomfim¹

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O presente estudo tem como propósito demonstrar a conjuntura da psicomotricidade sobre a aprendizagem pontuando os principais elementos que exercem influência sobre o desenvolvimento cognitivo e intelectual do educando. Tendo em vista a análise do ritmo corporal para favorecer a leitura e a escrita. Pretende-se com esse trabalho examinar os princípios fundamentais da psicomotricidade tais como o movimento, o intelecto e o afeto, procurando compreender como esses conceitos influenciam do dia a dia do educando. Para isso questiona-se a relação que a escola estabelece com esses princípios, com o intuito de entender qual a sua posição enquanto instituição escolar. Perante o exposto será feita um estudo conciso sobre a importância do trabalho com a psicomotricidade na idade escolar, mais pontualmente no ensino fundamental dos 09 aos 12 anos. Idade na qual frequentemente não é desenvolvida a psicomotricidade como necessitaria no contexto escolar, e que é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno. Segundo essas observações foram elaboradas um conjunto de questionamentos, originando-se na educação infantil e recebendo reforço no transcorrer do processo de aprendizagem escolar. Entende-se que incluído nesse pensamento faz-se significativo o desenvolvimento corporal mediante a educação psicomotora e assim contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, posto que a escola seja um ambiente de formação e informação para o crescimento sócio intelectual do homem, que cria e recria os princípios e significados de erro e acerto ou de que maneira aprender de modo prático e lúdico. Este estudo almeja contribuir com os educadores elucidando questões sobre a psicomotricidade, a leitura e a escrita no ensino fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: Criança. Aprendizagem. Desenvolvimento. Educação. Psicomotricidade.

¹ merybomfimsilva@gmail.com


INTRODUÇÃO

Este artigo evidencia a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da aprendizagem, porque além de assessorar o educador também permite gerar outra vertente no tocante ao método de ensino e aprendizagem. Para tanto, é preciso construir uma comunicação, que não aconteça somente oralmente, como também gestualmente (mãos, dedos, pés, cabeça etc.). Todavia, possibilite aprender por meio de todo o sistema psicomotor.

 A psicomotricidade se sobressai exatamente pelo estímulo do desenvolvimento motor, isto é, desenvolver os movimentos corporais e emocionais do ser humano a fim de que este se perceba enquanto ser intelectual e social. A escola exerce uma função de grande importância na construção da formação intelectual e cognitivo das crianças e adolescentes, de acordo com (Cury, 2008 p.101): “a capacidade de se adaptar e superar os eventos da vida depende fundamentalmente de aprendizado e menos da carga genética”. Assim, a educação psicomotora é essencial para ampliar a capacidade de ação, sentimento e cognição do ser humano mediante o movimento corporal.

Compreende-se, atualmente, que a psicomotricidade oportuniza as crianças possibilidades de expandir capacidades comuns, acentuando sua habilidade motora, fazendo uso do movimento com intuito de alcançar conquistas mais refinadas, tal como as intelectuais.

A metodologia abordada nesse estudo assegura uma reflexão sobre a psicomotricidade e como abordar as dificuldades de aprendizagem (leitura e escrita). A educação tem um papel fundamental e imprescindível neste processo. Uma vez que a aprendizagem, do princípio ao final, passa pelo corpo. O corpo não é somente um pormenor no processo de aprendizagem, é o núcleo de todo esse processo.

A relevância desse trabalho se explica nas prerrogativas que o desenvolvimento psicomotor apropriado oferece ao processo de aprendizagem, considerando que a psicomotricidade é parte indispensável em todo o desenvolvimento humano. O corpo é a gênese de qualquer aprendizado. O corpo encontra-se evidente na aprendizagem humana diuturnamente. E, a despeito de todos esses fundamentos, na maior parte das vezes, ainda são observados nas escolas, desde o primeiro ano, crianças sentadas enfileiradas, uma atrás de outra, corpos limitados detrás das carteiras, olhos presos no caderno; se um aluno conversa, a professora solicita silêncio, impondo regras. As dinâmicas corporais necessitariam encontrarem-se presentes em todo o processo de educação da criança e interligados totalmente, pois a brincadeira, o sorriso, o canto, a corrida, o cair e levantar-se, fazem parte do desenvolvimento humano e frequentemente não é consentida a vivência desses experimentos em sala de aula. A escola precisa ser um lugar acolhedor no qual a criança sinta desejo de aprender e, incentivada a exercitar a coordenação motora enquanto método de aprendizagem. A fim de que isso ocorra compete aos educadores a busca pelo incentivo de um desenvolvimento psicomotor ideal da criança, como: reconhecimento das partes do corpo,  movimento com as mãos e os dedos, domínio dos movimentos gestuais do corpo, e assim por diante, esse trabalho resultará em uma aprendizagem mais satisfatória no processo formativo do aluno. O movimento é o instrumento indispensável da psicomotricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com