TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AQUATICAS

Artigo: ATIVIDADES AQUATICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desem¬penho da natação e da hidroginástica?

Conhecer as propriedades físicas da água facilita entender o que ocorre com o corpo no meio liquido. As propriedades físicas da água influem no bom desempenho, uma vez que necessita de uma determinada quantidade biomecânica. As propriedades físicas da água são:

1-Densidade: é definida como a quantidade de massa em unidade de volume.

2-Arrasto: O arrasto é a força que se opõe ao movimento realizado na água, sendo a qualquer sentido, dependendo do movimento do exercício.

3-Pressão hidrostática: a lei de Pascal afirma que a pressão do liquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície. Essa pressão aumenta proporcionando à profundidade e a densidade do fluido. Esse conhecimento é particularmente importante para o profissional de Educação física que atua na área da hidroginástica, pois o nível de imersão dos praticantes provoca respostas/ adaptações fisiológicas diferenciadas.

4-Temperatura: a temperatura interfere na dissipação do calor a temperatura da água promove benefícios na flexibilidade propicia a vasodilatação, além de melhorar a oxigenação muscular e articular.

5-Flutuação: três aspectos são importantes: a) a possibilidade de os indivíduos flutuarem ou não (quantidade de ar nos pulmões e de gordura corporal. b) o uso de equipamentos. c) o nível de tensão corporal, pois a contração muscular na água, tem forte influencia na flutuação.

6-Turbulência: é a redução da pressão pela movimentação da água.

7-Equilíbrio: Tanto na pratica da natação como para pratica da hidroginástica e esse equilíbrio é muito importante para garantir a segurança e harmonia na movimentação executada pelo praticante.

8-Refração: é o fenômeno de deflexão que o raio de luz sofre ao passar por um meio de diferentes densidades.

2) Dentro da hidroginástica, quais cuidados precisam ser tomados pelo professor ao aplicar sua aula? Quais propriedades físicas da água interferem na realização dos exercícios de hidroginástica? Como é possível avaliar o nível de intensidade de uma aula de hidroginástica?

Os cuidados a serem tomados pelo professor de educação física ao aplicar uma aula de hidroginástica é quanto à pressão hidrostática e a intensidade, dependendo dos alunos. As propriedades físicas da água que interferem na realização dos exercícios de hidroginástica são na flutuação onde o empuxo influencia na pratica da hidroginástica também a turbulência e o arrasto. O nível de intensidade de uma aula de hidroginástica é avaliado pela tabela Borg. Ela apresenta da pontuação 6 significando “sem nenhum esforço” até a pontuação 20, que indica “esforço máximo”.

3) A música é um elemento importante para a aula de hidroginástica. Quais cuidados o professor precisa ter com ela? Quais são as contraindicações para a prática da hi¬droginástica? Cite algumas das modalidades de atividades aquáticas do âmbito da saúde.

A música é um elemento importante para as aulas de hidroginástica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com