TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: EMILY COSMO DE OLIVEIRA

COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS

PROFESSOR: FRANCISCO C. R. VIJALVA

ATIVIDADE Nº: 01

POLO: CAMPINAS

LOCAL E DATA:  19/09/2022         

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

       Está atividade irá apresentar uma resenha da vídeo-aula 01, que fala sobre os seguintes tópicos: contextualização com o mercado profissional, mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade, atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos, o papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações, cases de sistema de qualidade e metodologias e histórico da qualidade.

       É de conhecimento geral que o técnico em qualidade é uma peça fundamental para o crescimento das empresas, pois o mesmo tem conhecimento das técnicas e ferramentas para a implantação da qualidade. Agora vou falar um pouco sobre cada tópico do vídeo.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional.

     O técnico em qualidade pode atuar em diferentes setores como: setores automotivos e metalúrgicas, setores da saúde, setores alimentícios, bancos e empresas fornecedores de serviços de hotelaria, telefonia, entre outros. Existem vários setores pois a qualidade é um serviço importante independente da empresa, e vamos ver mais para frente como essa profissão afeta nas empresas e o resultado que a mesma os oferece.       

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

     Esse técnico pode trabalhar em empresas do comércio, indústrias, prestadores de serviços ou em qualquer instituição que tenha interesse em trazer os benefícios da qualidade para sua empresa.

      O profissional formado em qualidade pode atuar como:

Auditor da qualidade: realizando auditoras internas e/ou externas

Inspetor da qualidade: realiza inspeção dos resultados obtidos e assim dando a aprovação ou reprovação do serviço.

Assistente da qualidade de processo: acompanha os resultados dos processos e participa dos grupos de melhorias, assim dando sugestões do que pode ser alterado para melhoria do crescimento da empresa e do resultado chegado ao cliente.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos

   A atuação e atividades do técnico em qualidade envolve controle, inspeção e garantia. Muitas vezes esse cargo é ocupado por pessoas sem formação, pois a qualidade envolve toda a empresa e algumas delas ainda não percebem a importância que a mesma tem para os resultados e acabam que não adquirem estudo e nem exige que seus funcionários tenham, pois para o melhor resultado é requerido que todos os funcionários tenham conhecimento da qualidade e trabalhem juntos.

    O profissional com formação técnica em qualidade poderá atuar em: participação em auditorias internas e/ou externas, atualização de indicadores da qualidade, elaboração e realização de pesquisas de satisfação do cliente, elaboração de gráficos dos dados coletados, descrição de novos processos e manutenção para esses documentos, elaboração e atualização dos documentos de qualidade, realização de testes em amostras de novos produtos, entre outros.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

    O papel da qualidade é muito importante para as empresas, pois com ela é possível melhorar a eficácia dos funcionários, aumentar a produtividade e consequentemente o lucro e até diminuir as despesas, pois com a aplicação das ferramentas corretas conseguimos identificar o erro antes dos produtos estarem prontos.

  • Cases de sistemas da qualidade:

      Existem vários casos de empresas que depois que aplicaram as estratégias e obtiveram o certificado no ISO 9001 tiveram sucesso. Um exemplo é a empresa Capability Scotland, que oferece uma série de serviços para pessoas com deficiência, incluindo emprego, educação, alojamento e uma vida tranquila e independente. Na vídeo aula citada, aparece exemplos como: uma fábrica de móveis chamada Móveis Cabral, que trabalham com a fabricação de móveis residenciais e comerciais e atendem ao ramo hoteleiro. Eles aplicaram a ISSO 9001 em seu sistema de gestão de qualidade e os ganhos foram percebidos logo após a implementação. Tinham problemas com atendimento aos requisitos dos clientes, controle de documentos e com a capacitação do pessoal, porém hoje, 2 anos depois da certificação, Roberto, o dono da fábrica, recomenda a certificação ISSO 9001 para todas as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com