TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AQUATICAS

Trabalho Escolar: ATIVIDADES AQUATICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pode-se dizer que desde a pré- história o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

A relação entre o homem e o meio líquido sempre foi bastante densa, desde a pré-história, o homem já nadava, seja com finalidades utilitários para recolher alimento, seja em momentos de outras necessidades, como por exemplo, para fugir de um perigo em terra, lançando-se no meio liquido e nele se deslocando. A arqueologia diz que há 5.000 anos na Índia, na localidade de Mahenjoara, existiram piscinas com aquecimento, da mesma forma que baixos relevos assírios retratam estilos rudimentares da “braçada clássica”, utilizada por soldados no Eufrates. A própria educação do Egito Antigo, há cerca de 3.000anos, indica a existência de professores de natação para as crianças nobres. Uma vez que o envolvimento humano com a água aflora sentimentos e emoções arraigadas ao enredo psicológico, representando vivências positivas e prazerosas, assim como negativas e reveladoras de medos e ansiedades.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações de atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

Apesar de se tratar de uma técnica antiga, muitas pessoas desconhecem os benefícios oriundos da natação, que tem a capacidade de desenvolver todos os itens que compõem a aptidão física, dependendo do tipo de treinamento, organização e periodicidade. Especialistas afirmam que começar a praticá-la ainda quando bebê ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias. Além disso, trata-se de um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo, melhora a respiração e a coordenação motora, relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro. Indico a natação para todas as crianças a partir dos seis meses, principalmente para que ela desenvolva “uma sobrevivência” no meio liquido. As atividades físicas aquáticas provaram ser eficazes no desenvolvimento e manutenção das capacidades físicas e também orgânicas. A hidroginástica vem, cada vez mais, ganhando adeptos por todo o mundo. Os exercícios aquáticos são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.

Nos idosos, a prática da atividade física ajuda a manter e melhorar a densidade mineral óssea, o que é de extrema importância para a prevenção e tratamento da osteoporose. Também provoca melhorias ao nível da força muscular, flexibilidade articular e do equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e como consequência o risco de fraturas. Na hidroginástica, o principal objetivo é a melhoria da capacidade cardiovascular e muscular. A atividade também se mostra extremamente eficaz no combate ao stress, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada de dores, transpiração em excesso e sensação de exaustão. Dentro da água, o aluno tem uma sensação de redução no peso, o que provoca uma diminuição das tensões articulares. Devido a esse fato, os exercícios realizados dentro da água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com